• O aplicativo Pulpa, da Erica France Fonseca, tem como objetivo organizar as finanças das crianças e poupar dinheiro de forma segura e colaborativa;
• Foram mais de 100 projetos inscritos no Programa de Aceleração Pulse 10 Pequenos Grandes Passos, 50 selecionados para a fase 1 e dez para a fase 2, de onde saiu o projeto vencedor;
POR PROS
Huggies®, marca da Kimberly-Clark com solução completa para cuidados infantis, anunciou na última semana a mãe empreendedora que teve o projeto com foco em desenvolvimento infantil vencedor do Programa de Aceleração Pulse 10 Pequenos Grandes Passos – iniciativa em parceria com a B2Mamy, primeira empresa de educação e pesquisa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia. O aplicativo Pulpa, liderado por Erica France Fonseca, focado em guardar dinheiro e organizar as finanças para as crianças de forma segura e colaborativa, foi escolhido pela banca de jurados como o projeto que receberá o aporte de R$ 100 mil da marca.
O anúncio foi feito por meio de uma transmissão online e ao vivo pelo YouTube da B2Mamy, com participação da apresentadora e empreendedora Rafa Brites como mestre de cerimônia. Durante o evento, chamado de “Demo Day”, as dez mães finalistas fizeram uma breve apresentação de seus projetos, e uma banca julgadora, composta por Lídia Cabral, Gerente de Customer Experience da Kimberly-Clark e Henrique Melo, Gerente de Marketing de Huggies® no Brasil, selecionou o projeto vencedor, o app Pulpa.
Focado no desenvolvimento infantil, um dos requisitos para a participação no Programa de Aceleração Pulse 10 Pequenos Grandes Passos por estar conectado com a atuação de Huggies, o Pulpa existe desde 2020 e tem como propósito guardar dinheiro para crianças de forma segura e colaborativa.
Para a empreendedora Erica, que está à frente do projeto vencedor, iniciativas como a de Huggies incentivam que mães não desistam de seus projetos e do sonho de empreender. “Ser mãe e empreendedora não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante esse apoio e ações concretas como a de Huggies que, de fato, ajudem nessa preparação e capacitação. E saber que tenho ao lado uma marca que, assim como eu, pensa e trabalha para o desenvolvimento infantil, me impulsiona a seguir em frente e inspirar outras mães”.
Entre os dez projetos e ideias finalistas, estavam: Alô Babá , liderada por Renata Simonetti; Amiga Cegonha , da Débora Valetim; Baby Concierge , da Isis Ourivio; Goodi Colares Mordedores, da Ana Amélia Nobre Fortin; IGLOO , da Annalisa Godoy; Kids2Gether , da Nathália Gomes; MentoraKids, da Daniela Caramore; POPPINS micro-schools , da Marcella Cohen; Pulpa, da Erica France Fonseca; e São Paulo Para Crianças , da Priscila Negrão.
Henrique Melo, gerente de Huggies, reforça que a iniciativa Pequenos Grandes Passos é emblemática por contribuir com o sonho de uma mãe, de ter seu negócio acelerado, além de estar ligada ao propósito da marca, que é ter uma atuação voltada para a jornada das famílias com seus bebês e crianças, incentivando o desenvolvimento infantil.
“Huggies atua há mais de duas décadas no Brasil com o objetivo de facilitar a jornada das famílias com seus bebês, oferecendo um portfólio de produtos inovadores e essenciais para os cuidados com os pequenos. E num momento em que muitas mães perderam o emprego, como mostram pesquisas, ou optaram por empreender para estarem mais perto dos filhos, temos que colaborar com ações relevantes para apoiar e incentivar o empreendedorismo materno e ao mesmo tempo beneficiar bebês e crianças. E, assim como nós, as mães que participam desta jornada do programa também trabalham com foco no desenvolvimento infantil”, destaca o executivo.
“É muito especial que a turma 10 do nosso programa de aceleração tenha tido a chance de receber um investimento de R$ 100 mil reais da Huggies para desenvolver sua empresa. Acreditar em negócios liderados por mães passa também por possibilitar o acesso ao capital”, diz Dani Junco, fundadora e CEO da B2Mamy.
