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Terceirização: vale a pena para a minha empresa?

3 Mins read

Entenda como esse modelo de negócios pode ajudar na produtividade, reduzir custos e aumentar os lucros

POR: EDB Comunicação

A flexibilização de contratos e as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista tiveram inúmeros impactos sobre o mercado de trabalho brasileiro, e um deles é a terceirização.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 22% dos brasileiros com emprego formal são funcionários terceirizados — mas, além das contratações nesse
formato, outra novidade que está transformando o dia a dia das empresas é a terceirização de processos de negócios.

Conhecido também pela sigla BPO (em inglês, _business process outsourcing_), a terceirização de processos é um modelo que pode ser aplicado em diferentes áreas de uma empresa, como contabilidade, tecnologia, jurídica e até mesmo no marketing digital. Na prática, o que muda é que o departamento responsável pela atividade terceirizada deixa de ser desenvolvido internamente para ficar sob a tutela de profissionais e empresas especializadas, mas que prestam serviço à contratante.

Segundo Manoel Valle, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) [1], a opção pelo BPO traz diversos benefícios à empresa que adota o modelo: “O principal diferencial de uma empresa que aposta na terceirização de processos é que os gestores e funcionários ficam imediatamente mais livres para focar no que é o ‘core business’, a atividade majoritária”.

Entre as outras vantagens, Valle destaca também a redução de custos, aumento do lucro, otimização de tempo e o apoio de profissionais que entendem da área que está sendo terceirizada. “Ao optar por implementar o BPO, a empresa não precisa mais manter uma estrutura física para determinados departamentos. Há uma economia também na folha de pagamento, pois a equipe fica a cargo da empresa terceirizada. É um modelo que traz muitos benefícios econômicos”.

Saiba como adotar o BPO na sua empresa:

* Identifique o que pode ser terceirizado

O primeiro passo é fazer uma análise do cenário da empresa. Quais departamentos podem se beneficiar da terceirização de processos de negócios? Segundo Valle, é possível implementar o BPO nas atividades que não estejam diretamente relacionadas ao ‘core business’ da empresa: “Uma fábrica de carros, por exemplo, pode ter áreas como a contabilidade e o marketing sendo terceirizadas, entre outras. O ideal é manter dentro da empresa tudo o que está intimamente ligado à atividade principal”, avalia.

* Conheça o mercado

“O conceito do BPO ainda está se popularizando no Brasil, mas já existem diversas empresas que fornecem esse serviço”, explica Valle.
Antes de terceirizar, é importante pesquisar por fornecedores, conhecer a forma de trabalho e compreender as mudanças que ocorrem com a terceirização.

O presidente da Abrapsa ressalta que uma vantagem de terceirizar determinados processos é poder buscar por empresas prestadoras de serviço em diferentes localidades: “Com todas as ferramentas e facilidades digitais, uma empresa baseada no Rio de Janeiro pode ter seu marketing sendo feito em São Paulo e a contabilidade em Brasília, por exemplo. Isso amplia muito o leque de oportunidades”.

* Invista em uma boa comunicação

Para que a terceirização funcione, é preciso encontrar maneiras para manter tanto a empresa quanto o prestador de serviço sempre em contato, para que as informações não se percam e os processos fiquem estagnados. “O alinhamento entre os lados é indispensável, e há inúmeras ferramentas que contribuem para isso”, diz Valle.

* Busque uma relação de confiança

Após fazer uma avaliação da empresa, identificar que uma ou mais áreas poderiam se beneficiar do BPO, você decidiu contratar prestadores de serviços — para que a parceria funcione, é preciso construir uma relação harmoniosa, baseada no diálogo e contato constantes. “O BPO tem influência sobre os resultados da empresa que contrata esse serviço, e tem inúmeros benefícios a trazer. Mas, para que isso aconteça, é preciso que todos compreendam suas responsabilidades dentro da estratégia de negócio”, finaliza o presidente.

Sobre a ABRAPSA

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia e contabilidade para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência.

A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br [1].

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