*Por Arthur Furlan
Mudar de espaço é sempre um desafio: organizar tudo o que precisa ser levado, empacotar, encaixotar, transportar e organizar novamente. E no meio de toda essa trajetória, coisas podem se perder. Da mesma forma, migrar a hospedagem de um site pode ser perigoso se não há organização e planejamento.
A movimentação necessita de muita cautela, já que consiste no encaminhamento de todo o banco de dados, e-mails, apontamento do domínio (DNS), configurações e informações de uma plataforma antiga para uma nova. Qualquer erro nesse processo pode ser devastador.
Além da perda de dados, a falta de atualização do banco de dados é um problema comum, que normalmente acontece pela demora na finalização do procedimento. Além disso, o site pode ficar instável ou fora do ar, por isso, ficar atento aos códigos e configurações é fundamental. Listo aqui outros pontos fundamentais para uma migração segura:
Monte uma equipe para cuidar da movimentação – assegurar a tarefa à uma equipe de gestão e ter disponível todos os dados de acesso da antiga plataforma de hospedagem é essencial para manter a segurança. O gestor também precisa estar inteirado sobre todos os arquivos e conteúdos que serão transferidos, para que seja possível corrigir falhas antes de prejudicar diretamente o servidor. É evidente que nem todas as empresas podem e devem contratar uma equipe para essa função, por isso já existem no mercado serviços “on demand” e até mesmo soluções automatizadas para isso.
Faça backup com (FTP) – além do File Transfer Protocol, um gerenciador de arquivos também funciona. É preciso configurar o sistema de nome de domínios (DNS) e seguir o protocolo SSH, que assegura a troca de informações protegidas entre o servidor remoto e o cliente. Além disso, é preciso verificar a qualidade e o volume dos dados e a eficiência do software utilizado para a operação.
Aposte na nuvem – o procedimento se tornou tendência, pois oferece um excelente custo-benefício, exige menores recursos de armazenamento e possibilita que aplicativos, serviços completos e parciais sejam migrados com bastante proteção.
Lidar com um processo tão importante e arriscado pode ser estressante, principalmente pela pressão de que se algo der errado, todo o site pode ficar comprometido. Por isso, confiar esta tarefa a uma equipe especializada em sites é a melhor solução. A migração de hospedagem pode trazer uma performance melhor para empresas que não estão satisfeitas com seu atual servidor. Não tenha medo de arriscar e mudar, mas deixe o trabalho nas mãos dos especialistas.
*Arthur Furlan, CEO da Cloudez, empresa parceira de agências e prestadores de serviços digitais, que organiza e automatiza as atividades operacionais, desde a hospedagem cloud até cobranças, para obter eficiência, gerar mais receita e aumentar seu diferencial junto aos clientes.