A iniciativa, desenvolvida pela agência de PR PROS, está conectada à estratégia de lançamento de Huggies Supreme Care Fralda Roupinha com tecnologia Xtra-flex. A fralda, com canais em formato de X, absorve melhor o xixi por toda a fralda e evita que ela fique cheia entre as perninhas. O resultado é uma fralda com cintura elástica mais macia que se ajusta sozinha ao corpo do bebê, oferecendo ainda mais conforto, liberdade e flexibilidade para o desenvolvimento dos pequenos.
JORNADA PEQUENOS GRANDES PASSOS
Em outubro, logo após o período de inscrições, uma banca de avaliação do Programa de Aceleração Pulse 10 Pequenos Grandes Passos selecionou 50 negócios e ideias, das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, que envolveram as áreas de educação, brincadeiras, alimentação, entre outras. As 50 mães receberam mentorias especializadas, incluindo desafios, dicas e tendências, totalizando 20 horas de conhecimento na chamada Trilha I.
A segunda etapa da iniciativa, ou Trilha II, reuniu dez mães finalistas selecionadas, que passaram por um preparo ainda mais intenso e especializado, em que foram abordados temas como precificação, marketing digital, vendas e questões legais. As empreendedoras assistiram ao total de 58 horas de mentoria. Dani Junco (cofundadora e CEO da B2Mamy), Amanda Graciano, head de startups do Google, Jaqueline Lamente, coordenadora de projetos da Natura, Fernanda Travesso, COO da Wishe Capital – hub de inovação, e Fernanda Fórmica, gestora de aceleração da Liga Ventures, foram alguns dos nomes de especialistas que lideraram as mentorias.
“Considerando o momento atual, a iniciativa de aceleração com o apoio de Huggies vem em ótima hora, com um aporte importante para o desenvolvimento do projeto vencedor. Além disso, toda a jornada de cursos e mentorias ajudou a preparar ainda mais as 50 mães que participaram do programa,”, diz Bianca Levy, COO e head de aceleração da B2Mamy.
O Brasil possui cerca de 13 mil startups, e apenas 4,7% delas foram fundadas exclusivamente por mulheres, revela o instituto Distrito Dataminer, em pesquisa deste ano, feita junto à B2Mamy e Endeavor. Além disso, entre as mães com filhos pequenos, 39% perderam o emprego e 52% perderam a renda. As mães foram 16% mais demitidas, e suas famílias perderam 21% mais renda do que a média das mulheres ouvidas pela startup Famivita, que realizou a pesquisa com 7.500 mulheres em seu site, entre 27 e 28 de julho de 2020 – o Estado do Amazonas foi o líder nas perdas de emprego por mulheres, totalizando 61% delas.
Para mais informações, acesse o site .
Sobre Huggies®
Huggies é a marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark, que oferece uma linha completa de produtos para a hora da troca, hora do banho e pós-banho, há 40 anos. No Brasil, a marca está presente desde 1996 e conta com uma parceria exclusiva com o universo mágico da Disney Brasil. A marca, que tem “abraço” em seu nome – mistura de “Hug” (abraço) com “Babies” (bebês), acredita no poder desse gesto como elemento essencial e encorajador para o desenvolvimento das crianças e se inspira nele para a criação de soluções e produtos para as famílias. Para saber mais sobre a marca e o poder do abraço, acesse o site e siga os perfis no Facebook e Instagram .
Sobre a Kimberly-Clark Brasil
A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 23 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll®, e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas.
Sobre a B2Mamy
A B2Mamy é a primeira empresa de educação digital que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que sejam líderes e livres economicamente. Por meio de uma comunidade multiplataforma especialista na jornada da maternidade, a empresa abre caminhos para o protagonismo e a liderança femininos, possibilitando o desenvolvimento e o crescimento de negócios de quem representa metade da população do mundo e é mãe da outra metade. Desde 2016, apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados e liderados por mães, capacitando mais de 30 mil mulheres nos programas de educação e movimentando mais de R﹩ 6 milhões dentro da rede.
Crédito: divulgação