- Em 2021, o BMW Group vendeu 47.404 unidades das suas marcas BMW e MINI na América Latina.
- Com estes números, o Grupo reforçou a sua liderança em 25 dos 27 países nos quais tem presença na região.
- Em 2022 o BMW Group América Latina continuará dirigindo seus esforços para a eletrificação dos seus veículos, assim como a digitalização dos seus processos e o atendimento ao cliente.
- O BMW Group entregou 2.515.939 unidades a clientes em âmbito global, o que significa um aumento de 8,4% sobre o ano anterior.
POR: JeffreyGroup
Em 2021, o BMW Group América Latina consolidou-se, mais uma vez, como o fabricante de veículos líder no segmento Premium tanto em âmbito mundial como na América Latina. Depois dos desafios enfrentados globalmente nos últimos dois anos, o BMW Group América Latina demonstrou grande capacidade para reforçar sua posição de mercado ao vender um total de 40.071 unidades da marca BMW (+16,2% em comparação a 2020), 7.333 unidades de MINI (um aumento de 14,2% em relação ao ano anterior) e 22.146 unidades da marca BMW Motorrad (14,8% de crescimento em comparação a 2020). Isso garante ao BMW Group e suas marcas uma participação de mercado de 36,5% na América Latina.
Em resposta aos desafios enfrentados pela indústria, o BMW Group América Latina teve avanços significativos em questões de processos de digitalização tanto em serviço ao cliente como em venda e pós-venda. E com mais de 6 mil veículos eletrificados vendidos em toda a região (ou 14% de vendas totais na América Latina), o BMW Group América Latina se consolida como uma empresa que coloca a mobilidade elétrica no centro da sua estratégia. Isso demonstra fortaleza operacional e capacidade de inovação que permitiram à companhia fortalecer seu negócio.
“Tivemos um ano desafiador, mas definitivamente no BMW Group América Latina soubemos responder com agilidade e inteligência para reforçar o posicionamento da nossa companhia na região. Investimos tanto em infraestrutura como em aberturas de centros de distribuição e alianças-chave. Desta forma, temos um foco orientado à eletrificação que impacta positivamente toda a região e que se viu refletido não somente em temas de lançamento de produto, mas em nosso esforço de promover uma cultura de sustentabilidade. A indústria se transformou, e é importante ter um foco muito mais centrado no consumidor e na digitalização, que é algo que reforçamos, sem deixar de lado a estabilidade do negócio”, comentou Reiner Braun, o novo Presidente & CEO de BMW Group América Latina.
O BMW Group México promoveu a chegada de novos veículos e reforçou seu serviço de atendimento ao cliente.
Em 2021, um dos objetivos principais do BMW Group México foi a contínua fidelização e o cuidado dos seus clientes por meio da implementação de novas tecnologias, digitalização, serviços de financiamento, assim como oferta de venda e pós-venda. Por outro lado, foram impulsionados com força projetos de eletromobilidade, com o objetivo de não somente fortalecer a oferta de produtos eletrificados que são oferecidos ao cliente, mas também transformar o BMW Group México em uma companhia ainda mais sustentável. Ao longo dos últimos anos, o BMW Group México se posicionou como um pioneiro e um líder do tema no país e tem o objetivo de continuar atuando assim em longo prazo, promovendo a chegada de mais modelos eletrificados ao mercado mexicano durante 2022.
Graças a este posicionamento, o relacionamento com públicos-chave da companhia se fortaleceu ainda mais em 2021, consolidando as marcas BMW, MINI e BMW Motorrad na liderança da sua indústria. Em 2021, o BMW Group México vendeu 12.895 unidades da marca BMW e 4.017 veículos MINI, com um aumento de 13,4% e 7,3%, respectivamente, em relação ao ano de 2020. Por sua vez, a BMW Motorrad vendeu um total de 6.248 unidades, o que significou um aumento de 18.2% em relação ao ano anterior. Isto significa que o BMW Group no México obteve uma participação de mercado de 31,2%, superando todos os seus concorrentes no segmento Premium.
