POR: Yeux Comunica
Um dos fenômenos econômicos sentidos durante a pandemia do Covid-19 no Brasil foi a interiorização de empresas. Segundo o Datazap, a procura por locações de imóveis (incluindo imóveis comerciais) no interior cresceu 154%. Uma das empresas que seguiu essa tendência foi a YouPlay Franchising, franquia de espaços infantis multiserviços.
“Percebemos um aumento na procura por nossos modelos de franquia nas regiões de Campinas e Piracicaba. Esse aumento na procura chega a 40%.”, explica Giuliano Carioca, CEO da YouPlay Franchising.
O empresário ainda explica que o interior sempre fez parte do projeto de expansão da empresa. “A movimentação natural de expansão de qualquer negócio que se validou em grandes centros, com enorme número de clientes, tem no interior o próximo caminho no processo de escala de toda empresa”, explica Giuliano.
No caso da YouPlay Franchising, de acordo com Giuliano Carioca, o próprio modelo de negócio da empresa chama a atenção do empresário em cidades do interior. “Tem muita gente que acordou para o fato de buscar uma atividade de empreendedorismo familiar, principalmente após ficar em isolamento com a família. No interior a recolocação profissional é mais delicada do que em grandes centros, o que leva a necessidade de empreender”, comenta.
O empresário ainda pontua que, devido às dificuldades que a pandemia trouxe para o mercado, a YouPlay Franchising decidiu criar um financiamento próprio de até 50% do valor, além de criar modelos de micro e nanofranquias, além de cursos profissionalizantes para o setor de entretenimento infantil.
Ainda sobre a interiorização, Giuliano é enfático. “A inovação no interior atinge uma cidade inteira, o que não existe em capitais, que atinge apenas o microcosmo de sua região. O desafio de criar posicionamento no interior é menor do que nas capitais, o que facilita o sucesso do empreendimento.