*Por Ronaldo Bias Ferreira Jr.
Quais são suas expectativas para 2022? Essa é uma pergunta recorrente nesta época do ano, principalmente se você é um líder, um empresário ou especialista em algum tema ou mercado. Uma pergunta previsível para uma resposta esperada: nenhuma certeza e muitos desejos e sonhos em relação ao futuro.
Fato é que 2022 é só mais um ano cravado no calendário e que o futuro ainda não existe. Então, para não errar novamente apostando em previsões desejáveis, gostaria de propor uma mudança na pergunta e na forma de organizar as coisas: o que conseguimos aprender em 2021 e o que estamos dispostos a fazer para que 2022 seja um grande ano?
Aqui vão as minhas respostas:
Como pessoa, eu vou procurar ser mais gentil comigo e com os outros. Claro que temos que nos posicionar frente às pessoas ou práticas negacionistas, mas entendi que esse negócio de ficar julgando, sentenciando e reduzindo minhas escolhas somente entre um lado e outro me torna uma pessoa menor e mais limitada. É preciso ouvir mais e buscar entender os outros lados. Então, vou seguir em frente, abraçando as diferenças e aprendendo com elas a multiplicar minhas opções e, assim, melhorar as decisões que eu preciso tomar todos os dias. Sei que não é fácil romper bolhas e abraçar as diferenças, mas essas são escolhas que podemos fazer diariamente. E isso vale desde a hora em que escolhemos ver protagonistas diversos na Netflix até quando procuramos diversificar nossas conexões ao estarmos entre amigos ou no trabalho.
Como aliado e especialista em Diversidade e Inclusão, quero continuar influenciando as empresas a fazerem parte desta poderosa rede de apoio e de ações afirmativas em prol da igualdade de oportunidades no mundo corporativo. Para isso, preciso estar cada vez mais preparado com pesquisas e dados atualizados para mostrar que o esforço em incluir as diferenças nas empresas traz resultados imediatos para as pessoas e para as organizações.
Quando os colaboradores se sentem respeitados e seguros no ambiente de trabalho, o clima melhora e toda a energia é focada nos desafios da empresa. Quando um profissional entende que só é possível aprender algo novo e evoluir a partir daquilo que é diferente dele, ele entende e aprende que ao somar diferenças, o jogo é sempre “ganha–ganha“.
E assim, a partir da consciência e da atitude de cada um, o time começa a praticar o que aprendeu. As pessoas passam a ouvir mais e interromper menos as vozes ‘invisibilizadas’ no time. Os colaboradores começam a assumir suas responsabilidades no grande desafio de seleção, recepção e inclusão das diferenças no ambiente e na estratégia dos negócios. E assim, de forma orgânica transformam a cultura da companhia.
Como empresário do setor de live marketing, quero saber identificar as boas oportunidades, fazer bons negócios e transformar 2022 em mais um ano de resultados positivos para a minha agência. Quero ser reconhecido como um grande parceiro de negócios pelos nossos clientes e quero pagar bons salários e bônus, para celebrar e engajar a boa performance do time. O desafio é grande. Temos que matar um leão por dia para que isso aconteça, mas tudo fica mais fácil quando existe um plano estratégico bem definido e uma liderança 100% comprometida com ele. E por falar em estratégia — esse é um ponto importante de discussão com a equipe.
Muitas vezes descrevemos estratégia da mesma forma como definimos um sonho ou uma aspiração. E aqui não podemos ter dúvida, pois agir de forma estratégica é preciso. Então, é importante entender se sua empresa tem um sonho, uma aspiração ou uma estratégia. E se de fato sua empresa tem uma estratégia, qual é ela? Ela é clara para todos os colaboradores? Para esclarecer um pouco esse ponto, vou usar da sabedoria do professor Silvio Meira, um dos craques em estratégia e tecnologia no mundo corporativo. Segundo ele, estratégia é o processo de transformação de aspirações em capacidades. Para ficar mais simples esta resposta, ele nos ajuda a entender dando o seguinte exemplo de um sonho: ir para a Lua. Esse é um sonho que todos nós podemos ter. Você pode sonhar qualquer coisa. Libertar sua imaginação da forma que desejar.
Já uma aspiração é diferente, porque não é livre. É algo que a gente escolhe. Algo que queremos ser, ter ou fazer. Algo que deve existir ou acontecer. Exemplo: Nós vamos levar uma pessoa à Lua em tal data e trazê-la em segurança para a Terra. Isso é uma aspiração, porque detona um processo de trabalho e transformação.
E no mundo corporativo precisamos de aspiração, de algo declarado em contexto a partir de uma escolha, uma decisão tomada a partir da análise de um cenário de possibilidades. E é somente a partir desse claro querer, que uma empresa está pronta para agir de forma estratégica. Pronta para reunir competências, habilidades e recursos para buscar os resultados que escolheu atingir.
Por exemplo, se sabemos que as agências precisam ser mais tecnológicas, que as pessoas são diversas e que as soluções devem ser centradas nas pessoas, qual é o plano estratégico para que isso aconteça?
E por fim, como conselheiro da Ampro, quero continuar influenciando para que a associação, que reúne as agências de live marketing do país, tenha claras aspirações. Sou fã das comunidades colaborativas porque reconheço a força e a velocidade dos avanços que conseguimos a partir do trabalho coletivo. Por isso, vou continuar incentivando e provocando a Ampro para que ela tenha a coragem de se posicionar, e, a partir de um plano estratégico que se identifique, agregue, represente e fortaleça os empresários e as empresárias do setor.
E você, qual é o seu plano estratégico para fazer 2022 acontecer?
*Ronaldo Bias Ferreira Jr. é sócio-diretor da um.a Diversidade Criativa (https://www.linkedin.com/in/ronaldobias/ — https://linktr.ee/Ronaldobias). Formado em Comunicação Social e Marketing, é empresário, empreendedor e fundador do programa de capacitação Mestre Diversidade Inclusiva (MDI), em parceria com a Pearson Educacional. É membro permanente do conselho da Associação Brasileira de Live Marketing (Ampro), colunista da Promoview e do Portal Eventos e atua ampliando a voz de protagonistas, como um forte aliado da diversidade, equidade e inclusão no mundo corporativo.
Sobre a um.a
Com mais de 26 anos, a um.a #DiversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Atento, B3, BMG, BMS, Carrefour, Corteva, Hering, Ifood, Intercement, KWS, Mapfre, SBT, Tigre, Pearson, entre outras. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.