Especialista da faculdade Anhanguera orienta como o empreendedor pode conquistar sucesso no mundo virtual
POR: Ideal HKS
O mundo digital está muito presente na vida de todo mundo, e, se você quiser manter o seu negócio competitivo, precisa aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Mas com tantas ferramentas, é difícil saber por onde começar mesmo para quem já tem um negócio digital.
De acordo com o coordenador do curso de Administração da faculdade Anhanguera, professor Luiz Alberto Ferreira, é importante que todo empreendimento, sendo digital ou não, seja bem gerenciado para oferecer lucros, isso inclui conhecer o mercado em que se está atuando, entender o perfil dos consumidores e planejar com cuidado toda a parte financeira.
Outras dicas apontadas pelo docente mostram que, mesmo no mundo virtual, os direcionamentos são muito próximos do de um negócio físico, ou seja, são aplicáveis nos dois modelos de negócio. A principal diferença é que em uma loja online, o seu investimento de captação acaba ficando por conta das ferramentas de anúncios em sites de busca e nas redes sociais. “É necessário ter inteligência na hora do investimento”, afirma o especialista.
Veja algumas dicas do professor para administrar um negócio digital:
1. Entenda do mercado digital
Lembre-se que a venda na internet exige outros cuidados típicos desse meio como: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar na sua conta, custo da transportadora, entre outros. Não é que vender on-line seja mais caro, são apenas custos e dinâmicas diferentes que devem ser avaliadas na hora de estipular o preço adequado.
2. A fachada da sua loja virtual
A página do site é a sua loja. Não gaste dinheiro com desenhos ou recursos mirabolantes. Faça algo simples, seguro e que mostre logo de cara aquilo que tem a oferecer, com o objetivo de vendas.
3. Defina seu cliente
A internet nos permite conhecer o consumidor de forma mais prática. Outra forma de entendê-lo melhor é verificar o que a concorrência está oferecendo. Isso ajuda a conhecer os hábitos de compra e ajuda a oferecer produtos pontuais para clientela que você conhece. Quando você dispara mensagens promocionais aleatórias em redes sociais, elas podem ser direcionadas à pessoa errada, ou seja, um potencial cliente a menos.
5. Logística e estoque no e-commerce
Já que o consumidor não vai até sua loja pegar o produto, é importante ficar atento sobre os seus processos de logística. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as principais dificuldades de gestão de um e-commerce, a logística foi apontada como o segundo maior obstáculo encontrado na administração do comércio virtual, perdendo apenas para a carga tributária.
6. Dicas de plataformas de negócios
Há sites que estão prontos para anunciar e vender produtos, os chamados de marketplaces. A grande maioria é gratuita e neles é possível criar a descrição do que será vendido, colocar fotos e fazer negociações. É importante conferir se há taxas cobradas no valor das vendas.
7. Planilha de custos
Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é misturar o orçamento pessoal com o de seu negócio. Tirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir gastos da vida privada pode parecer normal, mas pode ser fatal. Para não cometer esse erro, estipule uma remuneração baseada não apenas no que você precisa para viver, mas também na saúde do seu negócio. Por isso, controlar a planilha de custo é crucial para o sucesso da empresa.
Crédito: divulgação