Ação reforça o compromisso da marca com sustentabilidade e contribui com o desenvolvimento da cadeia de reciclagem de polipropileno no país
POR InPress
Qualy, a marca preferida no segmento de margarinas e líder isolada da categoria, acaba de firmar o compromisso em compensar 100% de seus potes de margarina e manteiga. A marca se compromete com o seguinte: para cada pote de Qualy que vai para a mesa do consumidor, a mesma quantidade do material da embalagem é reciclada. Para viabilizar essa iniciativa, a marca conta com parceria da eureciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do Brasil, e juntas preveem coleta de oito mil toneladas do material por ano.
O material das embalagens de Qualy é um plástico chamado polipropileno, que garante a proteção e conservação do produto para que o consumo seja seguro. Qualy, que já tinha sua embalagem 100% reciclável (apta a ser reciclada) e já incentivava o reuso dos potes, agora promove a reciclagem da mesma quantidade do plástico utilizado e ajuda a construir uma cadeia de reciclagem do polipropileno, ainda incipiente no Brasil. Para garantir que esse processo seja monitorado e certificado até a conclusão da reciclagem, a marca fechou parceria com a eureciclo que, por sua vez, apoia cooperativas para coletar o equivalente em polipropileno utilizado nos potes e esse material é vendido para as recicladoras; depois o material é reciclado e transformado em matéria prima para diversos tipos de produto no mercado.
“Em 2021, Qualy celebra 30 anos no Brasil e, durante esse tempo, temos oferecido aos consumidores qualidade e sabor com nossos produtos, mas buscamos ir além. Nossa preocupação em reduzir nosso impacto no meio ambiente e gerar impacto positivo para a população é real, por isso a parceria com a eureciclo chegou em boa hora para nos ajudar a colocar em prática o sonho de reciclar nossas embalagens. Como ainda não é possível rastrear todos os potes de Qualy utilizados no Brasil para garantir a reciclagem dos mesmos, encontramos na compensação ambiental a melhor solução, reciclando o mesmo material que utilizamos e na mesma quantidade, independentemente do produto que esteve ali antes, reduzindo não somente o impacto ambiental, mas também ajudando no desenvolvimento da cadeia de reciclagem e geração de empregos”, comenta Aline Alexandrino, gerente executiva de Qualy.
“Temos a certeza de que esse tipo de projeto não funciona se não houver parceria, considerando a complexidade da cadeia de reciclagem e o tamanho do desafio. Assim, juntos, garantimos a destinação correta dos resíduos de embalagens, diminuindo o impacto negativo no meio ambiente e elevando as taxas de reciclagem no país. Mas talvez outro aspecto seja ainda mais importante: o impacto social, já que remuneramos os profissionais do setor com um valor adicional ao das vendas, pelo serviço ambiental prestado, levando melhorias a todas as pontas”, explica Matheus Gouvêa, Relações Institucionais & Grandes Contas na eureciclo.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já estabelece uma meta para que seja implementada a logística reversa de embalagens após o uso do consumidor. Qualy decidiu realizar além do esperado por lei e ampliar a reciclagem para 100% do peso de suas embalagens. Além da iniciativa da marca, a BRF tem diversos compromissos de sustentabilidade, entre eles o de ter 100% das embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis até 2025. Para conhecer as iniciativas da Companhia, basta acessar:
https://www.brf-global.com/sustentabilidade
Desde 2016, a eureciclo já compensou mais de 322 mil toneladas de resíduos pós-consumo e os operadores de coleta e triagem foram remunerados com mais de R$ 17 milhões. Atualmente, são mais de 4.500 empresas parceiras da empresa. Com isso, já foram impactadas cerca de 17 mil vidas, entre pessoas que atuam em operadores homologados em seu sistema e suas famílias, com melhorias de renda e de condições de trabalho.
“A parceria entre eureciclo e BRF garante a destinação correta de resíduos equivalentes a todas as embalagens da marca e reduz o impacto no meio ambiente, que é o nosso principal objetivo. Essa compensação é uma maneira eficiente de contribuir para que as taxas de reciclagem evoluam no País, com incentivo aos atores dessa cadeia e possibilitando a produção de materiais com plástico reciclado. Sabemos que juntos somos, de fato, mais fortes”, enfatiza Gouvêa.
A cadeia de reciclagem brasileira enfrenta muitos desafios. Por isso, a eureciclo trouxe ao país um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis – comparáveis aos créditos de carbono, por exemplo, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o setor. “Como as embalagens têm um destino difuso após o descarte do consumidor, ainda mais em um país de dimensões continentais, a compensação ambiental é a forma mais viável técnica e economicamente para este fim, ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes ao da marca, em peso e material, promovendo uma remuneração extra aos operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental prestado”, explica Thiago Carvalho Pinto, CEO e cofundador da eureciclo.
Para conhecer detalhes sobre a parceria entre a Qualy e a eureciclo, basta acessar o site: www.qualy.com.br/espalhandooqueebom
Sobre Qualy
Qualy, marca mais lembrada do segmento e líder isolada na categoria, está presente na mesa dos brasileiros há 30 anos e cresceu uma posição no ranking da Kantar Brand Footprint Brasil 2021, mostrando que conquista, cada vez mais, presença no dia a dia das pessoas. A marca tem o portfólio mais completo de margarinas, com as versões Cremosa, Vita, Light 0% Lactose, Aera e Multigrãos, além de estar presente nas categorias de Manteiga, Requeijão e Pão de Queijo – lançados no final de 2020.
Sobre a eureciclo
A eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo de empresas de todo o Brasil, por meio de uma plataforma de tecnologia que rastreia os dados da cadeia de reciclagem e confere consistência e escalabilidade ao processo, fornecendo para a indústria certificados de reciclagem robustos e transparentes. Para isso, utiliza o modelo de compensação ambiental, que consiste em garantir que uma massa de resíduos equivalente a das embalagens que uma empresa coloca no mercado foi destinada à reciclagem. A homologação de seus operadores parceiros é um dos pontos-chave de sua operação, uma vez que promove a formalização e o desenvolvimento do setor e os torna aptos a receberem os investimentos provenientes das empresas que buscam a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa forma, as empresas que realizam a contratação da eureciclo e optam pela compensação a nível nacional, recebem, então, o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar aos consumidores seu compromisso com a reciclagem. Todo o processo é auditado pela Ernst & Young. A empresa é certificada como Empresa B, conceito que indica um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental e é a única brasileira presente no ranking 50 To Watch, lista que reúne companhias de todo o mundo que buscam soluções para combater a crise climática.
Crédito: divulgação