• A STI Norland Brasil inicia a entrega dos trackers solares para duas novas plantas;
• Apenas nesses dois projetos em parceria com a Nebras Power, STI Norland irá instalar mais de 5.800 trackers pelo Brasil totalizando mais de 266,7 MWp
POR: JB Press House
A STI Norland, líder no país em fabricação de rastreadores solares de eixo único e estruturas fixas, começou no final de março a entrega dos trackers para dois novos projetos: Francisco Sá, em Minas Gerais, e Lavras, no Ceará. Ambos os projetos são de propriedade majoritária da Nebras Power, uma empresa internacional de investimento em energia com sede no Catar. Apenas neste ano, a STI Norland obteve um aumento de 582% em novos projetos, em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Juntas, as duas novas plantas irão somar 266,7 MWp.
“É uma enorme satisfação estar ao lado de grandes parceiros, como a Nebras Power, que vieram para revolucionar o mercado de energia solar nos últimos anos e acelerar a tão fundamental transição energética no Brasil”, explica Javier Reclusa, CEO da STI Norland Brasil.
Para a usina em Francisco Sá, a STI Norland fornecerá 2.459 trackers, que irão gerar 114,3 MWp. Vale ressaltar que Minas Gerais já é uma região de grande notoriedade no setor de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Estado de Minas Gerais é o campeão nacional da energia solar distribuída.
Já o projeto Lavras, no Ceará, contará com 3.362 trackers da STI Norland, garantindo 152,4 MWp de potência. Ao todo, os dois novos projetos somam 5.821 trackers, que já estão sendo instalados pelo país.
O tracker utilizado nos projetos é o STI-H250, dual-row na configuração 1V, que oferece o melhor LCOE do mercado. Esse produto se destaca por sua adaptabilidade a módulos bifaciais, maior resistência a ventos e sua engenharia otimizada. A STI Norland foi pioneira no desenvolvimento desse produto em usinas fotovoltaicas no Brasil e mundo. Atualmente, apenas no Brasil, mais 150 projetos já contam com essa tecnologia.
A comercialização da energia gerada será feita pela própria empresa detentora das plantas, que faz acordos de aluguel de parte dos espaços das usinas para empresas dos mais variados ramos, como varejo, telecomunicações, entre outras.
“O primeiro trimestre deste ano já começou com muitos novos projetos fechados na STI Norland, confirmando nossa suposição de que esse ano deve ser mantido um alto crescimento do setor solar no Brasil. E temos visto, cada vez mais, projetos maiores e mais ousados”, ressalta Javier Reclusa, CEO da STI Norland Brasil.
O grande diferencial dos serviços da STI Norland é a tecnologia acoplada e planejada juntamente com a engenharia dos produtos. Cada tracker STI-H250 possui um controlador capaz de fazer a comunicação entre todos os equipamentos até chegar a NCU, onde se concentra essa rede, que, através de um sistema de monitoramento realizado em tempo real, faz o acompanhamento da performance dos trackers. Além disso, o controlador dos trackers é responsável por armazenar os algoritmos que farão o rastreamento do sol. Aliada a essa tecnologia, os trackers da STI Norland também contam com configurações de geobacktracking, que garantem que não haja sombras nos painéis. Esse conjunto tecnológico, que compreende componentes mecânicos otimizados e eletrônica, garantem a maior disponibilidade do mercado e favorecem a manutenção da usina durante sua vida útil.
Sobre a STI Norland Brasil
A STI Norland é a maior fornecedora de rastreadores solares da América Latina e uma das empresas que mais cresce na Europa, segundo ranking da Financial Times. A companhia espanhola focada em energia limpa e renovável possui filiais em 8 países em 5 continentes. Dentre elas, a brasileira é uma das de maior destaque. Com sua chegada ao Brasil em 2015, instalou-se em São Paulo (SP), tendo sua fábrica localizada em Camaçari (BA). Atualmente, esta filial é considerada líder no setor de energia solar fotovoltaica no hemisfério sul, de acordo com a Wood Mackenzie e continua em ascensão com projetos de todas as dimensões.
Sobre a Nebras Power NPIM
Nebras Power Investment Management B.V. (“NPIM”) é uma subsidiária integral da Nebras Power Q.P.S.C., incorporada na Holanda e está operando desde 2016. NPIM é a plataforma internacional de gestão de investimentos da Nebras Power Q.P.S.C. Sua missão é possuir, desenvolver e investir, em empreendimentos greenfield e projetos brownfield, nos setores de energia e água, na Holanda e internacionalmente. www.nebras-power.com