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Tecnologia

WMS na intralogística: o software adequado é fator-chave na criação de valor

4 Mins read

*Por Emerson Lourenço, Sales Solution Manager da viastore no Brasil

  Com a pandemia da COVID-19, o modelo de negócios multicanal ou do inglês omnichannel, já é uma necessidade para muitas empresas que antes se concentravam em vendas diretas ou em sua rede de distribuição. Isso se tornou necessário dado o fato de os consumidores escolherem o canal de vendas que parece mais simples e conveniente para o momento – o fornecedor que está lá e pode entregar, conquista a venda.

Ignorar, por exemplo, a loja virtual em detrimento de outros canais de venda, significa negligenciar as demandas dos clientes. Naturalmente, faz uma grande diferença se um fabricante de produtos industriais abastece seu distribuidor com um pedido convencional ou se o usuário final está esperando por um pedido urgente logo após a conclusão do mesmo.

O recebimento de pedidos de compras, o atendimento ao cliente e o tratamento de devoluções, cada vez mais são realizados de forma digital e em tempo real. Isso não se aplica apenas à gigantes do comércio eletrônico como a Amazon, mas também à pequenas e médias empresas, qualquer que seja o segmento. Dessa forma, a criação de novas oportunidades de vendas e a oferta de serviços com qualidade, representam um enorme desafio em termos de logística.

Ao final, fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços precisam ser extremamente flexíveis, responder às solicitações dos clientes em tempo real, garantir a entrega no prazo e ainda lucrar mesmo com pedidos unitários. Além de alto desempenho dos equipamentos, é principalmente o software que desempenha um papel fundamental para garantir processos enxutos e suaves, desde o recebimento do pedido até a entrega do produto no cliente final.

Nesse contexto, o processamento eficiente de pedidos pode ser realizado através da utilização de um Sistema de Gerenciamento de Armazém, ou simplesmente, WMS (Warehouse Management System). O WMS não só gerencia sistemas de armazenagem e estoques, mas também controla todos os processos de intralogística. Ele organiza, prioriza e processa os produtos recebidos através de vários canais de venda. O WMS coordena o recebimento, depósito, posição de depósito, retirada, separação e embalagem, bem como como saída e embarque dos produtos.

Seja em um pequeno armazém manual ou um complexo centro logístico automatizado de alto desempenho, um WMS moderno permite total visibilidade dos processos com um simples clique. O sistema é também capaz de controlar componentes de automação como Miniloads, Transelevadores, sistemas transportadores e robôs autônomos, além de assumir funções de visualização e gerenciamento de sistemas complexos de fluxo de materiais.

Entre as principais tarefas e funções do WMS estão a entrada e saída de produtos. No caso de entrada, o software faz a gestão de todo o processo de recebimento e desconsolidação dos produtos. Com relação à saída de produtos, o WMS possibilita a gestão completa dos pedidos a serem processados de acordo com estratégias específicas. O WMS também gerencia embalagens, envio e confirmação de entrega e, nos armazéns e centros de distribuição onde grande parte dos processos já são automatizados, o WMS pré-calcula todas as tarefas. Isto garante uma execução suave sem perda de tempo.

Além disso, o WMS aciona o controle de qualidade, gerencia cadastro dos itens, controla a gestão de armazenagem e devoluções, garante total controle de estoque e controla a realocação e o reabastecimento do estoque. A flexibilidade ainda desempenha um papel importante, para que, por exemplo, pedidos urgentes possam também ser processados de forma confiável e rápida. O processo contínuo e o monitoramento de estoques garantem a rastreabilidade consistente dos produtos ao longo de toda a cadeia intralogística.

Para garantir a total integração do WMS à operação, a personalização do software deve ser um fator importante a ser levado em consideração. Os módulos de extensão de um WMS também devem incluir pacotes de software que suportam, entre outras coisas, vários princípios de separação.

Embora um sistema de gestão de armazém controle tarefas complexas em uma empresa, deve ser fácil e intuitivo de usar, mesmo via smartphone ou tablet. Cada funcionário deve ser capaz de usar o software sem a necessidade de um extensivo treinamento, e, para isso, uma interface gráfica autoexplicativa é essencial. Além disso, com as operações distribuídas por diversas regiões do planeta, exige-se uma plataforma multilingue capaz de se adaptar a qualquer localidade.

Entre as vantagens de um WMS moderno estão o processamento rápido de pedidos e registro em tempo real do estoque. O WMS aumenta a confiabilidade do processo e permite a utilização ideal de todos os recursos do armazém, reduzindo os custos de armazenagem e, simultaneamente, aumenta a rentabilidade da empresa.

Graças a pré-configuração, um WMS pode ser implementado e atualizado de forma rápida e fácil, tornando-o totalmente viável e preparado para necessidades futuras.

Em resumo: no atual estágio da tecnologia e do universo dos softwares, o WMS se tornou uma ferramenta indispensável para garantir uma operação enxuta e ágil. A solução permite que todas as tarefas de um centro de distribuição possam ser executadas e controladas em tempo real, o que é um fator crítico de sucesso para qualquer operação.

 

*Emerson Lourenço é Sales Solution Manager da viastore no Brasil, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do ABC e pós graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV. Entusiasta da tecnologia, possui sólida carreira construída na área de intralogística, com destaque a vendas, concepção, engenharia e gestão de projetos intralogísticos em diversos segmentos de negócio, tendo implementado mais de 50 projetos em todo o Brasil.

POR: Manchete Editorial 

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