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PUMA desenvolve o clássico Suede em versão biodegradável

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Campanha “No Time for Waste” apresenta o RE:Suede, um modelo piloto que dá spoiler das novidades sustentáveis de 2022 da marca.

POR Brain A/G

A PUMA desenvolveu uma versão experimental de seu tênis mais icônico, o SUEDE, a fim de torná-lo biodegradável. Com isso, a PUMA tem como objetivo atender a crescente demanda por produtos sustentáveis, visando um futuro melhor e assumindo o compromisso da marca com o tema. O RE:SUEDE, que utiliza a mais alta tecnologia disponível hoje, foi feito a partir de materiais sustentáveis, como camurça Zeology, TPE biodegradável e fibras de cânhamo.

O experimento RE:SUEDE é um piloto em circularidade e a expressão da próxima geração do SUEDE – com a ambição de estabelecer novos padrões de sustentabilidade para este tênis icônico. Projetado para ajudar a auxiliar o desafio do gerenciamento de resíduos na indústria calçadista, o experimento permitirá que a PUMA assuma mais responsabilidade quando se trata de lidar com a vida útil de seus produtos. O piloto será lançado globalmente em janeiro de 2022 e oferecerá a 500 pessoas selecionadas na Alemanha a chance de ter essa experiência com a marca, rumo à circularidade.

Os participantes usarão o RE:SUEDE por seis meses a fim de testar a durabilidade do produto. Depois, os enviam de volta à PUMA e passam por um processo industrial de biodegradação em um ambiente controlado na Valor Compostering B.V., do grupo Ortessa Groep B.V., um negócio familiar de especialistas em resíduos, na Holanda. O objetivo desta etapa é determinar se o composto pode ser produzido para uso agrícola.

As descobertas desse experimento ajudarão a PUMA a avaliar o processo biodegradável e a desvendar pesquisas e desenvolvimentos essenciais para o futuro do consumo sustentável de calçados.

O experimento RE:SUEDE é o primeiro programa circular a ser lançado sob o “Circular Lab” da PUMA – um novo hub de inovação, comandado por especialistas em sustentabilidade e design, que trabalham para desenvolver o futuro dos programas de circularidade da marca.

Desde 2012, o departamento de inovação da PUMA tem trabalhado para abordar as limitações tecnológicas das coleções circulares, a fim de aplicar tais aprendizados no experimento RE:SUEDE. As melhorias incluem o uso de materiais novos e inovadores, como a camurça Zeology, que é feita utilizando um processo de bronzeamento mais sustentável e garante mais conforto para o consumidor. A sola do RE:SUEDE também foi aprimorada para garantir o desgaste ideal ao longo do tempo.

“Em 2012, nossa ambição circular era ousada, mas a tecnologia ainda não estava tão avançada. Como dizem, a cada desafio há uma oportunidade, então continuamos nos esforçando para fazer melhor, aprimorando nossas fortalezas, além de reconhecer e melhorar nossas fraquezas”, disse Heiko Desens, diretor criativo e de inovação global da PUMA. “Esperamos que os progressos feitos durante o experimento RE:SUEDE: ‘No Time for Waste’ nos ajude a continuar elevando o nível nos testes de circularidade, permitindo que nossos consumidores façam melhores escolhas de moda no futuro, sem comprometer o estilo do produto ou sua durabilidade.”

Sobre a parceria com a Ortessa, Desens acrescenta: “Estamos muito entusiasmados em fazer essa parceria com os especialistas da Ortessa, que compartilham nossa paixão no desenvolvimento de soluções proativas e pragmáticas na questão de resíduos da indústria. Sua expertise é fundamental para nos ajudar a aprender mais sobre o fim da vida útil do calçado, para que possamos continuar avançando em nossa exploração da circularidade.”

Rob Meulendijks, CEO da Ortessa, comenta: “Nos orgulhamos de criar inovações surpreendentes e novos conceitos para enfrentar problemas reais de resíduos de forma diferente e aberta. Há muito mais que podemos fazer para ajudar a enfrentar a gestão de resíduos, mas assumir esse desafio sozinho pode ser uma tarefa difícil para qualquer marca. Temos o prazer de trabalhar em parceria com a PUMA neste projeto especial, onde podemos aplicar nossos profundos conhecimentos e insights sobre resíduos, usar métodos experimentados e controlados para avaliar a biodegradabilidade do futuro, o SUEDE da próxima geração”.

A PUMA tem como objetivo compartilhar os resultados e insights obtidos com esse experimento no setor para alcançar um impacto ainda maior quando se trata de enfrentar o desafio da gestão de resíduos na indústria calçadista em geral. A circularidade é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade FOREVER BETTER da PUMA. Até 2025, a PUMA pretende reduzir o desperdício, aumentando para 75% o nível de poliéster reciclado em seus produtos, estabelecendo esquemas de devolução de produtos em seus principais mercados e desenvolvendo opções de materiais reciclados para couro, borracha, algodão e poliuretano.

Desde 1968, o PUMA SUEDE esteve na vanguarda dos pontos de virada culturais, transcendendo estilo e tendências. Com o RE:SUEDE, a PUMA quer apresentar uma escolha elegante e mais sustentável, apresentando as mais modernas tecnologias para seus consumidores.

PUMA
A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo que projeta, desenvolve, vende e comercializa calçados, vestuário e acessórios. Há mais de 70 anos, a PUMA impulsiona o esporte e a cultura, criando produtos para os atletas mais rápidos do mundo. Os produtos trazem performance e esporte inspirados no lifestyle de categorias como Futebol, Running e Training, Basquete, Golfe e Motorsport. A PUMA colabora com designers e marcas renomadas, trazendo influências esportivas para a cultura de rua e moda. O grupo PUMA possui as marcas PUMA, Cobra Golf e Dobotex. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega mais de 14 mil funcionários em todo o mundo e está sediada na cidade de Herzogenaurach, Alemanha. Para mais informações, acesse aqui

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Crédito: divulgação
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