POR: Renato Cipriano
Musicalmente falando, o axé tem origem numa rica fusão de ritmos como o forró, o frevo pernambucano, o rock dos anos 1980 e a música afrobaiana e caribenha, sendo considerado um “afropopbrasileiro”. Desse caldeirão de influências surgia o repertório anual do verão, com hits incendiários acompanhados de coreografias para embalar os foliões que seguem os trios elétricos.
Do ponto de vista musical, o axé é essencialmente um ritmo para o entretenimento. Promove encontros, festas e diversão. Já na visão cultural, é de uma auto estima invejável. Tudo é retratado de forma feliz e ufanista, mantendo acesos os costumes da Bahia.
E hoje o axé está mais vivo do que nunca: “AXÉ é sinônimo de verão, de alegria e positividade, além de ser muito vibrante. Podemos dizer que é uma escola de sobrevivência dentro da música brasileira.” Sobrevivência que se traduz numa crescente profissionalização dos artistas baianos.
Há quem diga sobre a vinculação do ritmo ao Carnaval da Bahia. É música que não envelhece e não deixa ninguém parado. A outra qualidade do axé é evoluir e se transformar. As canções funcionam como celebração de uma identidade cultural e que, com o tempo, o estilo foi se reconfigurando até incorporar um enorme apelo internacional até os dias de hoje.
Para esse Carnaval, a Banda Kebradeira comandada por Dennys Neves, músico, vocalista compositor, e autor de grandes hinos de sucesso da música baiana (Swing de Rua / Segure-gure) música essa que o famoso apresentador Raul Gil “bombou” em seu programa (Banquinho do Raul), já apresenta dois novos e grandes lançamentos de sucesso.
O ritmo é empolgante demais e a Banda Kebradeira emplacou as suas mais novas músicas de trabalho: “Meu corpo depende do seu” e “Né pai O MATRIX” elas vêm acompanhadas de uma dancinha sensual que promete ser a coreografia do momento. Com a liberação de plateia nos shows e o carnaval batendo a porta, a banda já está com a agenda cheia inclusive para as comemorações de final de ano.
Verão batendo a porta, trio elétrico tá ON!
Prepare o fôlego e se deixe levar, com esses hits até gringo vai dançar.” promete Dennys Neves.
Crédito das Fotos: Acervo Pessoal