Marca mostra a história da receita, desde a sua criação até os dias atuais; Barilla celebra o dia do prato com desafio aos amantes da culinária italiana
POR: 4PR | Influence Strategy
São Paulo, abril de 2019 – A Barilla, empresa italiana líder mundial na fabricação de massas, detalha a criação e evolução do tradicional prato mais amado da Itália, o Carbonara. Em homenagem ao dia comemorativo desse prato típico, em 6 de abril, a marca busca traçar a história do Carbonara desde a década de 1950 até os dias atuais.
De acordo com dados da Biblioteca Gastronômica da Academia Barilla, coletados pelo biologista e fisiologista americana, Alcel Keys, o encontro entre a cultura gastronômica da Itália Central e da americana resultaram na criação da versão mais conhecida do prato. Segundo o estudioso, o Carbonara surgiu com a união de dois ingredientes essenciais da receita, a gema de ovo e o bacon, para garantir uma dieta adequada às tropas aliadas situadas em Roma. O fato também é confirmado no um livro da jornalista e escritora Eleonora Cozzella, intitulado “Carbonara perfeita – A origem e evolução de um prato de culto”, que será lançado no dia comemorativo do Carbonara, em 6 de abril.
O estudo mostra que a receita atual do Carbonara passou por inúmeras modificações desde a sua criação. No fim da década de 1950, a versão original – com bacon, parmesão e ovos, foi encontrada nos primeiros livros de receita. Guanciale, ao contrário, aparece somente em citações de um guia turístico americano de 1957. Já o Parmesão foi o único ingrediente adicionado desde o início até meados dos anos 1960, quando começou a ser substituído por pecorino. Depois, apenas as gemas de ovos começaram a ser usadas. E assim, no início do novo milênio, o guanciale e pecorino foram substituídos pela combinação original de bacon e queijo parmesão.
Na Itália, a pesquisa recente da Doxa-Aidepi revela que o Carbonara ainda é o prato mais amado no país. A receita, juntamente com macarrão ao forno e espaguete com molho de tomate, é uma das três favoritas de jovens entre 15 a 35 anos, e a primeira escolha absoluta de 18% da população italiana. Além disso, de acordo com o Google Food Trends 2018, é a terceira receita mais pesquisada, seguida de pastiera napoletana e tiramisù.
Para o futuro, as opiniões gastronômicas são divididas: os mais conservadores acreditam que os cinco ingredientes clássicos do prato continuarão sendo as peças chaves para o sucesso da receita. Aqueles com uma visão mais inovadora, por outro lado, acreditam que, uma vez que a massa seja um prato versátil, não deve haver limites para a interpretação culinária desta receita, com ingredientes novos e incomuns como a Carbonara vegetariana ou um Carbonara com Salmão, Linguiça ou até Frango.
CARBONARA WEEK
Em comemoração ao dia do Carbonara, a Barilla criou o Carbonara Week, que acontece globalmente entre 2 e 6 de abril, que culmina com o dia comemorativo desse prato típico no próximo sábado, 6, e convidou os amantes de massas a compartilhar sua própria versão do prato nas mídias sociais com a hashtag #CarbonaraChallenge.
Conheça a Barilla:
A Barilla é a maior fabricante de massas do mundo. De origem italiana, está presente nos principais países do mundo e completa 142 anos de história em 2019. Atua sob dois conceitos-chave principais: “Good for you. Good for the planet” (consumo consciente e sustentável, valorizando os recursos naturais) e “Diversidade e Inclusão”(ações internas e externas em prol da igualdade entre gêneros, raça, orientação sexual, acessibilidade e todas as possíveis).