A confusão envolvendo o ator da Globo, Paulo Betti e um pastor da Igreja Universal aconteceu em uma das igrejas do Bispo Edir Macedo em Teresina, no Piauí.
Ao ver que o ator filmava o culto apresentado pelo bispo Edir Macedo através de um telão, um pastor da igreja se dirigiu até ele dizendo que era proibido filmar, Paulo Betti então o questionou o porque da proibição, e acabou se retirando da igreja.
Em seu perfil no instagram, o ator publicou o vídeo com a seguinte legenda: “Fui expulso do ambiente da igreja Universal por um brutamontes, quase quebrou minha câmera. Não querem que revelem o que?”, publicou o ator.
Após a publicação de Paulo Betti a igreja Universal também se manifestou através de nota em seu perfil oficial no facebook:
“Visitando um templo de Igreja Universal do Reino de Deus em Teresina (PI) nesta segunda-feira (22), o ator da TV Globo Paulo Betti tentou gravar a reunião que acontecia no local. Depois de ser educadamente alertado que não são permitidos registros de imagem no interior dos templos da Universal, passou a ofender o pastor que conversava com ele e saiu da Igreja atacando o Bispo Edir Macedo e os fiéis que assistiam à reunião. Mais tarde, o ator publicou em sua página no Facebook que o Bispo Macedo estava “usurpando a palavra de Deus” e que “o telão [do templo] tem imagem e som horríveis, mas havia uns 40 fiéis”. Ou seja, enquanto reclamava de um desrespeito que teria sofrido, o ator desrespeitava uma proibição que é pública – e está afixada em avisos nas paredes do templo – e ofendia milhões de membros da Universal em todo o Brasil, insultando seu líder espiritual. Talvez Betti não esteja acostumado ou não saiba que um templo religioso é um local de oração, para estar em contato com Deus, e que todas as religiões estabelecem regras de comportamento que os visitantes devem acatar, se quiserem frequentar aquele espaço sagrado. Por exemplo, nas sinagogas, os homens – mesmo os não judeus – devem usar uma espécie de gorro para cobrir a cabeça, o kippah. Nas mesquitas, os visitantes devem entrar descalços, não podem vestir roupas que mostrem as pernas e as mulheres devem usar um lenço para cobrir o cabelo. Os calçados também dever ser deixados do lado de fora e as roupas não podem deixar ombros e pernas à mostra quando se visita um templo budista. A atitude do ator demonstra o preconceito que muitos brasileiros ainda têm contra a Universal e seus mais de 7 milhões de fiéis espalhados por todo o país. O que se espera é que a TV Globo – empresa à qual Betti presta serviço há tantos anos – não endosse o comportamento de um ator cuja imagem se confunde com a dela. Quem quiser entrar em um dos 7.316 templos e catedrais da Universal do Brasil, será sempre bem-vindo, mesmo os preconceituosos. Basta respeitar o local e os demais visitantes que lá estiverem. E o ator Paulo Betti pode se considerar formalmente convidado para visitar a Universal de sua escolha. Teremos o maior prazer em explicar o que acontece na Igreja, sobre o Templo de Salomão e sobre o Bispo Macedo. Para ele e para todos, as portas da Universal estarão sempre abertas. UNIcom – Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal“.
Xiii! Quanta polêmica por causa de um vídeo não é mesmo? Veja o momento da confusão:
Por Jairo Rodrigues – Coluna Fama