[radio_player id="1"]
Fada

Livro “Você é o caminho” conta como a mentora Dani Costa superou a Síndrome de Burnout

3 Mins read

A OMS tornou a Síndrome de Burnout uma doença ocupacional e a descreve como uma síndrome resultante de um stress crônico no trabalho que não foi administrado com êxito. Esgotamento profissional não é “mimimi” e hoje trago para vocês um lançamento de livro, no qual a autora e especialista de gestão de pessoas e desenvolvimento pessoal, Dani Costa, contou como superou a síndrome, quais ferramentas utilizou e como a mesma auxilia no incentivo de mulheres vulneráveis em seu projeto coletivo Brazilinas.

Há cinco anos atrás, Dani Costa foi diagnosticada com Síndrome de Burnout, quando teve um esgotamento físico e mental. Á procura de respostas, ela escolheu dar uma pausa no turbilhão da rotina automática de executiva de uma instituição financeira, diminuiu o ritmo e mergulhou de forma corajosa em si mesma. Estive no lançamento de seu livro nesta segunda-feira (13) no Condessa Bistrô, em Moema (São Paulo) e pude conversar com a autora sobre as práticas de superação e sobre o projeto em que se tornou mentora para ajudar mulheres que não sabem se priorizar e se autoabusam em uma rotina doentia.

Livro “Você é o caminho” – Dani Costa | Crédito: Dani Oliva

FLOW SA: Conte uma das ferramentas apontadas no livro que utilizou para superar a Síndrome de Burnout.

Dani Costa: A primeira ferramenta que utilizei foi a meditação, porque o Burnout nos coloca em um espaço de aceleramento e de hiperatividade e eu não sabia lidar bem com isso por causa das informações que eu tinha no meu dia a dia. A meditação surgiu como chave-mestra para fazer diferença no meu cotidiano e me trazer mais qualidade de vida. Só que a meditação foi surpreendente, porque não foi apenas uma ferramenta para me tirar desse processo de Burnout, mas também me levou para o autoconhecimento muito profundo. Então foi quando eu entendi o valor dessa ferramenta e a partir dela vieram as outras que eu falo um pouquinho no livro, não só de práticas, mas também de reflexão com perguntas assertivas para fazermos a nós mesmos.

Nas respostas eu estava em piloto automático. Quando comecei a fazer à mim mesma as perguntas, eu enxerguei outras possibilidades para a minha vida que eu não esperava, como por exemplo, sair da instituição financeira e ir trabalhar com desenvolvimento humano fora de uma grande empresa, um desafio de transição de carreira. Sei que muitas pessoas não podem fazer isso, mas optei por escolher qual vida eu queria, sempre olhando para a leveza, facilidade, qualidade e bem estar. Uma outra ferramenta que contribuiu muito para a minha superação foi o meu olhar de observador, enxergar de fora para dentro e projetar como eu gostaria de me ver nos próximos cinco e dez anos.

FLOW SA: Acredito que com toda essa mudança de autoconhecimento você reuniu informações e propósito para fundar o coletivo Brazilinas, que existe há um ano e 6 meses e tem o foco central de incentivar a independência financeira de mulheres vulneráveis. O que significa para você ser mentora de um projeto tão intenso e libertador.

Dani Costa: Começamos o coletivo em março de 2020, sede em Rondônia, com ações de arrecadação financeira, só que o projeto sempre foi apresentar ferramentas para que as mulheres pudessem escolher formas diferentes de viverem e sair dessas gaiolas do abuso. Neste momento começamos com ciclo de facilitação com formatação de cursos. O grupo tem hoje catorze pessoas, sendo um homem que chamamos de Bendito Fruto, que apresenta a masculinidade saudável e todos trabalham na área de desenvolvimento humano com assistência social, psicólogas e foco em empreendedorismo. Em um dos cursos, no quarto ciclo de facilitação, onde Adriana Matos (facilitadora) levou “As Cinco Linguagens” do amor do Gary Chapman e quando terminou, pedimos o feedback de mulheres. Uma das mulheres disse que em vinte anos da vida dela, ela só conhecia uma linguagem, que era a da violência. Ali, naquele dia, ela entendeu o que era a linguagem do amor e entendi o propósito do coletivo e que é possível sim educar e reeducar mentalmente, levando novos mindsets à essas mulheres para enxerguem outras possibilidades de vida, a de honrar-se para buscar uma vida plena e próspera.

Dani Costa realizou o lançamento de sua obra “Você é o Caminho” na segunda-feira (13) e recebeu amigos e jornalistas no Condessa Bistrô, um lugar mágico e com temática multicultural e gastronomia culinária contemporânea. Mais detalhes abaixo em imagens. O livro “Você é o caminho” estará disponível para venda na Amazon à partir do dia 20 de dezembro deste ano.

Decoração no Condessa Bistrô | Créditos: Dani Oliva

Decoração no Condessa Bistrô | Créditos: Dani Oliva

Decoração no Condessa Bistrô | Créditos: Dani Oliva

Decoração no Condessa Bistrô | Créditos: Dani Oliva

 

 

 

 

 

21 posts

About author
Aqui escrevo sobre pessoas, negócios e faço análises de mercado em comunicação. Sou especialista multiplayer em comunicação, branding e marketing, palestrante e facilitadora com foco em desenvolvimento, posicionamento e experiências de uma marca. Dou consultorias e mentorias para empreendedores e desenvolvo projetos de marketing de conteúdo e marketing de influencia em entretenimento, mercado adulto. beleza e música. Mãe solo e open mind, transformo experiências pessoais em dados de pesquisas para contribuir com meus atendimentos em comunicação.
Articles
Related posts
CulturaEntretenimento S/AFada

Manaka faz apresentação gratuita neste domingo (19) na Virada Cultural

1 Mins read
Banda celebra, às 13 horas, a infância com canções para a família curtir junto no Centro Municipal Cultural Vila Itororó Em um…
Fada

Gasto ou investimento em ações de marketing? Rivais Burguer King X Mc'Donalds

2 Mins read
Em abril desse ano (2023), as rivais do fastfood brasileiro, Mc Donald’s e Burguer King, estavam com campanhas focadas em novas experiências,…
Fada

pantynova promove o "Bota Dentro" na Black Friday e planeja crescer 70% em vendas

2 Mins read
O mercado de bem-estar sexual é um dos que mais cresce em todo o mundo. Até 2027, deve alcançar a cifra de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.