POR: Piar Comunicação
Se destacar no varejo e inovar tem sido um dos principais desafios das marcas atualmente, ainda mais durante a Black Friday. De acordo com um levantamento feito pela Ebit/Nielsen, a perspectiva é que as vendas nesse período movimentem aproximadamente R$10 bilhões. Mas como as empresas podem fidelizar seus clientes e atrair novos consumidores?
Não é novidade que o varejo digital precisou adotar ferramentas que fornecem uma melhor experiência de compra sem que o cliente precise se deslocar até a loja física, e é aqui que entra o ARCommerce – uma junção de realidade aumentada (AR) com plataformas de E-Commerce para que varejistas e indústrias ofereçam uma melhor jornada de compra para seus consumidores.
Pensando em ajudar a esclarecer melhor esses pontos, Marcos Trinca, CEO do More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e visão computacional, listou alguns benefícios de investir nessa tecnologia:
1. Mundo virtual e físico cada vez mais integrados: já não é preciso ir até uma loja para ver de perto um produto ou verificar se ele dará certo na sua casa, por exemplo. A tecnologia supriu essa necessidade e por meio da câmera do celular é possível entender a estrutura física do local onde o consumidor está – chão, paredes, teto, etc… – e projetar objetos virtuais super realistas nesse ambiente, como uma TV ou máquina de café, um sofá, cadeira ou um veículo, tudo em tamanho verdadeiro e com cores e detalhes idênticos ao produto real;
2. Redução do atrito na jornada de compra: com o AR, os consumidores têm mais segurança e certeza sob o produto que irão adquirir e por isso, a tecnologia contribui para uma redução do atrito na jornada de compra, melhorando a experiência do cliente e, consequentemente, aumentando as taxas de conversão;
3. Distribuição omnichannel: a tecnologia de ARCommerce permite que os varejistas tenham mais autonomia para gerenciar a distribuição em seus canais de venda, tanto online quanto offline. Através do uso de QRCodes é possível enriquecer uma jornada num catálogo impresso tanto quanto numa venda por WhatsApp;
4. Resultados cada vez mais assertivos: Em testes A/B, alguns de nossos clientes reportaram aumento de mais de 50% na taxa de conversão, sendo que a única mudança na oferta foi a inserção da experiência de Realidade Aumentada.
*Marcos Trinca é CEO da More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e visão computacional