Sistema possibilita registro de originalidade para obras digitais, como arte, tweets, imagens da internet, fotos, entre outros
POR: sheep comunicacao
NFT é uma abreviação para non-fungible token ou token não-fungível, um certificado digital que possibilita a compra e a validação de propriedade de arquivos digitais. Por trás dessas operações está a chamada tecnologia blockchain, que certifica e garante a autenticidade do bem digital adquirido, fazendo com que aquele bem seja único.
O NFT é um item não fungível, que garante exclusividade, tendo propriedade única e não pode ser substituído, como é o caso do primeiro tuíte da rede social Twitter, feito por seu CEO e fundador, Jack Dorsey, e acabou se tornando um NFT com ofertas de cifras milionárias.
Para Bruno Tanus, sócio da TDV Advogados, “Além dos movimentos importantes no mundo das criptomoedas ocorridos recentemente, agora é a negociação de NFTs (non-fungible tokens) que vem ganhando cada vez mais espaço. O registro transforma algo comum (obra de arte, música, vídeo, etc.) em um ativo exclusivo, único e com autenticidade assegurada por blockchain. Para termos ideia do tamanho do mercado, no último mês, marketplaces que operam NFTs geraram mais de USD1bi de receita”, explica o advogado.
As transações de NFTs acontecem por meio da tecnologia de blockchain , um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações pela internet. São pedaços de código gerados online e que carregam informações conectadas. É esse sistema que permite as transações das criptomoedas – como o bitcoin , por exemplo. Os NFTs mais comuns são comercializados através da rede Ethereum, uma das criptomoedas mais famosas.
“Dentre os ativos mais negociados, as criptoartes ainda lideram o mercado, que já conta com obras de artistas consagrados como Banksy e Beeple; artistas brasileiros também já embarcaram nesse movimento. Se o mercado de criptomoedas vem impulsionando importantes movimentos de investimentos e M&As no setor, as plataformas que operam direta e indiretamente NFTs prometem ser outra grande fonte de deals interessantes no segmento tech”, finaliza Bruno Tanus.