Especialista comenta como marcas estão ‘surfando’ na dinâmica do programa para traçar novas estratégias e alavancar vendas
POR: Agência NoAr
Um dos assuntos mais comentados do momento, o Big Brother Brasil vem alcançando uma audiência maior a cada ano, o que atrai a atenção de diversas marcas que enxergam no reality uma boa forma de divulgar seus produtos. Nesta edição, o programa bateu recorde de patrocinadores, incluindo a participação de grandes players como Americanas, Avon, C&A e PicPay, o que já gerou R$ 600 milhões de faturamento para o reality.
Mas o que muitos não sabem é que a casa mais vigiada do Brasil, além de ser uma vitrine para grandes marcas, também ensina lições valiosas sobre como alavancar vendas no e-commerce e se destacar da concorrência. “Um grande exemplo acontece durante as provas e festas dentro da casa, quando as empresas apostam na visibilidade do programa e no alto engajamento dessas dinâmicas nas redes sociais para alcançar um público maior e aumentar a conversão de vendas”, comenta Marina Ballester, Líder de Experiência do Cliente da Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, com mais de 2,5 milhão de lojas criadas.
Pensando nisso, a especialista elencou três principais estratégias do BBB para aplicar no e-commerce e faturar mais no online. Confira:
1. Construa uma estratégia Omnichannel
Integrar diferentes canais de comunicação para estreitar o relacionamento com o consumidor tem sido uma das grandes tendências do mercado e muito presente no BBB. O site do programa, por exemplo, concentra a cobertura do reality. Já memes e vídeos, são compartilhados pelo Dropz BBB. Além disso, os assinantes do programa podem interagir no quadro do #CATBBB, até mesmo pelas redes sociais.
“Todas as frentes de comunicação são interligadas. Uma verdadeira lição para o e-commerce, que deve estar cada vez mais atento à integração de diferentes canais para atingir o público-alvo e garantir a melhor experiência para o consumidor”, reforça Ballester.
2. Invista em cupons de desconto
Uma das apostas de anunciantes do BBB é o cupom de desconto. Seja por meio de um QRCode exposto na tela da TV ou outro código específico, os telespectadores ganham acesso a ofertas exclusivas com tempo limitado. Marcas como Lojas Americanas, Ifood, Samsung e Avon são algumas que aderiram ao formato como estratégia de vendas.
“É válido se inspirar nos cases do BBB e utilizar esse tipo ação como estratégia no e-commerce. O resultado será aumento de vendas e fidelização de clientes”, afirma a especialista.
3. Use temas em alta para empreender
Empresas de diferentes nichos têm aproveitado temas em alta para alavancar o alcance de marcas pela internet. Não à toa, a edição do BBB 2021 foi destaque em temas como racismo, cancelamento e xenofobia, que viralizaram na internet.
“O BBB se tornou um grande palco de discussões em diversos temas. Usar assuntos debatidos durante provas, festas e até mesmo durante conversas entre os jogadores, é uma das estratégias para trabalhar o posicionamento da marca frente a grandes temas ou aproveitar o gancho para vender mais com ações específicas relacionadas a esses assuntos”, finaliza a especialista.
Sobre a Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais de maneira prática e intuitiva, com opções de temas e serviços adicionais, além de parcerias com meios de pagamentos e envios. Com mais de 2,5 milhões de lojas criadas, a empresa tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas da América Latina e a mais popular do Brasil. Segundo o Built With, portal que mede o desempenho das tecnologias e das plataformas de e-commerce, a Loja Integrada é responsável pela maioria das lojas virtuais que operam hoje no Brasil.