Por Viviane de Almeida
Hoje em dia, a pressa, somada às inúmeras ofertas de alimentos industrializados e ultraprocessados, tem feito com que as pessoas se esqueçam da importância de uma alimentação mais artesanal, mais saudável, deixando assim de aproveitar o lado mais gostoso das refeições.
Mas existe, sim, quem defende um retorno à cozinha ancestral, como é o caso da Chef Daniele David, mais conhecida como Chef Dani Pimenta. Graduada em gastronomia e nutrição, ela atua desde 2010 com alimentação e alta gastronomia, produzindo eventos e catering, além de atuar em hotéis, restaurantes e buffets. Após uma pausa de três anos na carreira, ela retoma seu trabalho com uma roupagem totalmente nova.
“Os conhecimentos da gastronomia africana, juntamente com os estudos sobre a culinária de conforto, me permitiram desenvolver uma proposta que será tendência nos próximos anos: a Gastronomia Ancestral.”
Esse tipo de culinária tem como proposta ajudar as pessoas a se alimentar de forma mais saudável, usufruindo o prazer de saborear uma comida caseira, com aquele afeto e chamego que lembra a casa da vovó, aquela porção generosa da ‘comida da mãe’.
Dani acredita, inclusive, que a cozinha ancestral pode ser explorada nos mais variados ambientes, trazendo mais saúde e bem-estar para as pessoas, entre tantos outros benefícios.
“Seja comida do dia a dia, marmitas funcionais, comidas para crianças, dietas específicas para diversos públicos, comidinhas para eventos ou para presentear, meu trabalho hoje consiste em ajudar as pessoas a se alimentar melhor, livrando-as de dietas sem sentido, da automedicação, da obesidade e tantos outros problemas que são causados pela má alimentação. Também atuo na transição alimentar de pessoas que querem mudar, deixar de lado o fast food e as comidas industrializadas.”
A chef explica que um diferencial de seu trabalho é o aproveitamento de até 100% de todos os ingredientes naturais, visando menor desperdício e a redução de custos com a alimentação, algo tão importante nos dias atuais.
Através de seu trabalho, Dani também procura promover a consciencialização das pessoas a uma nova-velha forma de se alimentar. “Realizo palestras, mentorias, cursos para cozinheiros amadores e cursos para cozinheiros profissionais, cursos online e presenciais.”
A marca Chef Dani Pimenta também tem uma loja virtual com produtos elaborados pela cozinha artesanal, pratos com qualidade diferenciada a um preço justo. “Estamos fazendo a distribuição dos produtos artesanais somente para São Paulo (capital e região metropolitana). A ideia, porém, é expandir para outras regiões.”
Os cursos online também já estão sendo comercializados, e as mentorias são o maior diferencial. “Nesses encontros, oferecidos nas plataformas digitais, o participante terá todo o acompanhamento e suporte da Equipe Chef Dani Pimenta para auxiliar nessa transição de uma dieta convencional para uma alimentação que traz mais saúde e qualidade de vida.”
Para conhecer mais sobre o trabalho, basta acessar as redes sociais da Chef Dani Pimenta. Lá ela divulga vídeos com sugestões bastante acessíveis e bem saborosas.
Serviço:
Chef Dani Pimenta – Gastronomia Ancestral
Endereço: Av. Tietê 231 – Campestre – Santo André
Telefone: (11) 98314-2508
Instagram: @achefdanipimenta
Facebook: Dani Pimenta Gastronomia
Youtube: Chef Dani Pimenta
Crédito: divulgação