POR: Rovella & Schultz Boutique Press
Ressecamento, manchas, envelhecimento precoce, aumento dos radicais livres e níveis inflamatórios no organismo. Para a mente o verão é um ótimo momento para descansar, mas para a pele ele pode trazer todas essas consequências e estresses para sua saúde. Por isso, conversamos com a Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena, para desvendar quais os segredos para revitalizar a pele após aproveitar a estação.
Segundo a especialista, grande parte da resposta está no uso de antioxidantes. Eles são a proteção natural contra o ataque de radicais livres provocado pela exposição solar. Por mais que nosso organismo produza-os naturalmente, essa produção pode não ser suficiente para conter os danos causados por esse ataque, o que é chamado de estresse oxidativo. Ela também ressalta que antes do verão é vital que você inicie a sua suplementação fotoprotetora e a complemente com o protetor solar durante toda exposição. “Ativos como o Red Orange, que é um extrato específico de 3 laranjas do mediterrâneo, e Oli-Ola, que é obtido do fruto da oliveira da mesma região, são fotoprotetores em cápsulas que complementam a ação do filtro solar, fazendo com que queimaduras e envelhecimento sejam evitados e aumentando a resposta antioxidante natural do organismo”, conta a farmacêutica.
Uma exposição sem proteção tem como consequência o aumento de radicais livres e a degradação de colágeno causando flacidez, o envelhecimento precoce e até mesmo manchas solares, os melasmas. “Por isso, para ajudar a nossa pele a se recuperar dos danos do verão, é importante aumentar a disponibilidade de antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo, através do uso associado de ativos In e Out”, comenta Claudia.
Para a expert, a melhor forma para usar estes antioxidantes é por meio das fórmulas manipuladas. O melhor ativo IN para suplementação é o Oli-Ola, obtido do fruto da oliveira, é rico em uma substância chamada hidroxitirosol, um poderoso antioxidante natural. Também colabora para o aumento da produção endógena de antioxidantes, prevenindo e recuperando a pele contra os efeitos nocivos do sol, além de oferecer benefícios para o cuidado do melasma e o aumento da firmeza da pele. Já para o uso OUT, aplicando sobre a pele, a indicação é o Hydrolive+, também obtido das oliveiras e rico em hidroxitirosol, este ativo é um antioxidante capaz de limitar a cascata de produção de radicais livres e inflamação que a radiação UVA/UVB causam. Assim, auxilia na manutenção da saúde e beleza cutâneas, promovendo uniformização e firmeza para a pele.
Claudia Coral ainda faz um alerta para as pele sensíveis. Pois, além dos malefícios dos radicais livres e danos da radiação UV para todas as peles, uma pele sensível exposta inadequadamente ao sol pode também desenvolver acne, inflamações e sensibilidades. “No verão também aumentamos o número de banhos diários e, por isso, é importante manter a hidratação da pele e usar formulações de limpeza muito suaves, para evitar a remoção intensa do manto lipídico que protege a pele contra a desidratação. A remoção expressiva deste manto pode acentuar a produção de sebo, trazendo oleosidade e contribuindo para o aparecimento de acne”, explica Coral.