POR: Denile Cardoso – Escola Novo Horizonte
Lidar com a indisciplina, em casa ou no ambiente escolar, é algo desafiador. A indisciplina pode prejudicar todo processo de ensino aprendizagem e até desestabilizar o ambiente familiar, chegando a afetar todas as relações de uma criança ou adolescente.
A escola é um ambiente que por si só, vem carregado de regras e imposições. As famílias e a sociedade como um todo, estão marcadas pela falta de regras e valores básicos, como respeito e solidariedade, então, no momento que o indivíduo entra na escola, o conflito é imediato. Externamente ele não tem limites e nem valores, vive em uma sociedade que é cada um por si e Deus por todos e em um instante tem que engolir regras, limites e alguém lhe dando ordens que ele sequer sabe quem é. Eis que nesse momento surge a figura do Professor, profissional historicamente desvalorizado, desmotivado e atualmente despreparado, para encarar o ano letivo que vem pela frente!
Sabemos que esse despreparo não é o único fator que leva a indisciplina em sala de aula. Podemos citar mais alguns, como a violência da sociedade, a certeza de uma impunidade, o sistema educacional falido, evasão escolar, auto índice de reprovação, ambiente familiar, entre outros.
Como podemos perceber, a junção de vários fatores que levam o aluno a indisciplina, mas acredito que nesse momento, o professor é a peça chave para que esse cenário mude. A sensibilidade e a criatividade do docente, são primordiais para trazer a turma ou o aluno para o seu lado. A indisciplina gera 3 principais consequências: Queda de rendimento do aluno, comprometimento da aprendizagem do grupo e o desgaste das relações entre aluno e professor.
Para combater a indisciplina, o professor tem que ser criativo, estabelecer regras de convivência, preparadas juntamente com os alunos, como um compromisso de comprometimento do grupo e do professor. Na educação infantil, usamos bastante a brincadeira das três palavrinhas mágicas “por favor, com licença e obrigada”, que apesar de parecer um disparate, é eficiente e eficaz para controlar os alunos. Logicamente, conforme as crianças crescem, as regras e relações ficam mais complexas. O professor tem que entender que preparar aula é algo primordial para prender a atenção do aluno. Um bom professor prepara sua aula, estuda a matéria a ser dada, cria meios de inserir seu aluno no cenário de aprendizagem, tornando a aula dinâmica e instigante, prendendo a atenção do discente, eliminando tempo para a indisciplina.
Por último e mais importante, a família, os pais e responsáveis tem que entender que eles são parte fundamental na aprendizagem de seus filhos. Nós professores e diretores temos que trazer os familiares para dentro da escola e repartir essas responsabilidades, afinal pais educam e escola ensina, mas nada impede que tudo caminhe junto para que a formação de um ser humano de bem aconteça.
Juntos temos que entender que nem sempre o autoritarismo é a solução do problema. Mude o olhar, mude a postura, olhe para o seu aluno e seu filho, entenda o contexto de seu ambiente como um todo, estabeleça com ele relações afetivas, como carinho, amor e respeito e lembre-se que nem toda criança tem a mesma necessidade, o não é sim necessário e você não está sendo cruel quando nega. Entenda o que a criança precisa, faça a diferença para tornar ela um ser humano do bem e transformador no ambiente em que vive!
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