[radio_player id="1"]
Entretenimento S/A

GTG e Player 1 Gaming Group apresentam o Cruzada e-Sports, projeto social que reúne educação e profissionalização em e-Sports e comunicação digital para jovens de comunidades do RJ

5 Mins read

Projeto levará capacitação a 140 jovens, em quatro modalidades de esportes eletrônicos, além de gestão de torneios, mídias sociais e produção de eventos

POR LUPA COMUNICAÇÃO 

Criar oportunidades e levar experiências transformadoras a jovens cidadãos: é com este objetivo que nasce o Cruzada e-Sports. Projeto social realizado pela Good to Game (GTG), vertical de games da V3A, e Player 1 Gaming Group, spin-off de games e e-Sports da Globo, o Cruzada e-Sports surge como uma porta de entrada para jovens moradores de comunidades ao universo dos esportes eletrônicos, oferecendo capacitação e estimulando o desenvolvimento profissional. Não apenas para formar atletas virtuais e potenciais estrelas dos e-Sports, mas formar profissionais qualificados em outras funções ligadas ao mercado de games, como produção de eventos, gestão de torneios, criação e gestão de mídias sociais.

Assim, o Cruzada e-Sports traz um novo universo de oportunidades, para jovens de comunidades do RJ ingressarem profissionalmente em uma indústria que está movimentando US﹩ 2,3 bilhões no Brasil, em 2021 (dados: Newzoo Consultoria). O projeto é patrocinado pela Oi, através da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, e é apoiado por Playstation, DT3sports e AABB – Rio.

Com inauguração marcada para 17 de novembro, o Cruzada e-Sports receberá inicialmente 140 alunos, com idades entre 08 e 21 anos, em cursos 100% gratuitos. Serão oferecidos sete cursos, divididos em quatro módulos. O primeiro deles é o de Modalidades, com cursos específicos dos games competitivos Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), eFootball PES, Dota 2 e Starcraft II.

Localizado no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, o Cruzada e-Sports está instalado nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Ocupando uma área de aproximadamente 100 m² e somando 20 estações de aulas e treinos, o Cruzada e-Sports, não por acaso, tem seu nome inspirado pela comunidade Cruzada São Sebastião, localizada a poucos metros do espaço.

Segundo Dalmo Castello Filho, idealizador do Cruzada e-Sports e CEO da GTG, o projeto surge como ponte entre a indústria que mais cresce no campo do entretenimento e comunidades.
“Sabemos da dificuldade de uma grande parcela da sociedade em ter acesso à prática de esportes eletrônicos e tudo que ela proporciona. Nosso principal objetivo é inserir jovens dentro do mercado de games, e através do conhecimento estimular os primeiros passos do seu caminho de crescimento pessoal e profissional, seja como atleta, criador de conteúdo ou produtor de eventos”, afirma o executivo.

Além de criar uma rotina de treinos de quatro modalidades, o projeto terá módulos direcionados à formação e capacitação de profissionais para outras áreas da indústria de games e e-Sports. O módulo 2, Creators e Mídias Sociais, será dedicado à criatividade e gestão de redes sociais, desenvolvendo os alunos do Cruzada e-Sports na produção de conteúdo, estratégias de comunicação e outras técnicas de plataformas digitais, do Facebook à Twitch, passando por Twitter, TikTok, Instagram e demais redes.
O módulo 3, de Gestão de Torneios, integra os participantes do projeto aos bastidores do universo competitivo. Os jovens poderão aprender como criar e gerenciar uma liga, e conhecer todas as etapas envolvidas no processo, da arbitragem ao controle de dados. Este módulo será comandado pelos profissionais da plataforma de competição Player 1.

“Desde o início do Player1 Gaming Group, elegemos causas para andar lado a lado com as nossas verticais de negócios. E poder participar diretamente da transformação de vidas através de um programa estruturado de capacitação gratuita de qualidade, como o Cruzada e-Sports, que vai dar acesso e preparar jovens para as novas profissões que são demandadas por esta indústria enorme, que não para de crescer, é a mais nobre das causas, o que nos deixa orgulhosos e motivados”, diz Leandro Valentim, CEO do Player1 Gaming Group.

