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Estratégia: profissional de Revenue Management foi protagonista na recuperação do setor hoteleiro

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POR: RS Comunicação

Gerenciamento de Receitas é um dos pilares da hotelaria e foi, sem dúvida, uma das áreas essenciais para que os empreendimentos sobrevivessem à pandemia. Segundo André Bustamante, gerente de receitas dos Hotéis Deville, “quando dizem ‘se a pandemia era um tsunami, o turismo e hotelaria estavam na beira da praia’, então eu complemento dizendo que o RM (revenue management) é o farol, que deve continuar orientando a navegação das embarcações a chegar nos seus objetivos”.

 

            Recentemente, Bustamante foi o vencedor na categoria RM do Prêmio VIHP 2021 (Very Important Hotel Professional), que contempla os grandes cargos na hotelaria brasileira. “Fico muito honrado por receber este prêmio, especialmente neste momento, em que o papel do RM é um dos protagonistas na recuperação do setor e na retomada dos negócios. E é curioso porque durante muitos anos da minha vida profissional eu trabalhava nos bastidores da hotelaria, realizando projetos e trabalhos que davam suporte às atividades principais da operação, das áreas de vendas, RM, MKT e também para as áreas administrativa-financeira, contábil, suprimentos e recursos humanos. Pouco antes da pandemia explodir eu resolvi ir para a linha de frente e participar diretamente na geração dos resultados. Então, este reconhecimento agora foi uma grata surpresa”, comemora.

 

            Segundo ele, a pandemia forçou a prática da resiliência: “A partir do momento que vimos a ocupação dos hotéis cair abruptamente e, em questão de dias, ver muitos deles fecharem as portas, foi necessário ter um senso crítico, buscar por dados e informações concretas sobre o que estava acontecendo, ter muita criatividade, mas principalmente, acreditar que tudo aquilo era o início de uma grande transformação (para melhor)”. Como em todas as crises econômicas, ele lembra: “Não quero ser repetitivo aqui. Muito já se falou sobre ‘fazer mais com menos’ (é assim em todas as crises econômicas, e deve ser assim sempre), sobre ser mais estratégico (isso sempre foi necessário!), sobre ser mais automatizado, etc. Tudo isso é verdade, mas não devia ser novidade!”

 

“As empresas que antes não davam importância na implementação de certas metodologias, e/ou que não investiam em iniciativas visando mais eficiência/automação com menos custos a médio e longo prazo, agora se veem obrigadas a seguir por este caminho. E eu novamente menciono sobre a habilidade de ser resiliente, em todos os aspectos da nossa vida (profissional e pessoal). Para um Revenue Management (ou Strategist), assim como em qualquer posição, valorizar as pessoas que trabalham na equipe, proporcionar um ambiente onde elas se sintam confortáveis para identificar oportunidades, sugerir e implementar ideias, errar e acertar juntos, dedicar tempo para contribuir com o desenvolvimento profissional do time, tudo isso eu acredito que se tornou ainda mais necessário com a pandemia, pois mais do que nunca, percebemos que não conseguimos nada sozinhos”, analisa.

Nos Hotéis Deville, Bustamante conta que há vários investimentos sendo feitos em projetos: “Começando pelo nosso novo website e motor de reservas, com gateway de pagamento online, estreitando parcerias com os intermediários numa relação ‘ganha / ganha’, oferecendo solução de reservas sem burocracias, passando pela implantação de processos e sistemas de CRM e muito mais. Ao longo dos meses de maré baixa, aproveitamos bem o nosso tempo disponível para aprimorar as ferramentas de análises. Estamos sempre melhorando nossas plataformas de gestão de dados. Temos um sistema de BI (Business Intelligence) que facilita muito no dia a dia, e estamos constantemente ajustando e criando novos dashboards que tragam eficiência de análise para encurtar o tempo da tomada de decisão e, assim, dar mais agilidade na execução de ações estratégicas que visam a lucratividade. O alinhamento entre as áreas de vendas, RM e marketing com a outra ponta, de gestão de custos, controladoria e financeiro, é um grande diferencial da Rede Deville para entregar a rentabilidade desejada aos acionistas”, complementa.

 

            Para quem está iniciando na carreira, André dá algumas dicas: “É natural que ao longo do tempo a gente vá se especializando em uma determinada área. Então, além de ser um especialista, recomendo que procurem também conhecer um pouco de como funcionam as demais áreas da empresa – das atividades chave, que formam o core business do negócio, até aquelas que são básicas para qualquer organização existir. Ao entender um pouco de tudo, passamos a ter uma visão mais ampla e compreendemos a interdependência dos processos dos diferentes silos funcionais. Em minha opinião, esta habilidade de um olhar mais estratégico e sistêmico sobre como trabalho coletivo afeta os resultados, para melhor ou pior, certamente fará com que o profissional se destaque na sua carreira”, orienta.

 

Sobre os Hotéis Deville

 

A Rede de Hotéis Deville começou sua história em 1974, na cidade de Curitiba, e desde então, a rede cresce e se consolida como um dos principais grupos hoteleiros do país, sendo proprietária e administradora dos respectivos hotéis.

Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia, atualmente a marca investe e opera 9 hotéis em território nacional. Formada pelas bandeiras Deville Prime, Deville Business, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, a rede Deville conta com aproximadamente 1.600 acomodações e mais de 800 funcionários.

Mais informações sobre os hotéis podem ser acessadas no site www.deville.com.br
Conecte-se conosco no Facebook e @hoteisdeville no Twitter e Instagram e TikTok

Assessoria de imprensa Hotéis Deville: RS Comunicação: Danielle Sommer ou Rafaela Salomon contato@rafaelasalomon.com.br

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