“Em 2022, nos concentraremos na melhoria da experiência dos nossos clientes em todas as áreas, a fim de poder continuar com a nossa posição no segmento de veículos Premium no México. Também daremos seguimento à implementação de ferramentas digitais, já que estes formatos inovadores nos permitiram permanecer próximos dos clientes e fãs; continuaremos promovendo diálogo sobre sustentabilidade e eletrificação; assim como impulsionaremos as iniciativas no país que ajudem a gerar a infraestrutura que os nossos clientes requerem. Finalmente, temos o compromisso de trazer ao mercado mexicano os lançamentos mais recentes das nossas marcas, juntamente com seu início de vendas mundial”, comentou Maru Escobedo, CEO para o BMW Group México.
BMW Group Brasil avança em vendas, eletrificação, produção local e desenvolvimento de tecnologias globais.
26 anos depois de ter chegado ao país e com duas plantas de produção locais, o BMW Group Brasil se posicionou como um dos braços mais importantes do negócio na região. Em 2021, o BMW Group Brasil anunciou a produção local de novos modelos de veículos, o que confirma a qualidade do país para produzir com tecnologia, qualidade e paixão; assim como uma amostra do compromisso com o país. O BMW Group é o maior fabricante de veículos Premium da América do Sul: nas suas plantas de carros e motocicletas são realizadas estratégias e desenvolvimento de softwares de digitalização. Junto com o anúncio de novos produtos, o BMW Group confirma o aumento das atividades de engenharia no Brasil, como apoio ao desenvolvimento global de tecnologia para a empresa.
Hoje, um de cada três veículos vendidos no segmento Premium brasileiro é um BMW, e neste país o Grupo vende mais unidades que os seus principais concorrentes somados. Em 2021, o BMW Group Brasil vendeu um total de 14.552 unidades da marca BMW (+16,8% em comparação a 2020), 1.418 unidades de MINI (+9% em comparação a 2020) e 11.904 unidades da marca BMW Motorrad (+13,9% em comparação a 2020).
“Os planos do BMW Group no Brasil permanecem inalterados e focam na manutenção da liderança do mercado Premium, como fizemos até agora. Para 2022, temos previsto promover mais de 30 lançamentos de produto, incluindo modelos BMW, MINI e BMW Motorrad. Acreditamos no Brasil e no futuro das plantas de Araquari e Manaus. Isto se viu refletido em grandes investimentos que foram anunciados durante o ano de 2021, com a finalidade de crescer e continuar fortalecendo o mercado brasileiro com produção local e apoio para o desenvolvimento mundial de tecnologias. Definitivamente o Brasil é um mercado muito importante para o BMW Group e esperamos que esta tendência continue e se amplie”, comentou Aksel Krieger, CEO do BMW Group Brasil. “Esperamos continuar com nosso sucesso em vendas e vamos avançar na eletrificação com cinco modelos totalmente elétricos oferecidos no país”, comentou o executivo.
Os Mercados Importadores na América Latina trabalham na fidelização de clientes e reativação da economia localmente.
Para o BMW Group, a região da América Latina e do Caribe (onde a empresa opera por meio de Importadores como sócios de negócio) é um pilar fundamental da companhia, não somente no tema de vendas ou posicionamento de marca, mas também na sua capacidade de adaptação em direção às constantes mudanças pelas quais os países que integram esta região atravessam. Em 2021, os Mercados Importadores e sócios do BMW Group trabalharam na reativação paulatina dos eventos presenciais nos seus showrooms, o que ajudou a manter o BMW Group e suas marcas como os favoritos dos clientes.