Já no módulo 4, Produção de Eventos, os jovens do Cruzada e-Sports aprenderão e terão acesso às ferramentas para criar, planejar e executar grandes eventos, com foco no universo gamer, como campeonatos, festivais de cosplay e cultura geek. O know-how será transmitido diretamente por profissionais da V3A e GTG, empresa responsável por dois dos maiores eventos de e-Sports do Brasil – Prêmio eSports Brasil e WESG Latam.

“A Oi se orgulha de apoiar projetos como o Cruzada e-Sports, que leva oportunidades para jovens e usa a tecnologia como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Sabemos da importância do eSport e do desenvolvimento de games, mais uma possibilidade para essas crianças aprenderem de forma divertida e criativa uma nova opção de entrar no mercado de trabalho. Com a oferta de um serviço de alta performance, velocidade e estabilidade, que é a Oi Fibra, ajudamos a incrementar essa revolução cultural que os jogos digitais estão proporcionando”, explica Lívia Marquez, diretora de Comunicação e Mídia da Oi.

A proposta do Cruzada e-Sports é, além de promover educação e profissionalização, se tornar uma comunidade, um lugar de troca de conhecimento e acolhimento constante. Por isso, após a conclusão dos cursos, alunos já formados poderão aprimorar suas experiências para além dos módulos, tendo acesso a possibilidades de mentoria e aprimoramento, através do contato com o corpo docente e novos alunos.

“O mercado de e-Sports vem crescendo muito a cada ano. Esse projeto vai, sem dúvida alguma, mudar a vida desses jovens e proporcionar oportunidades a eles no futuro. É muito gratificante saber que conseguimos apoiar projetos como esse através da Lei de Incentivo ao Esporte. Que sirva de inspiração a mais proponentes e mais empresas”, disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

Deste modo, o Cruzada e-Sports constrói, bem ao lado da comunidade que é berço de ídolos do esporte, como Adílio, ex-jogador multicampeão pelo Flamengo, e de projetos de inclusão, como o Basquete Cruzada, reconhecido pela NBA, uma nova janela para o futuro. Criando um modelo com possibilidade de ser replicado em diversas cidades do país.
Sobre a GTG
A GTG é a empresa responsável pelos projetos de games e eSports da V3A. Fruto da sigla de Good To Game, já nasce com um portfólio de projetos proprietários de alto impacto, como o Prêmio eSports Brasil, em sociedade com o Grupo Globo, e o WESG Latam, a maior competição multiplataforma de eSports da América Latina. A GTG surge como uma one stop shop da indústria de games e eSports para o mercado, seja através de oportunidades de patrocínios e negócios em seus eventos e projetos proprietários, ou com a disponibilidade de serviços de consultoria tailor made para cada demanda.

Sobre Player1 Gaming Group
Fruto do spin-off da unidade de Games e eSports da Globo anunciado em julho de 2021, o Player1 Gaming Group é uma startup investida da Globo Ventures, responsável pela gestão do ‘Ecossistema Player1 de e-Sports’. Um portfólio com diferentes iniciativas que se integram de forma sinérgica, como a plataforma Player1 esports (matchmaking e team making); os torneios e campeonatos de esports: JEE, TUeS, CBCS, eGol, WESG Latam; os eventos Prêmio esports Brasil e GG esports Summit; a LnK Gaming, empresa de gestão de ligas de esports; os infoprodutos de educação (Seja Pro Academy), os canais digitais Player1 (youtube, twitch, instagram, facebook, twitter, tiktok e booyah); e a Player1 Studios, com produções e co-produções de programas, séries e realities como ‘No Gás do Just Dance’, ‘FC Futebol de Casa’, ‘Looking for a Caster’ e ‘Looking for a Streamer’.
Crédito: divulgação
Related posts
DestaquesEntretenimento S/A

Parque aquático dá acesso gratuito durante uma semana para aniversariantes

1 Mins read
Além de garantir a entrada gratuita dos aniversariantes durante uma semana, o parque também dá desconto aos acompanhantes Durante todo o ano,…
BusinessEntretenimento S/AMarketing

Eventim expande parcerias com teatros em São Paulo e Rio de Janeiro

2 Mins read
Empresa acaba de fechar contrato de exclusividade de venda de ingressos com o Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado, na Capital…
EmpreenderEntretenimento S/AMídias Sociais

Bebel Beylinch: De vendedora a empreendedora de sucesso no mercado erótico

1 Mins read
Bebel Beylinch, 47 anos, é a empreendedora e CEO por trás da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, uma das lojas de produtos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.