Executivo com 17 anos de experiência vem com a missão de transformar digitalmente o comércio exterior
POR: Carolina Lara
A Logcomex, startup que revoluciona o comércio exterior com automação e Big Data, anunciou a contratação de Alexandre Rubio como diretor financeiro (CFO) da empresa. O objetivo da contratação é seguir com o crescimento da empresa em todos os setores que atuam no comércio exterior e acelerar a expansão global da empresa.
“O mercado de comércio exterior ainda apresenta complexidade de burocracia. Estar em uma empresa que vai simplificar esses processos é fantástico”, declarou Alexandre Rubio.
Com mais de 17 anos como gestor, Rubio tem larga experiência em logística, finanças e comércio exterior. Formado em economia pela USP, com MBA pelo IMD na Suíça, ele já teve passagens como superintendente de finanças e relações com investidores na América
Latina Logística, e diretor financeiro e comercial no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), um dos principais do país. Nos últimos anos passou a investir ativamente em startups. “Venho para profissionalizar o departamento da empresa, trazendo gestão e as melhores práticas do mercado”, comentou.
A contratação de Rubio vem logo após o anúncio do aporte de R$ 53,6 milhões recebido pela Logcomex no início de agosto. A rodada Series A foi liderada pela Igah Ventures e Alexia. A startup vem apresentando crescimento acelerado, mesmo durante a pandemia de covid-19. Entre janeiro de 2020 a agosto de 2021, a empresa saiu de 50 para 200 funcionários e triplicou sua receita.
“Ainda que a Logcomex tenha crescido exponencialmente, o potencial do mercado de comércio exterior é gigante. Nossa fatia é pequena ainda, vejo uma possibilidade de avançarmos na nossa missão tanto no Brasil, quanto internacionalmente”, declarou. “Minha missão é preparar a empresa para ser 10 vezes maior do que é hoje, nos próximos anos, a deixando pronta para as próximas rodadas de investimento”.
Sobre a Logcomex
A LogComex é uma startup que oferece soluções SaaS para todos os agentes que compõem a cadeia do comércio exterior. Com produtos que garantem automação e integração entre provedores logísticos, importadores, despachantes aduaneiros e exportadores, a empresa possibilita a tomada de decisões estratégicas pelos players do setor. Tecnologia, logística, comércio exterior, big data, data driven business, importação, exportação e logística internacional são alguns dos setores que norteiam a empresa.