O planejamento é essencial para atender a demanda adicional do período, com o objetivo de alcançar bons resultados de vendas e fidelização
POR: Agencia Noar
O Dia do Consumidor é uma das principais datas para o varejo no primeiro trimestre do ano. O faturamento com vendas online nesse período em 2021 foi de R$ 6,3 bilhões, 85% a mais do que o registrado em 2020, segundo pesquisa da Social Miner com a Lett. Com grande demanda do público, que aproveita os descontos e promoções, lojistas e marcas precisam de um bom planejamento para adaptar a logística e estratégias, focando na data.
“Para poder começar a se planejar, é preciso alinhar a área de logística com a de marketing para a definição de medidas que supram todas as lacunas do período, da estratégia inicial à logística de entrega, troca e devolução. O ideal é que inicie reuniões internas de planejamento com, no mínimo, um mês de antecedência”, explica o especialista Fernando Sartori, founder da Uello – logtech que realiza cerca de 10 mil entregas por dia para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo, Etna e Souza Cruz.
Para ajudar lojistas e varejistas, Sartori traz cinco estratégias de logística fundamentais para atender a alta demanda do Dia do Consumidor e as estratégias do negócio.
Planejamento com parceiros e fornecedores
Nas reuniões, que devem ser feitas anteriormente à data, é possível avaliar as condições de performance e atendimento de cada um e checar se os parceiros e fornecedores estão aptos a absorverem a demanda adicional do período.
Modelos operacionais alternativos
Fazer hora extra para processar mais pedidos do período em questão, ou combinar a expedição e coleta dos transportadores aos finais de semana, são exemplos de iniciativas eficazes em períodos de alta demanda.
Além disso, através do trabalho em conjunto entre os times de marketing e de logística, é possível criar ações para potencializar as vendas utilizando iniciativas de operações mais expressas ou diferenciadas.
Ter planos de contingência
É fundamental ter opções adicionais de parceiros e transportadores para reorientar a operação, caso haja problemas com os parceiros usuais.
Estar preparado para a logística reversa
Os lojistas devem estar preparados para a logística reversa após o período de compras. Um aumento absoluto do número de desistências, devoluções e trocas é costumeiramente esperado em datas sazonais.
Importante que esta modalidade seja encarada como alavanca para promoção de experiência superior e fidelização de clientes – e não puramente como custo, ou ainda pior, como obrigação legal.
Medir a satisfação dos clientes
O especialista revela que “reunir os feedbacks e compartilhar os resultados com a equipe de marketing e a área de negócios após o Dia do Consumidor é importante para direcionar as estratégias para o e-commerce”.
É importante lembrar também que a logística exerce um papel fundamental na fidelização de clientes. Por isso, através dos feedbacks dos consumidores é possível identificar o que deu certo ou errado, e assim poder se preparar melhor para as datas que estão por vir.
Sobre a Uello
A startup é uma das 289 logtechs brasileiras que apresentam soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights. Durante o ano de 2021, a Uello recebeu premiações importantes, como “100 Startups to Watch” e “100 Open Startups”, pela segunda vez consecutiva, e participou de acelerações das renomadas 500 Startups (EUA) e do Scale-Up, da Endeavor.