Novo espaço da startup faz parte do investimento de R$2.5 bilhões da Kavak no Brasil e tem capacidade para mais de mil veículos prontos para serem comercializados
POR: JeffreyGroup
O novo espaço reforça a relevância do Brasil para a mexicana Kavak, que investiu no país 10 vezes mais do que em qualquer outra operação, sendo, até o momento, o maior investimento da empresa desde a sua criação, em 2016. Em julho deste ano, a startup chegou ao Brasil e anunciou que injetaria R$2.5 bilhões para a operação brasileira. Em setembro, a Kavak viu seu valor multiplicado pela segunda vez em 2021, de US$4 bilhões a US$ 8,7 bilhões, após rodada de Serie E.
“O maior showroom da Kavak no território latino-americano não está localizado no Brasil a toa. O brasileiro é tradicionalmente apaixonado por carros e o mercado nacional de veículos seminovos e usados é o terceiro maior do mundo. É natural que para atender a um consumidor tão exigente, em um mercado grande e promissor como o Brasil, precisaríamos oferecer uma experiência revolucionária e uma estrutura sem precedentes”, afirma Roger Laughlin, co-fundador da Kavak e CEO da empresa no Brasil. A Kavak tem planos de expandir ainda mais no país, com previsão de chegar a 1 milhão de m² ao longo de 2022. A empresa já possui um inventário de mais de oito mil veículos e, até o final do ano que vem, pretende superar a marca de 100 mil automóveis comprados para compor inventário e 50 mil carros vendidos no mercado brasileiro.
O showroom de Barueri oferece a experiência híbrida e personalizada que a Kavak já disponibiliza nas outras 17 estruturas espalhadas em grandes shoppings da Região Metropolitana de São Paulo e do interior, em Campinas e Sorocaba. Contudo, o espaço recém inaugurado tem a particularidade de trazer à tona, de uma forma mais expressiva devido ao seu tamanho, o conceito de jornada do cliente dentro da Kavak, que propõe uma forma pioneira na transação de automóveis, apoiando o consumidor durante todo o processo. Além de uma arquitetura moderna e aconchegante, com cabines que explicam as etapas da transação com a Kavak, os especialistas in loco garantem um atendimento dedicado ao cliente que já iniciou a jornada com a empresa pelo site ou aplicativo, além de responderem a eventuais dúvidas de novos consumidores.
Ainda de acordo com Roger Laughlin, o brasileiro tem se mostrado receptivo ao modelo criado pela Kavak: “A nossa proposta é formalizar uma indústria cheia de incertezas em suas transações: a experiência de comprar um carro usado deve ser tão prazerosa e segura quanto a de comprar um carro zero quilômetro ou qualquer outro produto adquirido pela Internet. Nos últimos 50 anos, o setor de seminovos mudou muito pouco e não acompanhou a necessidade do consumidor de processos mais simples, transparentes e confiáveis. A Kavak está aqui para sanar esta dor”, finaliza o executivo.
O showroom de Barueri está localizado na mesma área do Centro de Processamento da Kavak, em um espaço da empresa, ainda em construção, conhecido como Hub Kavak City. É no Centro de Processamento que a Kavak recebe e faz a manutenção de todos os carros comprados pela empresa, antes de disponibilizar os automóveis aos clientes em seu catálogo online. Todos os 18 showrooms da Kavak apoiam a estratégia digital da startup, ao permitirem que o cliente, se assim preferir, visite o veículo escolhido online, caso queira comprar um automóvel. Já os consumidores que desejam vender um carro para a Kavak, podem fazer toda a transação online e entregar o veículo no showroom da empresa, recebendo o dinheiro no mesmo dia.
Para conhecer o Centro de Processamento da Kavak, clique aqui.
Como funciona a Kavak
Sem burocracias e oferecendo uma transação fácil, segura e rápida, o modelo de negócio da Kavak é inovador porque possibilita uma experiência híbrida de compra e venda de carros, atendendo a todos os perfis de clientes. Na Kavak, o proprietário que deseja comprar um seminovo ou usado acessa o site ou aplicativo da empresa e navega pelas opções de carros disponíveis no catálogo online da Kavak, fechando o negócio sem sair de casa. Se tiver interesse, o cliente pode ainda visitar os carros nos showrooms espalhados pela Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba.
A Kavak apoia toda a parte burocrática, fazendo a ponte com instituições bancárias para financiamentos, avaliando a documentação do veículo e disponibilizando o serviço notarial com um representante de cartório parceiro para assinatura de documento no dia da retirada do veículo.
Já o proprietário de um veículo com até 10 anos de fabricação pode vendê-lo para a startup e fazer um orçamento online, em questão de minutos, e agendar a inspeção para confirmar a proposta final em um showroom da empresa ou a domicílio, com a possibilidade de receber o pagamento no mesmo dia. Diferente do que acontece no setor, a Kavak compra de fato o automóvel e recondiciona todos os seminovos antes de disponibilizá-los em seu catálogo online, seguindo uma inspeção física robusta que verifica diversos itens do carro.
Fundada em 2016 no México, a Kavak foi o primeiro unicórnio no país. Criada por Roger Laughlin, Carlos e Loreanne Garcia Ottati, o modelo de negócio surgiu após os três sócios compartilharem suas experiências desgastantes ao tentarem comprar um carro usado. No México, a empresa chegou ao posto de número um no setor em menos de cinco anos de existência. Além do país, a Kavak tem operações na Argentina, desde 2020, e no Brasil, onde chegou em julho deste ano.
Serviço: Showroom Kavak City
Estr. dos Alpes, 4172 – Res. Morada dos Lagos, Barueri – SP, 06423-150
Sobre a Kavak
Sobre a Kavak
A Kavak iniciou a revolução no mercado automotivo em 2016, ao criar uma plataforma baseada no uso de dados e tecnologia que permite comprar, recondicionar e vender carros usados pela internet ou nas instalações da empresa (hubs), com todas as garantias de segurança e confiança. Após quatro anos de operação, a Kavak se tornou a primeira empresa unicórnio da história do México e uma das startups mais valiosas da América Latina.