A digitalização constante faz com que o design se torne elemento fundamental para o desenvolvimento de empresas, produtos e serviços
Por Gustavo Bittencourt
O mundo é um local de constantes mudanças e a velocidade dessas novidades é cada vez maior. Por isso, empresas que apostam na tecnologia como forma de inovar e reduzir custos desafiam companhias consolidadas, e em muitos casos, conseguem se tornar líderes nos seus setores. Essas mudanças já são observadas no segmento financeiro, imobiliário, alimentício e em diversos outros. Uma condição nesse movimento é a importância de criar uma cultura de experimentação e de experiência excelente, fator responsável por promover cada vez mais o protagonismo dos designers no mercado.
As possibilidades de trabalhar com design, como adaptações na jornada e maior liberdade profissional, são fatores que chamam a atenção. Uma pesquisa divulgada na comunidade Dribbble, realizada com mais de 17 mil designers, mostrou que esses profissionais gostaram da flexibilidade de horário durante o trabalho (62%) e aprovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (45%) possibilitado pela forma como atuam. Além disso, o estudo mostrou que 75% dos designers entrevistados atuaram como freelancers no ano, enquanto que 38% atualmente trabalham no modelo. Os números apresentados são apenas alguns indicadores que representam as mudanças causadas pelo desenvolvimento tecnológico. A seguir, são destacadas 5 tendências relacionadas ao design — segmento de cada vez mais destaque no mercado.
1 – CRESCIMENTO DE TIMES
Em 2021, as startups bateram o recorde de captação de investimentos: foram R$ 9,4 bilhões arrecadados, o que representa mais de duas vezes o volume aportado no ano anterior. Essas empresas, que são estruturadas primordialmente com foco no ambiente digital, investem com robustez no design. Para isso, aumentam o time de colaboradores especializados na área, o que traz melhores resultados à atividade da companhia e, claro, valoriza a presença dos profissionais.
2 – MAIS OPORTUNIDADES INTERNACIONAIS
O crescimento do trabalho com a pandemia trouxe aos designers a possibilidade de trabalhar de casa para qualquer companhia do planeta. Para os profissionais brasileiros da área, especialmente devido à desvalorização do real, pode ser muito lucrativo trabalhar para empresas internacionais, especialmente dos EUA e Europa. Além disso, a troca com profissionais de outros países pode ser uma forma de aprendizado ao estabelecer relações com profissionais de culturas distintas.
3 – GENERALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO
O desenvolvimento da área de design diante das demandas dos clientes faz com que os profissionais do segmento pensem os produtos digitais de forma cada vez mais integrada, sem a separação entre UX e UI (profissional que pensa e experiência do usuário, ou user experience e o que tangibiliza isso em uma interface, ou user interface). Esse trabalho mais geral traz novos aprendizados aos trabalhadores do ramo, sem deixar de lado a possibilidade de especializações: pesquisadores, criadores de conteúdo e especialistas em acessibilidade, por exemplo, são altamente requisitados nos dias atuais.
4 – ATUAÇÃO EM MAIS INDÚSTRIAS
A digitalização do mundo levou empresas de todos os segmentos a investir em projetos de design. Por isso, atualmente os designers podem atuar nas mais variadas indústrias, sem restrição a setores que há décadas eram locais reservados a esses profissionais. Hoje em dia é possível trabalhar com design em qualquer área, seja ela saúde, esporte, finanças, alimentação, etc.
5 – DIVERSIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS
O crescimento da área de design traz avanços e tendências também no que se refere à diversidade. Veteranos do segmento se misturam nas empresas com jovens, trocam conhecimentos, e compõem um cenário no mercado de trabalho cada vez mais marcado pela diversificação: em sotaques, origens, cores ou gêneros. Isso é fundamental para um segmento cada vez mais plural e inovador na hora de apresentar soluções aos clientes.
*Por Gustavo Bittencourt, Fundador da Aprender Design, escola de Design e Tecnologia.
Sobre a Aprender Design
Escola de design que tem a atemporalidade como ideal e ensina o que o design foi e o que ele é para as gerações atuais. A empresa ensina fundamentos essenciais para a construção de experiências digitais relevantes. Desde o seu lançamento em 2020, a escola já formou 780 alunos, concedeu 166 bolsas de estudo e disponibilizou 420 horas de conteúdo ao vivo e remoto.