Curso Técnico em Qualidade do Senac EAD prepara profissionais para desempenharem ações em diferentes setores econômicos
POR In Press Porter Novelli
Uma profissão que ganhou espaço e importância no mercado de trabalho é a auditoria. Solicitada em instituições privadas ou públicas, tem o objetivo de comprovar se as atividades realizadas atendem aos requisitos e padrões estabelecidos pelas organizações.
Inicialmente, é importante esclarecer que existem vários modelos de aferição nesse serviço, como por exemplo, a auditoria contábil, que tem a função de verificar documentos e lançamentos processados pelas instituições. Os dados coletados contribuem para conferir a veracidade e transparência no uso dos recursos.
Outra avaliação feita pelos profissionais é a que confere a certificação ISO 9001 , gerenciada nacionalmente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Nessa situação, o trabalho desenvolvido tem a finalidade de analisar o sistema de gestão da organização e observar se está adequado aos requisitos recomendados.
Gabriela Zortéa Duarte é professora do curso Técnico em Qualidade do Senac EAD e detalha a relevância dos conhecimentos em auditoria para os futuros profissionais. “O conteúdo apresentado em aula é fundamental para o estudante, uma vez que proporcionará contato direto com normas, regulamentações, manuais, procedimentos e instruções de trabalho. As informações serão aplicadas na conferência dos processos implementados nas empresas, como forma de garantir a performance da gestão organizacional”.
Nesse sentido, os conhecimentos relacionados às duas áreas (auditoria e qualidade) são: tipos e técnicas de auditoria, perfil e responsabilidade do auditor, organização da equipe, etapas para realizar a avaliação (assim como o detalhamento de cada uma), procedimentos de acompanhamento, tipos de não conformidade e relatórios.
Exemplos práticos
O trabalho de auditoria pode ser realizado de forma interna ou externa e a diferença entre as duas situações é que na primeira, a averiguação é feita por colaboradores da própria instituição.
No segundo modelo, a função é contratada externamente ou realizada por representantes do órgão certificador. “O procedimento mais adequado será determinado pelo objetivo da verificação, no entanto, a empresa poderá combinar os dois tipos de auditoria”, esclarece a especialista.
Um exemplo prático do procedimento interno é a verificação do cumprimento do programa interno de 5S (desenvolvido no Japão, com a meta de alcançar a melhoria contínua e qualidade total das organizações). Nesse caso, um grupo de funcionários pode realizar a auditoria da instituição.
Em contrapartida, quando uma empresa está adequando seus processos para a ISO 9001 pode contar com a participação dos auditores internos (capacitados para esse sistema de gestão). A partir da conferência dos requisitos da norma e das adequações necessárias, é solicitada a auditoria externa, necessária, para o recebimento da certificação.
Passo a Passo
Segundo Gabriela, seguindo as orientações da ISO 19011, uma das metodologias que podem ser desenvolvidas no processo de auditoria é o PDCA, implementado nas organizações, independentemente do setor econômico, com objetivo de promover a melhoria contínua dos processos e práticas de gestão. Também chamado de ” Ciclo Deming “, é composto por quatro fases, que adaptadas para o tema em questão, podem ser explicados da seguinte forma:
Plan – planejar: nesta etapa será preparado o roteiro do plano de auditoria, estabelecendo os objetivos, riscos e cronogramas;
Do – fazer: período no qual o trabalho é desenvolvido, seguindo o programa planejado inicialmente;
Check – avaliar: nessa fase, a equipe comprova se a proposta está se estabelecendo conforme combinado no planejamento. Esse momento acontece durante o andamento da auditoria;
Act – analisar: trata-se da ocasião na qual é realizada uma análise crítica da atuação da equipe e a implementação do programa, a fim de identificar o sucesso e as oportunidades de melhoria.
Por fim, a especialista elenca as oportunidades de trabalho mais ofertadas para técnicos em qualidade, que tenham experiência em auditoria. “O profissional é demandado para planejar e realizar o programa de auditoria interna da empresa, capacitar a equipe de auditores, monitorar as ações de melhoria aplicadas, além de acompanhar as ações externas”, finaliza.
Dicas profissionais
O mercado de trabalho disponibiliza várias ocupações para candidatos qualificados em Qualidade, especificamente os que dominam as atribuições apresentadas nos serviços de auditoria. Confira alguns exemplos:
– Implementação ou manutenção de sistemas de gestão, tais como: ISO 9001 (sistemas de gestão da qualidade), ISO 14001 (sistemas de gestão ambiental) e ISO 45001 (sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional).
– Auditorias de Produtos: processo focado na inspeção de produtos com a finalidade de verificar se estes estão sendo fabricados de acordo com as recomendações técnicas (quando aplicáveis, por exemplo: normas do Inmetro) e com as especificações do cliente.
– Auditorias contábeis ou financeiras: o técnico em qualidade, junto com o responsável da área, acompanha a auditoria e auxilia no plano de ação para as eventuais não conformidades e necessidades de adequações de processos ou práticas, além de fazer o registro do procedimento no sistema de gestão da empresa.
No Senac EAD, os interessados em ingressarem na carreira tem a opção de investirem no curso técnico , ou ainda, no aperfeiçoamento profissional em áreas de meio ambiente e tecnologia da informação . Acesse o site e confira o portfólio completo.
Sobre o Senac EAD
Com 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações.
Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em https://www.senac.br/
Crédito: divulgação