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Marketing

A importância da presença digital no mercado da beleza

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O desenvolvimento tecnológico possibilita que empresas de beleza utilizem as mídias digitais como meio de divulgação e solução de problemas

 Por Shalisa Boso* 

O mercado da beleza é um dos segmentos comerciais mais bem estabelecidos e tem forte lastro no país. A venda de produtos de beleza e cuidados pessoais no Brasil atingiu a quantia de 109,7 bilhões de reais no ano de 2018, uma alta de 1,53% de acordo com relatório do provedor de pesquisas Euromonitor International. As vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, mesmo diante dos significativos impactos trazidos pela pandemia, contabilizaram um crescimento de 4,7% em 2020 e atingiram mais de 122 bilhões de reais, ainda de acordo com o Euromonitor. Como é possível mensurar a partir de tais dados, o mercado de beleza segue cada vez mais forte e isso é possível, dentre outras tantas coisas, devido à ampla adesão das empresas do segmento no meio digital.

Mídias sociais e demais serviços digitais foram vistos por diversas empresas — das mais variadas searas —, durante certo tempo, como meros espaços destinados à veiculação de promoções e apresentação de produtos. O que se observa atualmente, porém, é que há um entendimento maior e melhor de como utilizar essas plataformas para o bem da empresa e para uma maior interação com clientes e personalização de serviços. Um dos elementos que pode ilustrar isso é o crescimento do conceito de “beleza on demand”, ou seja, uma produção de diversos itens cosméticos feitos sob medida, de acordo com desejos e necessidades de cada cliente. Isso é possível hoje em dia porque cada indivíduo pode fornecer valiosas informações que servirão à empresa como norte de posicionamento, prospecção de novos produtos e, ainda, divulgação de novas ações no meio digital.

A presença digital das empresas de beleza também apresenta forte comodidade a consumidores e potenciais clientes, afinal, qualquer pessoa pode realizar pesquisas sobre produtos diretamente do celular e a qualquer momento. Isso faz com que as empresas produzam cada vez mais conteúdos sobre seus produtos e tendências no mercado, para que se apresentem a esses indivíduos e consigam, ao máximo, encantá-los com o que oferecem. Produtos que não realizam testagem em animais durante sua elaboração ou até mesmo têm embalagens sustentáveis costumam ganhar pontos diante de um público consumidor cada vez mais antenado às discussões que o mundo contemporâneo atual coloca em foco.

Para aumentar a possibilidade de sucesso no meio digital, portanto, é necessário que as empresas de beleza entendam qual é a melhor linguagem para se comunicarem com seus públicos e, sempre que possível, invistam em estratégias de marketing digital, afinal, será mais eficiente produzir conteúdos relevantes para essas pessoas e gerar resultados como segurança e bem-estar no público, além de fornecer uma apresentação e descrição eficiente de produtos. Por meio de uma estratégia organizada de marketing digital, é possível estabelecer métricas de engajamento para análises posteriores de caráter quantitativo, e, como consequência, identificar eventuais falhas no processo e fazer com que toda a estratégia resulte em vendas e lucro, meta principal de qualquer negócio.

*Shalisa Boso é sócia-diretora da Prohall, empresa do ramo de cosméticos que atua para cuidar da beleza de seus clientes, além de prezar a participação de parceiros e distribuidores neste processo.

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