POR: PiaR Comunicação
Dia 20 de junho comemora-se no Brasil o Dia do Refugiado. Segundo dados do Acnur, o país reconheceu, apenas em 2019, um total de 21.515 refugiados de diversas nacionalidades, entre elas, as principais são venezuelanas, sírios e congoleses. Com isso, o Brasil atinge a marca de 31.966 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro.
Para ajudar na colocação de todo esse público no mercado de trabalho nacional, Caio Rodrigues idealizou a Toti. A plataforma, acelerada pelo InovAtiva de Impacto em 2020, trabalha com ensino presencial e online que forma refugiados e imigrantes por meio de um curso imersivo e preparado para atender as demandas das empresas.
Caio começou sua trajetória profissional na graduação em Engenharia no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Durante um projeto de extensão, a Toti nasceu. “Começamos a trabalhar com a causa dos refugiados e entender um pouco mais sobre a sua causa, a gente viu que um dos seus maiores desafios, era a empregabilidade.” Caio afirma que participar do InovAtiva de Impacto em 2020 foi importante para expandir seu olhar sobre o impacto social. “Foi muito importante para ampliar nossa rede de conexões e ter contato com mentores muito bons, com pessoas do mercado que têm muito conhecimento.”
Hoje, ela atua nacionalmente. “Temos alunos do Brasil inteiro, de norte a sul do país. E está sendo muito legal poder levar o impacto da Toti para diversos locais e atingir muitas pessoas, desde Roraima até o Rio Grande do Sul”, comemora.