Desta forma, foram promovidos importantes investimentos em alguns países da região com a finalidade de ajudar a rede de Importadores a fortalecer seu posicionamento local. Como foi o caso do Uruguai, onde o BMW Group realizará um investimento de 20 milhões de dólares, que inclui o desenvolvimento de um novo showroom sustentável. No final de 2021, os Mercados Importadores reportaram um aumento de 26,9% de vendas da marca BMW em relação ao ano anterior com 11.759 unidades vendidas, e um aumento de 36,9% para a marca MINI com 1.722 unidades vendidas. Por sua vez, a marca BMW Motorrad registrou um aumento de 23,9% com 4.544 unidades entregues a clientes.
“Em 2021 implementamos, juntamente com a nossa rede de Importadores, estratégias para manter o posicionamento do BMW Group como líder do segmento Premium na região, objetivo que foi atingido. Criamos mecanismos que nos mantém próximos aos nossos clientes ao oferecer-lhes experiências de marca, mas também inovação de produto, segurança e tecnologia, o que nos colocou, sem dúvida, na liderança da região. Esperamos seguir crescendo durante o ano de 2022”, mencionou Alejandro Echeagaray, CEO dos Mercados Importadores da América Latina e Caribe.
BMW Group Argentina: mais de duas décadas de compromisso contínuo.
Apesar do ambiente macroeconômico complexo na Argentina durante os últimos anos, o compromisso do BMW Group com o país, 21 anos depois da chegada da sua subsidiária, segue mais forte que nunca. Em 2021, o Grupo anunciou um contrato de sourcing de mais de 300 milhões de dólares para adquirir lítio argentino, o que converterá a Argentina no segundo fornecedor mais importante dessa matéria-prima para o BMW Group globalmente. Este anúncio fortaleceu o posicionamento de mercado da companhia nesse país.
Adicionalmente, foram anunciados importantes investimentos da Rede de Distribuidores do país, assim como lançamentos locais que posicionam o BMW Group Argentina como um dos líderes do segmento Premium nacional. No final de 2021, a Argentina reportou um total de 865 unidades da marca BMW entregues a clientes, 176 unidades comercializadas da marca MINI, e outras 292 unidades da marca BMW Motorrad.
“A Argentina é um mercado importante para o BMW Group. Há mais de duas décadas com presença ininterrupta no país, por meio de uma subsidiária, conseguimos entregar o serviço Premium que os clientes esperam e valorizam. Em 2021 implementamos um ambicioso plano de investimentos da nossa rede de distribuidores que desde 2018, compreendem o aporte de mais de 15 milhões de dólares. Continuamos aproximando as novidades de produto das nossas marcas BMW e MINI aos nossos clientes; e anunciamos o abastecimento de lítio argentino para a fabricação das células de baterias de quinta geração, pilar importante da estratégia de eletrificação do BMW Group”, comentou Ivana Dip, CEO do BMW Group Argentina.
Tabelas de informação – Resultados consolidados de vendas em 2021
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Sobre o BMW Group América Latina
O BMW Group na região da América Latina comercializa as três marcas BMW, MINI, e BMW Motorrad; assim como em alguns países o BMW i também está incluído. O BMW Group México começou as suas atividades no final de 1994 e portanto comemorou em 2019 o 25o aniversário de presença neste país. Na região da América Latina o primeiro importador estava localizado no Equador em 1958, razão pela qual contam com uma presença neste país de mais de 50 anos.
O grupo conta com duas plantas no Brasil, uma em Araquari, Santa Catarina ambas focam a produção de carros. A outra planta que está em Manaus, Amazonas, e é a primeira instalação que fabrica veículos de duas rodas da marca fora da Alemanha. Em julho de 2014, foi anunciado o investimento de um bilhão de dólares para a construção e operação de uma planta de produção em San Luis Potosí, México; que iniciou operações em 2019 com a nova geração do BMW Serie 3.
Além de contar com uma organização de serviço e pós-venda que oferece atendimento aos clientes.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de 5,222 bilhões de Euros com receitas no valor de 98,990 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.
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