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Vendas

Dicas tecnológicas para quem quer começar a vender online em 2022

6 Mins read

POR: PIAR COMUNICAÇÃO

Não é mais novidade que a pandemia mudou os hábitos de consumo dos brasileiros. Por conta do lockdown, tivemos que aprender a nos virar e usar a tecnologia para adquirir produtos e alimentos no conforto do nosso lar. E isso deu muito certo! O novo momento fez com que muitas empresas de diferentes setores enxergassem uma oportunidade para digitalizar seus negócios e melhorar ainda mais a experiência de seus clientes ou até mesmo para empreender no ambiente online.

Segundo pesquisa da Nielsen, empresa global de informação, as vendas do e-commerce no Brasil, só no 1º semestre de 2021, chegaram a R$ 53,4 bilhões e esse número representa um recorde. Ou seja, aproximadamente 42 milhões de pessoas usaram as lojas virtuais para realizar suas compras e desse total 6,2 milhões eram novos usuários.

Se aventurar nesse universo pode ter seus desafios e se destacar na imensidão de opções que a internet possibilita não é uma tarefa fácil. Por isso, para ajudar quem deseja começar a vender online no próximo ano e fidelizar os novos clientes, profissionais renomados deram dicas valiosas de tecnologias que irão ajudar a dar um start em seu novo projeto. Vejam:

Desenvolvimento de um e-commerce estável

Quer começar a vender online? Então o primeiro passo é ter um site bem desenvolvido e que atraia o seu público. Antigamente era necessário ter um time enorme de desenvolvedores, mas hoje já é possível contar com uma infraestrutura segura, completa e tecnológica, escolhendo apenas soluções de parceiros corretos.

“Por conta das soluções que temos disponíveis, os empreendedores estão muito mais empoderados desse processo tecnológico e de maneira muito mais acessível. Hoje todos podem ter um site ou um e-commerce de qualidade e com maior segurança. Sempre recomendo contratar um parceiro de confiança para que possa ajudar a otimizar esse processo com efetividade, dessa forma o restante do time consegue focar em oferecer um bom atendimento e se preocupar com outras atividades”, afirma Felipe Tomaz, CIO da Cloudez, empresa parceira de agências e prestadores de serviços digitais que organiza e automatiza as atividades operacionais.

Assim, ter atenção aos sistemas tecnológicos que estão por trás do processo de vendas é essencial para quem quer comercializar produtos no ambiente online. “Solução em nuvem, data science, data analytics e inteligência artificial são algumas das tecnologias que oferecem segurança, fluidez e melhor aproveitamento dos dados para serem criadas excelentes estratégias”, explica Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.

Experiências imersivas te tornam único

Uma tecnologia que está tomando conta do mercado é a realidade aumentada, que permite levar uma experiência super realista para o seu usuário ou comprador. “O ARCommerce é uma tendência e um ótimo investimento para quem quer começar a vender online. Por meio da câmera do celular o cliente testa os produtos diretamente projetados no contexto físico, seja uma maquiagem ou um móvel, em tempo real e sem precisar se deslocar a uma loja física. É um modo do empreendedor inovar e impactar o seu consumidor positivamente, trazendo muita segurança na decisão de compra.”, afirma Marcos Trinca, CEO da More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e visão computacional.

Garanta uma boa experiência em qualquer dispositivo

Hoje o cliente pode consumir informações e adquirir um produto ou serviço em diversos dispositivos, seja no desktop ou mobile. Então é importante que as lojas estejam adaptadas para os dois ambientes e consigam oferecer uma boa experiência para ambos. Caso contrário, isso causará um gargalo na relação com o cliente final. “Precisamos nos preparar principalmente para datas sazonais, pois a procura é muito alta e se algo deixar de funcionar, fará com que ele procure o concorrente”, comenta Paulo Sanford, CEO da WAP.

É importante destacar, que atualmente, empresas podem contar com soluções que integram estes canais online para deixar os processos mais simples  e práticos para os varejistas. “Com as atividades do dia a dia sendo feitas de forma mais fácil, profissionais de vendas conseguem de fato garantir ótimas jornadas de consumo, dando atenção a todos os consumidores e não deixando que demandas se percam”, diz Jefferson Araújo, CEO da Showkase.

A utilização da Inteligência Artificial Conversacional é uma boa saída para oferecer uma experiência rápida, assertiva e humanizada. Os bots conversacionais auxiliam os clientes com dúvidas e suporte, a rastrearem um pedido, enviam notificações em caso de demora ou até mesmo acionam proativamente o consumidor para resolver alguma questão específica. “É possível conquistar ainda mais o consumidor com a comunicação no canal de sua preferência, otimizando e trazendo empatia para o processo. Oferecer agilidade e resolução de problemas é parte essencial do que vai garantir a volta do comprador”, afirma Fernando Géa, Country Manager Brasil da Aivo.

