ReFact aposta em tecnologia própria inovadorapara agilizar e unificar informações dos clientes no e-commerce
POR: Érika Carvalhosa
A ReFact – Retail Tech brasileira, pioneira no segmento de gestão F2C (factory-to-consumer) – tem o mercado de marketplace como seu principal canal de aceleração de vendas. O foco da empresa é introduzir toda a cadeia de venda direta da indústria, do atacadista e do importador junto ao consumidor final no ambiente digital, oferecendo uma gestão baseada 100% em performance, através de tecnologia própria, eliminando os custos e fricções gerados pelos tradicionais intermediários da cadeia de distribuição.
A startup lança duas novas soluções para indústrias e pequenas e médias empresas com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. A primeira novidade, que já está em operação, é a plataforma integradora, desenvolvida por operadores de marketplace junto com o time de tecnologia da ReFact e oferece mais escalabilidade e automação para o cliente da empresa. “A grande vantagem para o cliente é ter acesso a dados unificados, como vendas, performance, reputação da loja, status de pedidos, entre outros. Antes ele precisava acessar seis portais para ver os resultados e agora com um acesso unificado ele enxerga toda a operação”, explica Robinson Vasconcelos, diretor geral da ReFact. Ele ressalta ainda que gestão e inteligência de mercado é feita pela starturp. Num segundo momento, a plataforma também contará com Inteligência Artificial, que trará um controle de ações de venda baseada em ciência de dados.
A outra novidade, com operação prevista para o início de 2022 é o lançamento de uma loja própria, a ReFact Store, que estará dentro dos principais marketplaces, “Com uma operação mais simples, poderemos inserir mais clientes de pequeno e médio porte nos principais marketplaces”, afirma o diretor-geral.
Hoje, a empresa conta com 15 clientes em sua carteira, sendo os mais novos a EnoEventos e com a B&B Gin. A EnoEventos já comercializa os produtos via e-commerce e a expectativa é inserir a empresas nos principais marketplaces com valor de vendas estimado em R$ 100 mil ao mês. Já a B&B Gin, que comercializa seus produtos somente em lojas físicas e via Instagram, o objetivo é entrar nos principais marketplaces, alcançando R$ 100 mil em vendas ao mês.
Lançada em 2018, com o nome Futura Inova, a ReFact ganhou novo fôlego em 2020, com a chegada de novos sócios e a injeção de R$ 1 milhão de capital para desenvolvimento de tecnologia proprietária. Seu modelo de negócio inovador já atraiu clientes em diversos segmentos, como ferramentas, climatização, utensílios domésticos, equipamentos de construção, eletrônicos, bebidas, moda, casa e lazer, suplementos esportivos, e está presente nos principais portais de marketplace do país, como Amazon.com, Americanas.com, Mercado Livre, Ponto, Submarino, Carrefour, Shoptime, Magazine Luiza, Zoom, entre outros.
Para 2021, a expectativa da ReFact é fechar o ano com receita de R$ 30 milhões em vendas administradas pela empresa – venda dos clientes. Isso representaria um crescimento de 50% em relação a 2020.