[radio_player id="1"]
Informações

Outubro Rosa: A importância de realizar a prevenção

2 Mins read

POR Tuddo Assessoria

No calendário, outubro foi o mês escolhido para a campanha de “Prevenção ao Câncer de Mama”, com o objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce.

A campanha começou no início da década de 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. O laço cor de rosa foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da corrida, e, desde então, é promovida anualmente na cidade.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais diagnosticado em mulheres no mundo.  É a principal causa morte com aproximadamente 1.6 milhões de novos casos e mais de meio milhão de óbitos por ano. No Brasil é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres excluindo o câncer de pele não melanoma.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), temos a estimativa para 2021 de 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. E 18.295 mortes em decorrência dessa grave doença.

Para Rodrigo Varotti, ginecologista e Coordenador do curso de Medicina da FAM (Centro Universitário das Américas), o autoexame é de extrema importância para antecipar o diagnóstico, além disso, é preciso ficar atentos a alguns fatores que contribuem para o aparecimento da doença.

“A realização do autoexame é essencial, pois permite à mulher identificar tanto alterações no formato, tamanho e consistência das mamas, assim como a presença de lesões que sejam palpáveis. Já os exames de imagem são importantes, pois podem trazer uma suspeita do câncer de mama antecipando o diagnóstico e impactando diretamente a eficácia em seu tratamento”, afirma o ginecologista.

O Ministério da Saúde remenda que a mamografia de rastreamento, indicado quando há sinais e sintomas suspeitos, seja disponibilizada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Para Varotti, alguns fatores estão relacionados diretamente ao aumento do risco da doença como: obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas. Enquanto a amamentação é percebida como um fator protetor.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos simples e saudáveis. A prática de atividade física e o baixo consumo de bebidas alcoólicas são grandes aliados para uma saúde perfeita. Além da realização do autoexame e a consulta regular ao médico especialista.

 

Related posts
DestaquesDestaques1Destaques2Destaques3Informações

Economia SA: 15 Anos de Trajetória e Parceria com a UOL!

1 Mins read
Hoje, a Economia SA comemora 15 anos de uma história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade e pela expansão contínua….
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.