POR: Fala You
No dia 30 de junho é comemorado o Dia do Social Media, profissão que tem crescido e ampliado oportunidades para quem quer trabalhar pela internet. A profissão foi apontada pelo Linkedin como a mais promissora em 2020. Montar um portfólio e se especializar em áreas dentro da profissão são os primeiros passos para que você se torne um social media de sucesso e tenha liberdade de trabalhar para diversos clientes. Essas são algumas das dicas do empreendedor e especialista em Negócios Digitais, Henrique Schmidt, que atua como CEO da Galact e Soliens. O executivo listou quatro dicas de como gerar renda extra ou se tornar um analista de redes sociais. Confira:
1. Entre na comunidade
Se você quer ser um freelancer, é importante se cadastrar em sites como 99 Freelas, Freelancer.com, Trampos.co e Workana. Uma outra estratégia é entrar em grupos de WhatsApp, Telegram e Facebook de profissionais da área que compartilham vagas e oportunidades.
2. Portfólio
Após estar no ambiente correto, é preciso apresentar um bom portfólio para aumentar sua carteira de clientes. Uma apresentação profissional pode estar hospedada em qualquer plataforma, mas precisa ter um conteúdo convincente, seguindo algumas orientações: Objetivos > Clientes > Cases de sucesso > Serviços > Precificação. A ordem não interfere, assim como é possível acrescentar mais detalhes.
3. Certificações
Empresas como Facebook e Google oferecem várias certificações gratuitas e que podem ser feitas pela internet. A comunidade do Marketing Digital respeita a formação dessas certificações e às vezes exige que o social media as tenha. Outras plataformas como Udemy também oferecem cursos com preço baixo e certificações.
4. Cadastre-se em plataformas de serviços online
Plataformas como o GetNinjas ajudam prestadores de serviços a encontrarem parceiros. É possível cadastrar seus serviços, por exemplo, copywriting, redação ou planejamento. Assim que uma empresa ou pessoa busca pelo serviço, você pode negociar diretamente os termos do serviço, como cronograma e preço.
Sobre Henrique Schmidt
Henrique Schmidt é um empreendedor focado em autodesenvolvimento e gestão de negócios. Foi responsável por colocar a Soliens, empresa de energia solar fundada em agosto de 2016, no ranking de melhores da América Latina. Além desta, Schmidt também lidera a Galact, uma startup de educação que disponibiliza conteúdo online sobre gestão empresarial e empreendedorismo. Fundada em abril de 2021, o objetivo até 2030 é impactar 1 bilhão de usuários.