O setor é um dos que mais se reinventou nesse período de pandemia
POR: Agência Deadline
Se os últimos dois anos foram marcados pelas lives nas redes sociais, 2022 provavelmente ganhará o selo de “o ano dos eventos híbridos”. Ou seja, impulsionado pela forte presença da comunicação digital, o uso de equipamentos tecnológicos (como drones) e a criação de eventos tendo tudo isso como base.
Em uma economia criativa como a que vivemos, as novas tecnologias chegam como verdadeiras aliadas para o mercado audiovisual que só cresce. Só para ter uma ideia, de acordo com a PwC, o audiovisual representa um segmento que arrecada mais ou menos R$ 25 bilhões por ano no Brasil, ou 0,4% do PIB.
Não à toa, essa tendência invadiu os escritórios pelo país, principalmente para facilitar a comunicação empresarial com clientes e equipes — fora os negócios na área cultural e de eventos. “2020 e 2021 foram anos em que conseguimos um destaque sólido para trabalhos com o portfólio de produtos de vídeo voltados pra área B2B”, comenta Bruno Rodrigues, um dos sócios da Artes Filmes, primeira franquia de produtoras de vídeo do Brasil.
O que esperar para este ano
Palestrar em frente ao computador é diferente. Ou reunir toda a equipe para uma live que, em outros tempos, seria um grande encontro para os tradicionais apertos de mão e cafezinhos. 2022 continuará a guiar o mercado de audiovisual corporativo indoor.
É sempre bom lembrar que o online alcança mais pessoas. Sem contar nas possibilidades de criar conteúdo inteligente, chamativo, com altos recursos audiovisuais e apelo que prende a atenção de qualquer colaborador.
Algumas tendências que ganham os holofotes para o mercado corporativo são:
- Plataforma OTT: plataforma de distribuição de conteúdo pela internet, em que o usuário assiste sob demanda. Para as empresas, vai ser fácil disponibilizar palestras, gravações de lives, treinamentos, entre outros, para a equipe assistir quando e onde quiser.
- Filmagem com drone: pensar em produtoras de vídeo que não aproveitem os drones é algo que não combina. Além de conseguir ótimas filmagens que ajudam a ilustrar todo tipo de conteúdo, o equipamento veio para transformar as gravações corporativas em algo mais próximo e dinâmico.
- Vídeo 360º: conhecidos também como vídeos imersivos ou vídeos esféricos, os vídeos em 360º também conquistaram o mercado de audiovisual corporativo. Junto com as imagens captadas com os drones, por exemplo, um material empresarial fica rico, diferente e cria uma ótima experiência por quem assiste.
“Mesmo que ainda não tenhamos projeções em termos de números mais concretos, com a fluidez e demanda que estamos vendo em termos de vídeos corporativos, sabemos que 2022 será repleto de oportunidades”, comenta Bruno Rodrigues.