Itens são vendidos através de cotação eletrônica ou venda direta e, em breve, o site será multi-idioma e aceitará pagamento em bitcoins
POR: RS Comunicação
Dentro do processo de internacionalização e com o avanço da compra online impulsionado pela pandemia, a startup paranaense SYX acaba de lançar sua nova plataforma: www.syxglobal.com. O marketplace B2B, que até 2021 se chamava Central de Materiais, transforma materiais inservíveis para indústrias em dinheiro e ainda traz sustentabilidade.
O grande diferencial da nova plataforma é a usabilidade do cliente: mais objetiva, intuitiva e clean, além de mobile friendly. O desenvolvimento foi feito repensando toda a jornada do cliente, em parceria com o estúdio de design Matilha, que conta com cases de sucesso de empresas como Pipefy e Juno.
“O papel da tecnologia é servir as pessoas, por isso, pensamos no cliente sendo o centro da nova plataforma. Ela está mais rápida e fácil de usar, além de robusta em segurança. Colocamos mais inteligência, um exemplo é o termômetro indicando se a proposta do comprador está num nível de chance a ser aceita ou se está muito abaixo dos outros concorrentes ao mesmo produto. Com isso, reduzimos o risco de insucesso tanto para o comprador, como para o vendedor que quer realizar a transação”, explica o CTO da SYX, William Domingues.
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O grande diferencial do negócio é vender materiais que estão parados ou em desuso, e mesmo recicláveis de indústrias para outras empresas. No guarda-chuva entram veículos, sucatas, máquinas e ferramentas, por exemplo, de áreas como infraestrutura, florestal, metal e mecânica e mineração. “O comprador tem acesso a máquinas e equipamentos usados, estoques de MRO (Manutenção, Reparos e Operações) e resíduos das maiores empresas do segmento industrial do Brasil, que são vendidos através de cotação eletrônica ou venda direta”, explica William.
Em breve, a plataforma terá serviços/funcionalidades como cotação e contratação de frete, aliado a seguro de cargas, se necessário; negociações internacionais, com a plataforma multi-idioma; novas formas de pagamento, como em bitcoin; possibilidades de acesso a crédito e financiamento; e transações blockchain. A navegação é 100% gratuita: “Qualquer comprador pode acessar e se cadastrar, Pessoa Jurídica ou Pessoa Física. Somente precisará se atentar aos documentos exigidos para compra e retirada de cada lote. E todo o processo de compra e venda é realizado pelo site”, conta o COO da SYX, Regina Augusto Flandoli. O cliente vendedor não paga para anunciar – quem assume as taxas da transação é o comprador.
O upgrade também é uma forma de resposta ao aumento das negociações online, impulsionado pela pandemia: Segundo Regina, “as negociações foram facilitadas pelo estreitamento de caminho e consequentemente, relacionamento. Antes se fazia necessária a visita in loco ao cliente, agora, com o uso do online, as negociações se tornaram mais ágeis e rápidas. Por outro lado, o cliente se predispôs a aceitar com mais facilidade o uso da tecnologia para concretizar suas compras”.
Com esse suporte tecnológico, a startup inicia 2022 em ritmo de crescimento: “Saímos de R$ 13,7 milhões transacionados em 2019 para fechar 2021 com R$ 65 milhões. O planejado é dobrar o volume nos próximos quatro anos, chegando em mais de R$ 1 Bi em 2025”, comemora o CEO da SYX, Marcio Léo Danielewicz.
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Sobre a empresa
A SYX foi fundada em 2012, como Central de Materiais, e é um centro de negócios que realiza a gestão de ativos e inservíveis de empresas, organizando e otimizando o processo de venda desses materiais. A jornada começa desde a avaliação até a entrega, proporcionando capital de giro e liberação de espaço, de forma sustentável e através de uma enorme base de compradores. Em 2021, conquistou o 3º lugar no ranking da categoria Cleantechs do Brasil pela 100 Open Startups. Também foi escolhida pela Endeavor para participar do Escale-up 2021 – Programa de Aceleração das Empresas que mais Crescem no Brasil. Em 2022, foi escolhida pela segunda vez consecutiva para receber o selo Cubo do Itaú e fazer parte do maior hub de inovação da América Latina.