Reposicionamento de marca da empresa convida a sociedade a olhar de novo para a companhia sob uma perspectiva mais inovadora, digital e ativista
Por: webershandwick
Na noite de ontem (15), durante evento online que reuniu diversos convidados e executivos da companhia, a Avon apresentou o seu novo posicionamento, resultado de um processo de renovação da marca. O “Olha de Novo” convida o público a olhar para a marca sob uma nova perspectiva, celebrando a democratização da beleza promovida por essa companhia que sempre esteve à frente do seu tempo e está cada vez mais inovadora, digital e ativista.
Apresentado por Astrid Fontenelle, o encontro mostrou a trajetória de transformação da Avon até o reposicionamento atual, que passou pelas ativações no BBB 21, a campanha Olha de Novo e o novo modelo comercial, parte de um plano estratégico de transformação digital da companhia. O evento contou, ainda, com a apresentação de uma pesquisa inédita sobre hábitos das mulheres e sua relação com a beleza na pandemia. A celebração seguiu, por fim, para uma live aberta nas redes sociais da Avon, com a presença de artistas fundamentais na trajetória da marca, promovendo diálogo, música e beleza ao público.
Olha De Novo – Essa história é maior do que se vê
A Avon apresentou sua nova roupagem na voz dos executivos da companhia e do Instituto Avon e, também, da embaixadora da marca e ex-BBB 21 Juliette Freire.
O presidente da Avon Brasil, Daniel Silveira, falou sobre o papel da companhia na sociedade, há 135 anos, e destacou a jornada de transformação com base na essência da marca e em três pilares: a digitalização e renovação do novo modelo comercial, que vem sendo implementado internamente; o rejuvenescimento da marca, revelado por meio do Avon tá On e do Olha de Novo uma empresa que sempre foi inclusiva, diversa e que investe em tecnologia e inovação nos produtos; além do olhar atento às questões sociais e pautas apoiadas, principalmente envolvendo o suporte ao empoderamento e empreendedorismo feminino.
“Entre os nossos pilares de transformação, está o rejuvenescimento da marca: toda a nossa história por 135 anos, agora, está potencializada e revigorada para mostrar como nos conectamos com o futuro. O que nos trouxe até aqui foram as nossas Representantes da Beleza Avon. Por isso, era fundamental criar um novo modelo de negócios, com plano de crescimento pensado para desenvolver nossa rede com mais confiança. Mais de 56% das mulheres que estão em nossa rede declaram que a Avon foi sua primeira atividade remunerada”, ressaltou Daniel.
Para Danielle Bibas, vice-presidente de marketing, o Olha de Novo reflete a história da marca que sempre acompanhou as conquistas e desafios das mulheres na sociedade. “Assim como as mulheres, a Avon está se renovando e se reinventando a cada passo. Elas se tornaram a essência da marca e nos incentivam a evoluir cada vez mais nas causas que abraçamos e no desenvolvimento dos nossos produtos – fortalecendo a beleza plural e democrática, tão diversa quanto o Brasil”, completa.
Viviane Pepe, diretora de Comunicação da Avon, revelou os desafios e a importância sobre o patrocínio do BBB 21. “Fizemos história como a primeira empresa de maquiagem a patrocinar o reality. Foi um trabalho desafiador e conectado à proposta de novo olhar da companhia, que nos colocou como marca líder em Share Of Voice entre as patrocinadoras do programa, dez vezes nos Trending Topics do Twitter e líderes em engajamento entre todas as marcas de beleza”, afirmou.
Gerente de causas do Instituto Avon e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia comentou o alcance da atuação do braço-social da companhia. “Temos como missão facilitar o acesso das mulheres aos direitos fundamentais. As mulheres pretas são parte do segmento com maior prevalência da violência, principalmente física, psicológica e moral. Para cada segmento, o nível de vulnerabilidade se aprofunda e, entre as mulheres pretas, é mais grave”, completa. Nesses 18 anos desde a fundação da organização não-governamental, a Avon já investiu mais de R$ 170 milhões em prol do avanço das causas.
Novo modelo comercial
Como parte dessa nova trajetória da empresa, a Avon também implementa um novo modelo comercial, com foco principal em expandir a atuação e o desenvolvimento das Representantes da Beleza. Ao envolver novas possibilidades de crescimento para as profissionais, proporciona mais lucros, benefícios e vantagens exclusivas por meio de um ambiente online e de novas ferramentas digitais. Além de garantir mais agilidade e eficiência às vendas, a companhia também têm investido na capacitação das representantes, por meio de parcerias com empresas de educação, saúde e soluções financeiras.
O novo modelo comercial está atrelado a um processo de transformação digital que permite a continuidade e ampliação do trabalho das vendas por relações durante a pandemia. Como resultado, as vendas digitais da Avon aumentaram 132% globalmente, além do crescimento em volume e em vendas digitais no 1º trimestre de 2021, o que contribuiu para que o grupo Natura &Co chegasse ao crescimento de 24,6% em receita líquida nesse mesmo período.
Pesquisa #OlhaDeNovo revela dados sobre beleza na pandemia e traz novo olhar aos padrões de beleza
Em parceria com a consultoria Grimpa, a Avon realizou um estudo inédito com cerca de 1.000 mulheres de todo o Brasil para entender as transformações causadas pela pandemia nos hábitos de consumo e de beleza no país. Os resultados da pesquisa, anunciados no evento, destacaram o novo olhar das consumidoras, que ressalta como produtos cosméticos apresentam um papel emocional para 80% das entrevistadas, contribuindo para seu bem-estar no isolamento social.
Ainda, 60% das entrevistadas passaram a ficar mais em casa durante a pandemia, o que levou a um momento de descolamento dos padrões estéticos e maior sensação de liberdade, e 67% afirmaram que o e-commerce se tornou o principal canal de compras nesse período. Uma das análises comportamentais da pesquisa mostra que, entre os hábitos de beleza quando as mulheres puderem sair mais de casa, perfume, batom e máscara de cílios serão utilizados com maior frequência.
Ao final dos talking points, o evento foi aberto ao público com a presença do DJ Pedro Sampaio, das cantoras Pocah e Raquel Virgínia e da atriz Samantha Schmütz, que envolveram os internautas com música, maquiagem e bate-papos sobre diversidade, beleza, autonomia e empoderamento feminino.
Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com cerca de 1,3 milhão de pessoas na força de vendas. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade.
Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.