A ação, chamada Tocatoon, é parte da campanha #AbraUmaJanela, iniciativa da Sustenidos que tem o intuito de levar conforto à população por meio da música. A Sustenidos é responsável também pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal, além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.
Com o tema Abra a janela para o inesperado, fãs do Cartoon Network poderão assistir à releitura das aberturas dos shows durante a programação do canal durante o mês de junho e nas mídias sociais. As músicas foram gravadas pelos alunos do projeto direto de suas respectivas casas e movimentaram mais de 40 estudantes, entre 13 e 21 anos. Até a vinheta do Tocatoon ganhou uma versão especial feita por eles e elas.
“Estamos imensamente felizes de poder contar com o Cartoon Network para levar a música para diferentes públicos. Essa parceria é muito importante para viabilizarmos ainda mais o nosso projeto e a importância da música para sociedade, não só para o entretenimento, mas também em âmbito educacional. Queremos promover experiências de diferentes estilos e origens mostrando que é possível se transformar por meio da música”, ressalta Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.
“É muito bom poder apoiar um projeto que sustenta, entre seus valores, a diversidade, equidade e inclusão”, afirma Thiago Franzão, diretor de Content Partnerships da WarnerMedia no Brasil, destacando a importância de levar e destacar às crianças e às famílias que assistem ao Cartoon Network esses valores. “A música amplifica essas vozes que antes não seriam escutadas. Associar o propósito da Sustenidos aos nossos personagens e conteúdos, e transmitir esses conceitos para a nossa audiência, é uma oportunidade valiosa para ajudar a disseminar essas virtudes para a próxima geração.” O Cartoon é líder da TV Paga entre crianças há oito anos consecutivos¹ e alcança mais de 20,1 milhões de pessoas mensalmente em todas as plataformas (TV, redes sociais, web e apps)².
A campanha #AbraUmaJanela foi conduzida pela agência Suno United Creators, responsável pelo planejamento, peças e identidade visual. Entre outras ações, está também a ‘Vamos Abrir a Janela do Aprendizado’, na qual crianças e adolescentes do Projeto Guri ensinaram as famílias a construir instrumentos em casa, a fazer música com diferentes objetos, percussão corporal, brincadeiras musicais e outras atividades. Para esta ação, foram publicados 36 vídeos no canal da organização no YouTube, além das redes sociais, que contaram com mais de 4,7 milhões de visualizações, mais de 20 artistas envolvidos e parceria de divulgação com a agência Squid, que acionou seu time de influenciadores para impulsionar a campanha.
A ação ‘Vamos abrir uma janela onde não existia’ contemplou a abertura de lives com performance de jovens dos programas administrados pela Sustenidos, interpretando diferentes músicas. A dinâmica teve mais de 50 mil visualizações. E “Vamos abrir uma janela para uma surpresa” levou vídeos dos jovens a reuniões e conferências, tornando os encontros mais exclusivos e intimistas.
Desde junho de 2020, as atividades propostas pela Organização movimentaram as mídias sociais e atingiram mais de 4 milhões de visualizações. Todas as ações podem ser conferidas por meio do link abraumajanela.sustenidos.org.br, no canal da Sustenidos no Youtube, com chamadas nas redes sociais da Instituição.
1 – Kantar IBOPE Media Brasil. 15 Mercados. Jan-Mai de 2014 a 2021. Rat%. Bases com TV Paga: Crianças 4 a 11 anos (1.943.000) e Adolescentes 12 a 17 anos (1.669.000)
2- Kantar IBOPE Media Brasil. 15 Mercados. Mai’21. Cov%. Base com TV Paga: Pessoas 4+ anos (25.845.000 / univ proj.: 43.209.130). Considerando 14.3M de domicílios assinantes (Anatel – Mar’21) e 3,02 pessoas por domicílio ; Social Bakers (Facebook e Instagram) ; Youtube Analytics ; Omniture (Web e Apps)
Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.
Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.
Sobre a WarnerMedia Latin America
A WarnerMedia Latin America, uma divisão da WarnerMedia International, cria e distribui conteúdos premium e popular para audiências de toda a região por meio de suas marcas de consumo: Premium (HBO, HBO 2, HBO Family, HBO Pop, HBO Xtreme, HBO +, HBO Signature e HBO Mundi); General Entertainment (TNT, TNT Series, Space, Cinemax, TCM, I.Sat, Warner Channel, TBS, HTV, MuchMusic, Glitz* e truTV); Infantil (Cartoon Network, Boomerang e Tooncast); Esportes (TNT Sports) e Noticias (CNN International, CNN en Español, CNN Chile e HLN). Além disso, a Warner Bros. integra a unidade WarnerMedia Latin America com suas quatro áreas operacionais na região: distribuição de conteúdo televisivo; home entertainment, cinema e consumer products. A companhia ainda é dona de um selo de cinema próprio, Particular Crowd, e da marca de conteúdo digital Raze.