Estima-se que 62% dos brasileiros pretendem presentear alguém nesta data (12); startup OmniChat explica o porquê os canais de mensageria podem ser perfeitos para atender essa demanda
POR NR-7 Comunicação
O Dia das Crianças está chegando e os meios digitais ainda seguem sendo os preferidos para adquirir presentes para esta data comemorativa. Segundo a Opinion Box, 62% dos consumidores pretendem comprar na data e que 47% dessas pessoas irão presentear os sobrinhos, ou seja, as compras não ficarão exclusivamente a cargo dos pais. Pensando nessa movimentação, a OmniChat, startup líder no segmento de implantação de chat-commerce, explica como o chat-commerce pode ajudar as marcas nesta data e o porquê é tão importante ter esse meio de vendas como opção.
“O chat-commerce ganhou muito espaço nos últimos anos, principalmente porque, no Brasil, o hábito de usar o WhatsApp para praticamente tudo que envolva comunicação via mensagens, virou regra. Além disso, uma das grandes vantagens que esse meio permite é o de aliar um atendimento humanizado e consultivo, que estamos acostumados a ver em lojas físicas, com a praticidade de fazer as compras de qualquer lugar e receber em casa, que só o varejo virtual possui.”, diz Mauricio Trezub, CEO da OmniChat.
Um outro levantamento, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que a previsão é de que o varejo movimente aproximadamente R﹩ 10,93 bilhões por causa da data comemorativa. Apesar de muitas pessoas já estarem retomando as compras presencialmente, o comércio online ainda permanece com grande peso, o que mostra a importância da omnicanalidade e de equipes bem preparadas para atender todas as demandas, sem deixar de lado nenhum perfil de consumidor.
A humanização do atendimento virtual com uma pessoa especializada faz com que a experiência do chat-commerce seja positiva para 69% dos compradores, segundo o Benchmark Conversational Commerce, produzido pela OmniChat. O estudo ainda mostra que 55% dos que utilizam o meio sentem que estão mais conectados à marca na qual estão adquirindo um produto.
Mas, além de um atendimento consultivo, é importante ter agilidade principalmente no contato inicial. Quando as respostas são feitas em menos de 5 minutos, as taxas de conversão no chat-commerce podem chegar a 17%. Esse valor cai para 2% quando a primeira resposta demora mais de uma hora.
“Esta é uma data sazonal muito importante para os varejistas do setor de brinquedos e exige muito planejamento estratégico. Criar uma campanha para a data com descontos, brindes e combos, caprichar no estoque, identificando quais são os produtos que possuem maior potencial de venda e os deixando prontos para a data, já são duas estratégias que farão muita diferença”, explica o CEO, e continua “E, obviamente, preparar seu time para atender por WhatsApp: sua marca precisa estar presente presença no app favorito entre os brasileiros. O seu público usará este canal para tirar dúvidas e negociar”, finaliza.
Sobre a OmniChat
A OmniChat é uma startup líder em chat-commerce no Brasil. Fundada em 2016, em Curitiba, pelos empreendedores Mauricio Trezub e Flávio Negrão, a empresa conta com mais de 10 mil vendedores utilizando a sua solução e já ajudou mais de 300 marcas no relacionamento com seus clientes, entre elas, Arezzo, O Boticário, Leroy Merlin, Swarovski, Marisa, Schutz, Hering, entre outras. Mais informações em: https://www.omni.chat/
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