[radio_player id="1"]
Informações

Tipos e estratégias para programas de fidelidade

2 Mins read

Por Victória Alonso, cofundadora da Ozllo*

A prática dos programas de fidelidade está crescendo no Brasil. A ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) calcula que o volume de pontos/milhas emitidos com compras e transações dos clientes somaram 128,2 bilhões no primeiro semestre de 2021. Mas qual é a grande vantagem desse tipo de ação?

Os programas de fidelização fornecem ao lojista dados de suma importância, como valor de compra, frequência, com qual periodicidade o cliente consome, quais produtos prefere etc. E isso identifica o padrão de cada cliente, e assim o varejo consegue investir em ações e ofertas que tenham aderência àquele consumidor, sendo o lojista mais assertivo na comunicação e o cliente, na compra.

Programas de fidelidade são uma oportunidade de engajar o cliente em uma maior recorrência de compras. Na ótica da empresa, eles diminuem o custo de esforços de marketing para manutenção de clientes e indução de recompra, e, aos olhos do cliente, ele tem a oportunidade de comprar produtos de uma empresa que gosta com um maior benefício associado.

Para os consumidores, esses benefícios valem a pena, principalmente se forem produtos de recorrência frequente. Naturalmente o consumidor faria aquela compra, e o programa de fidelização beneficia o cliente por esse comportamento, reforçando a experiência positiva com a marca.

Existem diversas estratégias e formatos de programas, sendo os mais comuns:

  1. Colecionismo: o cliente coleciona compras e depois de determinado número, ganha um benefício. A empresa garante que o valor investido no benefício seja pago pelo próprio cliente nos consumos prévios.
  2. Reforço por comportamento: a cada comportamento desejado o cliente ganha um reforço positivo, como um mimo. O benefício é se tornar querido pelo cliente, não exige recorrência e fideliza pelo apreço.
  3. Rede de benefícios: é mais comum para empresas com produtos ou serviços complementares. Eles oferecem um desconto incremental para cada serviço adquirido. O benefício está ao induzir o cliente a testar outros produtos e fideliza de maneira mais consistente, dado que o cancelamento de qualquer um dos serviços leva a uma perda de benefício de todo o ecossistema.

O maior desafio dessas práticas é entender profundamente o seu cliente a ponto de oferecer o benefício e a mecânica corretas que gerem o resultado desejado. Reproduzir campanhas de fidelização de outras empresas não garante necessariamente o sucesso de vendas.

*Victória Alonso é cofundadora da Ozllo, hub de serviços para varejistas de moda – ozllo@nbpress.com

Sobre a Ozllo 

Hub de serviços digitais para varejistas de moda e beleza. A OZLLO visa digitalizar o mercado de moda e beleza através de soluções digitais e financeiras. Foi criada em 2018, pelas empreendedoras Zoë Póvoa e Victoria Alonso.

www.brandz.ozllo.com.br.

Related posts
DestaquesDestaques1Destaques2Destaques3Informações

Economia SA: 15 Anos de Trajetória e Parceria com a UOL!

1 Mins read
Hoje, a Economia SA comemora 15 anos de uma história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade e pela expansão contínua….
BusinessInformaçõesTecnologia

Azul e BYD anunciam parceria inédita e lançam serviço exclusivo de Concierge que deve atender clientes em aeroportos

5 Mins read
O anúncio foi feito ontem à noite (17) em Viracopos (Campinas-SP) e será implantado, não só no eixo Rio-São Paulo como também…
CarrosInformaçõesTecnologia

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

2 Mins read
Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.