Mercado de marketing de influência cresce no Brasil com 70% das agências de publicidade usando a estratégia em campanhas de marcas e empresas. Mas afinal, o que precisa ser feito para se tornar um?
POR: Index Conectada
Vivemos na era digital! O avanço da tecnologia e a popularização, cada vez maior, das redes sociais transformaram o mercado de trabalho, destacando profissões como youtubers, digital influencers e tiktokers. Segundo pesquisa da Kantar, nos últimos anos, os influenciadores se tornaram protagonistas na estratégia de comunicação das marcas, chegando a estrelar 70% das campanhas digitais. Muito se engana quem pensa que influenciadores digitais são apenas aqueles com milhões de seguidores, um novo estudo apresentado pela Savanta e Bazaarvoice aponta que 56% dos consumidores preferem seguir pessoas reais nas redes sociais, enquanto apenas 34% optam por seguir celebridades.
Apesar de parecer simples, ser influenciador digital exige preparação e dedicação, ou seja, muitas etapas e trabalho para obter sucesso. Pensando nisso, a VOQIN’, agência global de brand experience e que recentemente, adicionou o serviço de marketing de influência ao seu portfólio, listou dicas essenciais para quem quer ser tornar um influenciador. Ticiana Gomes, CCO da VOQIN’, afirma que qualquer pessoa real pode aderir a profissão, produzindo conteúdos que influenciam seus seguidores, mesmo que eles sejam poucos. “Começamos a trabalhar com a disciplina de marketing de influência, pois percebemos que muitas empresas ainda têm dificuldades de achar pessoas reais adequadas para divulgar as suas campanhas. Por isso, trouxemos a plataforma theSalt para o Brasil, que além atuar de forma personalizada para nossos clientes, ajuda pessoas que querem dar o próximo passo e profissionalizar a sua carreira como influenciador.”, afirma.
Confira:
- Conteúdo
Busque por assuntos sejam do seu domínio e interesse e, também, sejam atraentes para o seu nicho. Falar sobre algo que se identifica é fundamental para trazer verdade e influenciar pessoas.
- Linguagem
Conheça a sua audiência e estabeleça uma linguagem que você vai utilizar com o seu público-alvo. A linguagem inclui tom de voz, identidade visual e formato de conteúdo.
- Canais de Comunicação
É preciso ter em mente que cada rede social demanda um tipo diferente de conteúdo. Por isso, planejamento é fundamental para manter a frequência de postagens.
- Autenticidade
O diferencial dos influenciadores que se destacam não tem a ver com o volume de conteúdo, mas por serem autênticos e originais. Tudo se resume a ter uma voz única. Quem se limita a pegar carona no perfil dos outros e reproduzir o que é feito por aí nunca construirá um público de seguidores leais. Tenha sua marca registrada!
- Cadastro em plataformas para influenciadores
A theSalt é uma plataforma especializada em nano influenciadores. Pessoas reais que possuem perfis em redes sociais podem se cadastrar na plataforma, respondendo a um questionário detalhado e participando de quizzes para alimentar uma base de dados segmentada com mais de 70 métricas. A partir de uma análise profunda das informações, a VOQIN’ poderá encontrar os perfis ideais para cada projeto, de acordo com a estratégia e objetivos traçados para cada um dos seus clientes. Vale lembrar que o cadastro é gratuito!
- Faça parcerias
Tenha a iniciativa de buscar parcerias com marcas e até outros influenciadores para aumentar a sua audiência de público.
- Divulgue o seu trabalho
Não tenha vergonha de aparecer e divulgue o seu trabalho para garantir espaços em podcasts, webinars e até mesmo em programas de TV.
- Métricas que importam
Número de seguidores não é tudo! Concentre-se com as estatísticas de engajamento e retorno sobre investimento (ROI). Quantos de seus seguidores se envolvem com as suas postagens?
- Sem atalhos
Crescer organicamente pode ser tarefa difícil, mas comprar seguidores ou usar robôs de engajamento não é o melhor caminho. Algoritmos das redes sociais já são capazes de detectar essas manobras e investir nesses métodos pode limitar o seu crescimento.
- Tire folga!
É fundamental reservar um tempo para você e sua auto-estima. Tenha outros hobbies, que não envolvam sua presença online, passe um tempo com a família ou amigos. Cuide de você e preserve sua saúde mental.
Sobre:
A VOQIN’ é uma emotiontech global que combina ferramentas ON e OFF para um mundo cada vez mais simbiótico, entre digital e físico. Por meio de Emotional Thinking (metodologia proprietária VOQIN’), dados e tecnologia, a empresa garante o desenvolvimento de experiências e eventos capazes de provocar emoções de maneira intencional, conectando marcas às pessoas e garantindo a fidelização dessas audiências. Atualmente, a VOQIN’ conta com operações em Portugal, Espanha, Flórida e Brasil e já realizou mais de 3.500 eventos em cerca de 70 países.