Juntas, as empresas têm o intuito de transformar a experiência do pós-venda e propiciar mais praticidade para clientes finais de empresas como Shoulder e Espaço Rubro Negro
POR PINEAPPLE HUB
A Kangu, plataforma digital que viabiliza soluções logísticas inovadoras e sustentáveis, e aftersale, empresa especialista em soluções para o pós-venda, se unem para melhorar as alternativas voltadas aos processos que envolvam logística reversa. Além de mais agilidade, custo competitivo e menos impacto ambiental, o intuito é propiciar mais praticidade e comodidade para clientes de grandes e-commerces em todo o Brasil a partir da integração entre as duas plataformas.
Por meio da Kangu, agora os clientes terão acesso aos mais de 3.000 Pontos Kangu espalhados pelo país para o cliente pode fazer sua troca ou devolução. Os Pontos Kangu são estabelecimentos comerciais de bairro, devidamente preparados para recebimento e entrega de pacotes diversos. Eles funcionam como hubs locais, que reduzem distâncias e permitem que as entregas e retiradas de mercadorias sejam feitas por mobilidade reduzida – seja a pé ou por veículos adequados às vias dos bairros.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, qualquer morador da cidade está, em média, a 700m de distância de um Ponto Kangu. Dentre inúmeras vantagens, vale frisar a questão de tempo, pois nestes estabelecimentos a possibilidade de filas é mínima, o tempo de espera é praticamente nulo e existe ainda a opção de horários alternativos – fora do expediente comercial das tradicionais agências de envios.
Com a parceria firmada com a aftersale, é possível solicitar a troca a qualquer hora do dia ou da noite e o processo é 100% digital, sem etiquetas ou impressões. Os novos serviços colaboram para que e-commerces ofereçam diferenciais competitivos após a finalização de “compra aprovada”. Trata-se de soluções de automação para ajudar os varejistas, proporcionando um serviço mais ágil, escalável, completo e seguro ao comércio digital, reduzindo, assim, o custo de aquisição de novos clientes e o aumento de receita das lojas on-line. Dessa forma, as trocas e devoluções se tornam uma fonte de receita por meio da recorrência de compra e aumento do LTV.
Para Marcelo Guarnieri, CEO da Kangu, um dos objetivos da empresa é manter continuidade no aumento gradativo de soluções. “Temos todas as ferramentas para transformar verdadeiramente a etapa do pós-venda de grandes varejistas, com resultados consistentes para os e-commerces. Essas soluções são imprescindíveis para contornarmos algumas estatísticas, a exemplo dos 50% de clientes que desistem da troca por conta da burocracia envolvida no processo e, destes, 90% não voltam a consumir na mesma loja”, explica.
Esta união entre aftersale e Kangu reforça e projeta os propósitos de ambas as empresas para esta etapa da logística reversa. “Quem mais ganha com isso são os consumidores, pois as vantagens de otimização do e-commerce, obtidos com essa união, ampliam e muito a conveniência oferecida. Nossas soluções anteveem e minimizam gaps – como relacionamento com cliente, tratativas e escala na resolução de demandas de atendimento, retenção de receita com recuperação de estornos, aumento de LTV e otimização de tempo e recursos. Conseguimos proporcionar maior confiança e empoderamento do consumidor, resultando numa maior fidelização de clientes”, afirma o Leonardo Frade, CEO da aftersale, que, em parceria com a Kangu, já atende empresas como a Shoulder e Rubro Negro.
O novo modelo de negócio está embasado em sustentabilidade, já que a coleta nos Pontos Kangu colabora para o crescimento da economia local e com a redução da emissão de carbono. As rotas otimizadas, aliadas aos pontos de postagem e coleta, são base de uma logística inteligente que reduz o número de veículos a serviço da Kangu no trânsito e emissão de gases poluentes:
“A Kangu aposta e investe em estratégias que contribuam para acelerar a transição de grandes centros para cidades sustentáveis. Os consumidores, em todos os segmentos, estão cada vez mais exigentes quando o assunto é sustentabilidade, desde a cadeia de produção até o pós-venda, incluindo a forma como as encomendas são transportadas. Uma empresa que opta por fazer envios com menor impacto nas cidades, e menos emissão de poluentes podem sair na frente, pois gera-se valor agregado para o seu produto. Faz parte do nosso dia a dia pensar além do que o mercado exige e oferecer alternativas que tenham valores sustentáveis e inestimáveis.”, finaliza o CEO Kangu.
SOBRE A KANGU:
A Kangu conecta, através da sua plataforma digital uma rede de vendedores de e-commerce, clientes, empresas de transporte e estabelecimentos de bairro como pontos de envio e coleta com objetivo de viabilizar envios, devoluções e retiradas mais eficientes, convenientes e sustentável, tornando a logística das cidades mais inteligentes e colaborativas.
São mais de 3 mil pontos no Brasil, todos abrigados por estabelecimentos comerciais de bairros, capacitados para receber e armazenar pacotes com segurança. O efeito direto deste modelo é o aumento do fluxo nestes estabelecimentos, contribuindo para o fortalecimento de negócios locais.
Já são mais de 60 milhões de envios realizados por 40 mil lojistas em onze estados (SP, RJ, MG, PR, SC, RS, BA, PE, ES, GO e DF), além de México e Colômbia. Mais informações: https://www.kangu.com.br/.
SOBRE A AFTERSALE:
A aftersale é uma empresa sediada em Curitiba que oferece um pacote completo de soluções para automação e autoatendimento do pós-venda de e-commerces. Suas soluções envolvem troca, retenção e rastreio, revolucionando assim a experiência de compra e fidelização de clientes. Com mais de 300 lojas em seu portfólio de clientes, como Nike, Reserva, Restoque, Tramontina, Zee.Dog e Decathlon, foi adquirida pelo T.Group, grupo que conta com empresas como, Lomadee, VIPy – Movimento Compre e Confie, Neotrust, entre outras. Para mais informações acesse: https://after.sale/.
Crédito: divulgação