Conhecimento da dinâmica dos diferentes mercados e das tradições que estão no coração do público garante sucesso das ações, como as realizadas pela Estalo para a Qualy e a Bohemia
Por: Novità Comunicação Estratégica
Homenagear as cidades e seus moradores, unindo registros de muita emoção, legados e personalidades que, mais tarde, serão eternizados pelas mãos dos artistas locais. Esse é o mote da ativação criada pela agência de marketing 360 Estalo para comemorar os 30 anos da Qualy, da BRF. A campanha inclui as três localidades onde a marca é produzida: Paranaguá (PR), Uberlândia (MG) e Vitória de Santo Antão (PE). Sucesso na interação com o público e nas metas de exposição, a iniciativa destaca a relevância cada vez maior do conhecimento e da capilaridade regional na estratégia de marketing das empresas.
“O objetivo de qualquer ativação, ou seja, proporcionar uma experiência positiva do consumidor e estreitar a proximidade, promovendo a fidelização com a marca, já é por si só desafiador em projetos de nível nacional, mas quando falamos de alcançar os públicos regionais, é preciso que a agência tenha um amplo conhecimento não só do cliente, mas das localidades, seus costumes, trajetórias e memórias afetivas específicas”, destaca Marcela Oliveira, sócia-diretora da Estalo. “Nossa própria história como empresa começou em Salvador, e depois fomos crescendo pelo Brasil, então entender como se dá essa interação em uma escala regional e aproveitar o que ela traz de melhor para as marcas é nosso dia a dia”.
A executiva ressalta que, no caso da Qualy, um dos fatores fundamentais na elaboração dessa ativação foi a profunda ligação da marca com o desenvolvimento econômico e social das cidades em que atua. “Paranaguá, a cidade paranaense mais antiga, foi onde a Qualy nasceu, em 1991, e que hoje abriga a planta que é a maior e mais importante fábrica de margarinas da América Latina”, descreve Marcela. “A empresa cresceu junto com o município, chegando depois a Uberlândia e Vitória de Santo Antão, então nada melhor para marcar seus 30 anos do que destacar a relevância que esses lugares e seus moradores representaram nesse percurso”, aponta.
A dinâmica da ativação da Qualy reserva espaço ainda para valorizar o talento local e eternizar esse momento. “Convidamos os moradores de Paranaguá a compartilharem suas histórias, seja com a cidade ou com a marca, e as duas melhores histórias serão transformadas em obras de arte, no Aquário da cidade, pelo artista paranaguara Gio Negromonte”, acrescenta Marcela. “Já em Uberlândia e Vitória de Santo Antão, o público votou na arte que considera que mais representa a cidade, e que será materializada em espaços públicos pelos artistas Dequete e Jack Nansei, compondo novos pontos turísticos”, detalha a sócia-diretora da Estalo.
Nesse contexto, outra forma de engajar o consumidor é trabalhar com as tradições regionais mais queridas pelos brasileiros, como as festas juninas. Há mais de uma década promovendo campanhas e eventos nas datas mais especiais da região Nordeste, a Estalo criou para a marca Bohemia, da Ambev, uma ativação nacional, mas que traz a cada um a oportunidade de lembrar e vivenciar o melhor dessa época do ano. Denominada São João Bohemia, a ação vai sortear vales-compras e frigobares personalizados, recheados com as latinhas do produto, entre o público que adquirir seis unidades da marca e cadastrar seu cupom fiscal no hotsite. Mas o melhor fica para o final: duas viagens com acompanhante para curtir as melhores festas juninas do Brasil em 2022.
“Com a pandemia, uma das festas mais queridas do país não pôde ser realizada no formato usual nestes dois anos, por isso a ideia foi trazer um pouco desse espírito que encanta todo mundo, com tudo o que o país tem de melhor, para a casa do consumidor, e ainda deixar no horizonte a possiblidade de vivenciar tudo isso no próximo ano”, indica a sócia-diretora da Estalo. “A ação São João Bohemia ainda está em andamento até o final de julho, mas com um volume de interações crescente, indicando mais uma vez que a combinação de capacidade de execução nacional com o conhecimento e experiência regionais é hoje o melhor caminho para apoiar nossos clientes”, finaliza Marcela.
Sobre Estalo
Sendo uma agência de marketing 360, a Estalo desenvolve todos os pontos de contato que influenciam na conversão para construir uma experiência completa por meio de ideias criativas e mensuráveis. Há mais de 13 anos promove experiências únicas paras os clientes de marcas como Ambev, Sadia, Natura, BRF, IFood, Ypê, Cica, Pepsico, Perdigão, H2OH!, Pepsi, entre muitos outros.
Com atuação nacional e escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, a agência cria, planeja e executa soluções relevantes para alcançar a meta dos clientes. Com foco em interatividade, constrói propostas singulares que traduzem o desejo das marcas e conecta pessoas a experiências inovadoras. Cada ação é pensada e realizada estrategicamente a partir das demandas dos clientes, entre os serviços que a agência oferece estão: Estratégia, Conteúdo, PR Stunt, Brand Activation, Promo, PDV Transformation, Talks e Congressos, Lançamentos e Eventos.