Por fim, mesmo que todas as transações no e-commerce sejam virtuais, alguns clientes ainda preferem ter a segurança de um contato telefônico para eventuais problemas. ” Oferecer mais canais de atendimento é um diferencial competitivo para o e-commerce. Neste caso, a tecnologia VoIP, é uma grande aliada para estratégias omnichannel, pois permite fazer a integração de canais com um sistema bem estruturado” comenta Leandro Campos, CEO da Nvoip.

Conte com uma boa plataforma de geração de fretes

Justamente por ser uma das últimas etapas do processo de venda, o frete tem um papel significativo na experiência de compra e pode ser determinante para fazer o consumidor voltar mais vezes para a loja. “Manter o seu frete organizado e integrá-lo com plataformas especializadas ajuda a realizar a cotação do frete em várias transportadoras de forma simultânea. Isso dará a oportunidade de promover campanhas ou gratuidade na entrega”, comenta Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.

Entenda seu consumidor e saiba o que (e onde) ele procura

Monitorar pontos de contato com o cliente, a partir das famosas pesquisas de satisfação, é imprescindível na tomada de decisões de staff em diferentes níveis de gestão. “A pesquisa de satisfação é uma estratégia proativa das empresas, em que a sua principal função é receber feedbacks dos clientes e depois transformar a voz do consumidor em ação para melhorar sempre. Esclarecer as reais necessidades do consumidor, os seus gostos e preferências, é essencial para o sucesso do negócio”, afirma Tomás Duarte, co-fundador e CEO da Track.co.

A análise de dados é um trabalho essencial porque permite que o empreendedor conheça bem seu público alvo. Uma das startups finalistas do ciclo 2021.2 do InovAtiva Brasil, a Virtus Automation & AI ajuda seus clientes com este esforço e é um exemplo de como as empresas podem usar a tecnologia para aumentar suas vendas no e-commerce. Ela trabalha com robôs e inteligência artificial em sua base. Um de seus produtos, o Virtus Analytics, faz a busca ativa pelos interesses dos consumidores online e define automaticamente a melhor estratégia de marketing para alcançá-los.

Aproveite a inteligência de dados de aplicativos parceiros

Fazer parcerias com apps estratégicos é uma dica para quem quer ter ótimos resultados com as vendas online, já que além de estes possibilitarem que marcas sejam conhecidas e vistas por consumidores, podem fornecer dados importantes. “Existem aplicativos que trabalham com a inteligência de dados, fornecendo ricas informações sobre as preferências dos clientes, o que possibilita que companhias elaborem estratégias assertivas e vendam mais”, explica Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves.

Invista em cibersegurança

Atualmente, temos vivido a Era da Informação, isto é, o conhecimento se tornou o bem mais valioso. Com isso, a cibersegurança, aos poucos, tem se tornado essencial no ambiente dos negócios. “A gestão de riscos é a chave para a sobrevivência de qualquer negócio, seja ela financeira, legal ou de segurança cibernética. O investimento em cibersegurança é um grande facilitador para a condução do negócio de maneira responsável e confiável tanto para o cliente, como para o empresário”, explica Andrew Martinez, CEO HackerSec.

Aposte em formatos de pagamento diversos

O momento de pagar é um dos mais importantes na hora de vender, e não ter o melhor método de pagamento para o cliente pode ser motivo de desistência da compra. Oferecer opções de pagamento que atendem diferentes perfis de consumidores é importante para aumentar as conversões de vendas e conquistar a confiança do consumidor, que vai ter liberdade para pagar como achar melhor. “Apesar do cartão de crédito liderar a preferência dos consumidores na hora de comprar online, formatos de pagamento alternativos ainda representam uma grande porcentagem das transações no e-commerce” explica Ralf Germer, CEO da PagBrasil.

Invista em ferramentas tecnológicas para vendedores

Estamos inseridos em um mundo cada vez mais tecnológico, mas o fator humano no processo de vendas ainda é insubstituível. “Atrelar ferramentas tecnológicas aos processos de vendas auxilia os vendedores a otimizar processos e construir uma operação de vendas eficiente. Aos empreendedores que pretendem apostar nas vendas online, o mercado disponibiliza tecnologias específicas que com certeza  garantirão o  sucesso do seu negócio” comenta Fábio Oliveiro, CEO da SalesFarm.

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