Os paulistanos Leonardo Satt, Luciano Silva e Bruno Moreno juntaram suas próprias marcas de cerveja e criaram a Dogma, que já possui seu próprio bar no centro de São Paulo, além de uma loja virtual onde é possível encontrar desde copos até bonés com o logo da marca
POR: Renato Lopes – Noticia Expressa
Eleita a melhor cervejaria brasileira de 2015, 2017 e 2018 pelo RateBeer (um dos maiores sites de avaliação de cerveja), a empresa surgiu em 2015 e foi fundada por três paulistanos: Leonardo Satt, Luciano Silva e Bruno Moreno.
Os três se conheceram nas produções caseiras e acabaram se tornando grandes amigos. O curioso é que cada um já tinha sua própria cervejaria cigana. Bruno era proprietário da Serra de Três Pontas, Luciano era da Noturna e Leonardo tinha a Prima Satt. “Nosso objetivo em criar a Dogma foi dedicar nossas energias e esforços em uma única marca e com isso tornar ela ainda mais forte e reconhecida no mercado de cervejas artesanais”, explica Satt.
Mas não é apenas o sabor que é prioridade na hora de produzir um novo rótulo. “Uma boa receita começa com muito estudo, então é necessário conhecer bem os insumos e as técnicas que envolvem a utilização deles. Antes de iniciar uma receita eu faço uma espécie de organização mental de como que quero que ela fique e assim vou desenvolvendo a receita”, ressalta Moreno. Com o objetivo de proporcionar uma experiência única para o consumidor, a marca também investe em nomes criativos e nos rótulos das bebidas. A identidade visual da Dogma foi feita pelo estúdio FORM, em parceria com o ilustrador Caio Stolf.
Hora de se reinventar
Com o sucesso e o reconhecimento no mercado de cervejas artesanais, os empresários decidiram dar um passo maior e crescer mais. Em agosto de 2017, a marca ganhou um espaço próprio, em uma antiga oficina mecânica na Vila Buarque, na região central. São diversas opções de bebidas de fabricação própria, entre elas chopes (alguns são vendidos exclusivamente no local), cervejas em lata e garrafa e uma pequena fábrica com sete tanques. As cervejas se destacam pelos sabores inusitados, que vai desde cervejas com manga e tangerina, até chocolate. O bar produz 3.500 litros por mês e fatura R$120 mil por mês.
Por conta do sucesso das cervejas, a marca recentemente adquiriu sua própria enlatadora, ou seja, rótulos que até então não eram vendidos nesse formato agora serão enlatados na hora dentro do bar. O investimento do projeto foi de R$160mil.
Além do bar, a marca investe em uma loja virtual onde é possível adquirir itens como bonés, camisetas, copos e taças com o logo da Dogma. “Queremos crescer cada vez mais, por isso estamos ampliando nossa atuação em diferentes canais, pois apesar do mercado estar em alta, é necessário sempre se reinventar para não ser só mais uma” diz Silva. Além de São Paulo, a marca está presente em regiões como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal.