*Por Léo Andrade, referência em low-code e no-code no Brasil | NB PRESS
Com o mercado tecnológico sentindo cada vez mais o déficit de programadores, o surgimento de plataformas low-code (baixo código) e no-code (sem código), que permitem a criação de aplicativos por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em programação, trazem novas possibilidades para o setor que tem dificuldades de encontrar desenvolvedores. Por isso, o Citizen Developer (desenvolvedor cidadão), aquele profissional fora da área de TI, mas que está habilitado a criar aplicações para os problemas do dia a dia da área em que atua, chega para trazer novas perspectivas.
Essas ferramentas estão se tornando cada vez mais populares não só no mundo da tecnologia, mas também impactando diretamente a economia. Sabe por quê? Para algumas empresas, esses novos recursos possibilitam diminuir a dependência com o setor de TI, principalmente em tarefas menos complexas, trazendo agilidade na hora de solucionar um problema. Além disso, criar aplicativos é muito mais palpável nos dias de hoje e também é uma tendência que agrega positivamente para quem tem essa habilidade.
Quais são as vantagens?
Os impactos positivos não são só para os profissionais em si, mas também para as empresas e para o próprio setor de tecnologia. Para as empresas são inúmeras vantagens, mas uma delas é que contratar profissionais de tecnologia é caro. Com a formação dos Citizen Developers, o profissional de TI passa a focar em problemas com maior complexidade. Já para o profissional, o fato de ter formação em outra área faz com que leve inovações para o setor, proporcionando uma transformação cultural para o mercado tecnológico.
Mercado carente e a necessidade de novos profissionais
A estimativa é que em poucos anos haverá um déficit de mais de 500 mil programadores só nos Estados Unidos, país que mais forma esses profissionais. Aqui no Brasil, o mercado ainda não se consolidou tanto, mas tem grande demanda e espaço para quem quiser trabalhar. Ao se tornar Citizen Developer (desenvolvedor cidadão), o profissional assume uma posição de destaque em sua área de atuação, ocupando uma posição de liderança.
* Léo Andrade é influenciador e especialista em tecnologia, referência em low-code e no-code no Brasil e autor do e-book gratuito sobre Citizen Deveopers – e-mail: leoandrade@nbpress.com
Sobre Léo Andrade
Influenciador e especialista em tecnologia, Léo Andrade é uma das principais referências em low-code e no-code no Brasil. Formado em Ciências da Computação pela Universidade Santa Cecília e pós-graduado em Engenharia de Software, o profissional tem larga experiência como desenvolvedor. Atuou em projetos de grandes empresas como Vale, Itaú, HSBC, Santander e BTG Pactual. Além disso, liderou a equipe front-end em um projeto no Ministério da Saúde de Portugal, em 2018. É idealizador dos projetos Baixada Nerd, que reúne uma comunidade de entusiastas em tecnologia para realização de eventos na Baixada Santista, e o Clube Léo Andrade, escola virtual de tecnologia com profissionais em todo o país. Com vídeos e conteúdos na Internet, ele compartilha dicas, informações e conhecimento sobre programação para mais de 35 mil pessoas todos os meses. Para mais detalhes, acesse: https://www.youtube.com/leoandradenet e https://leoandrade.net