A empresa que começou em 2015 com um investimento de R$ 800 tem planos de inaugurar mais 100 unidades até 2023
POR KR2 COMUNICAÇÃO
Quando se pensa em investir em um novo negócio de forma empreendedora, não é incomum cogitar o mercado da gastronomia como uma opção, afinal comer é uma das necessidades básicas para a sobrevivência humana, além de proporcionar um momento de lazer e união entre família e amigos. Com a chegada da pandemia, alguns prejuízos foram enfrentados no faturamento dos restaurantes e negócios de alimentação, mas segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esse problema já está sendo superado e a expectativa para o faturamento deste ano é de R﹩ 215 bilhões. Para os comerciantes que buscam alternativas para melhorarem seus negócios, o modelo de dark kitchen chega como solução prática e inovadora para ajudá-los a expandir em alcance e, consequentemente, em faturamento, visto que a escolha diminui também os custos de operação.
Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, as hamburguerias têm sido uma das queridinhas dos brasileiros. O aplicativo de delivery iFood revelou que o número de restaurantes especializados em hambúrgueres aumentou 104% de 2020 para 2021 e as vendas cresceram aproximadamente 140% no setor neste período.
Quem se arrisca em começar no mercado dos hambúrgueres, muitas vezes começa com pouco investimento e muitos sonhos e ideias. Foi o caso da Camila Guerra, proprietária e fundadora da American Burger , um dos deliverys do nicho que mais cresce no Brasil. Foi no ano de 2015 e na cidade de Contagem, localizada em Minas Gerais, que o sonho da American Burger nasceu com um investimento de R$ 800. “Um dia eu estava em casa e decidi pedir um hambúrguer de um lugar da cidade que gostava, mas o serviço de delivery não entregava na minha região. Aquilo me frustrou, então tive o insight de criar uma hamburgueria que atendesse em todos os locais da cidade, sem limite de área de cobertura. Na época eu não tinha experiência e vivenciamos muitos desafios até chegar ao sucesso que temos hoje, como a adaptação ao espaço e conciliação do novo negócio com as atividades diárias. Foram muitos aprendizados ao longo desses quase sete anos de história”, conta Camila, proprietária da American Burger.
Da cozinha de sua casa, onde eram preparados os pedidos em 2015, muitas ideias nasceram e colaboraram para a nova realidade da American Burger. Atualmente, a marca conta com 22 unidades espalhadas ao redor do Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná. O resultado de tanto sucesso é consequência dos produtos de altíssima qualidade, embalagens personalizadas, marketing diferenciado e a decisão de incorporar as dark kitchens como forma de expansão do negócio. “Nós sempre atuamos com delivery, mas as dark kitchens vieram como uma opção para expandir, devido ao seu formato de atuação e disponibilidade imediata. O raio de alcance dos aplicativos de entrega é muito limitado, um problema que não enfrentamos com as dark kitchens, além disso o custo operacional é menor e há muita agilidade na entrega”, explica Camila.
As dark kitchens da American Burger são da Kitchen Central , empresa que lidera o setor no Brasil. De acordo com Camila, das 22 unidades do seu negócio, 16 são operadas pela Kitchen Central e os resultados são extremamente positivos. “Nossas vendas estão com uma média boa para ótimas e nossa expectativa, além de aumentar ainda mais o faturamento, é abrir de três a quatro novas lojas até o fim do ano. Pensando a médio prazo, nossa intenção é inaugurar mais 100 unidades até o ano de 2023”, conta Camila.
O marketing diferenciado da marca dentro do ambiente virtual fez com que o seu Instagram atingisse quase meio milhão de seguidores. “Nosso internauta e possível cliente tem uma visão muito real do nosso negócio em nossas redes, além disso nossas estratégias de marketing são aplicadas também nas embalagens, que fazem com que os compradores do nosso produto postem fotos, o que gera credibilidade”, diz a proprietária.
A empresa também patrocina e participa de eventos de médio e grande porte com seus produtos, 18 hambúrgueres originais que levam ingredientes clássicos e exóticos. “Carros clássicos e espetaculares sempre foram a minha paixão e hoje todos os nossos 18 hambúrgueres têm nomes inspirados em veículos. Nossos produtos são personalizados com ingredientes diferentes e inovadores, como alho poró, abacaxi, salmão e tortilhas de nachos. Mas também temos os clássicos com picanha, cebola crispy, frango e a opção vegetariana”, finaliza Camila.
Sobre a Kitchen Central
A Kitchen Central, empresa líder no setor de dark kitchens no Brasil, oferece cozinhas comerciais inteligentes, individualizadas e otimizadas para delivery. A instalação atende todas as necessidades de um restaurante delivery, com layouts e tamanhos adaptáveis. Os locais operam com tecnologia de ponta e know-how global de construção, sendo uma das melhores soluções para o crescimento do mercado de alimentação. As dark kitchens oferecem inúmeras vantagens, como menores custos operacionais, maior rentabilidade anual, tecnologia de gestão de pedidos em múltiplos canais e facilidade de instalação no espaço físico.
Crédito: Kitchen Central