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Marketing

Entenda a importância dos dados comportamentais no marketing

2 Mins read

*Por Sérgio Lima

O marketing é o melhor impulsionador de vendas da atualidade. Com ele é possível criar campanhas de anúncios interativos e que conversam individualmente com o consumidor. Mas para que isso aconteça de forma eficaz é necessário desenvolver uma base de dados que explique o comportamento de cada cliente em toda sua jornada de compra, seja no ambiente físico ou online. 

Como são diversos tipos de informações necessárias para se ter uma base consolidada, os varejistas já utilizam tecnologias de coleta para capturar a maneira como os consumidores estão comprando e por que tomam suas decisões. Mas, em primeiro lugar, é necessário entender individualmente cada um e não apenas o grupo, visto que cada pessoa possui gostos diferentes e formas de acessar os produtos. Por exemplo, 75% das atividades do telespectador da Netflix são impulsionadas por recomendações e 35% da receita da Amazon são geradas graças ao sistema de recomendação.

Diante disso, é possível realizar uma experiência personalizada em todos os tipos de canais de comunicação. Basta que os profissionais de marketing coletem os dados comportamentais e otimizem os três estágios do ciclo de vida de um cliente, que é a aquisição do produto, engajamento, que determina quais promoções e por onde será divulgado e a retenção, que consiste em agradar e transformá-los em defensores da marca.

De forma prática, um sistema de customer relationship management pode ser o suficiente para ajudar no armazenamento das informações. Nele estarão inclusos dados demográficos, como emprego, idade e interesses pessoais, mas também pode captar as atividades de compra, como quais produtos foram adquiridos e o quanto foi pago por eles. Outra opção para que isso aconteça é a implementação de enquetes ou outras ferramentas de pesquisa, que podem ser realizadas por e-mail. Além disso, redes sociais, grupos e fóruns de discussão são grandes aliados, pois eles ajudam a direcionar campanhas.

Por fim, acredito que todas as marcas precisam ficar atentas com seus clientes, principalmente como eles se comportam ao adquirir seus produtos e serviços. Afinal, essa é a melhor maneira de entendê-los e garantir que continuem sendo impulsionadores do seu negócio. Vivemos em uma constante mudança, onde as variações econômicas e culturais podem impactar diretamente na maneira de consumir. Então, esteja atento e ofereça a melhor experiência sempre!

*Sérgio Lima é publicitário e especialista em marketing digital e mídia de performance. Também é idealizador e apresentador do Afoitos Webcast.

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