[radio_player id="1"]
Agricultura

No mês do Cacau, Ferrero reforça compromisso com a sustentabilidade, direitos humanos e proteção ambiental da cadeia produtiva

4 Mins read
  • Carta do Cacau e Plano de Ação reforçam compromisso da companhia com a compra de 100% de cacau de origem sustentável, a partir de programas parceiros;
  • Nos documentos, empresa se compromete com mais ações para combater o desmatamento, o trabalho infantil e para tornar sustentáveis os meios de subsistência de agricultores;

POR: Máquina Cohn&Wolfe

No mês que acolhe o Dia Internacional do Cacau, comemorado em 26 de março, a Ferrero — empresa italiana especializada em chocolates e balas — publicou uma Carta e um Plano de Ação no qual fortalece a atuação em prol da cadeia produtiva cadeia do fruto, matéria-prima básica do chocolate. A divulgação reforça o compromisso da companhia com a estruturação de uma indústria justa para agricultores e meio ambiente, reafirmando o apoio de longa data da Ferrero à geração de renda de agricultores, com a proteção infantil, o desenvolvimento de comunidades e a promoção da agricultura sustentável.

A empresa iniciou seus esforços em prol da cadeia produtiva do cacau de origem responsável em 2005, juntando-se à World Cocoa Foundation e, posteriormente, à International Cocoa Initiative, duas ações internacionais que trabalham pela elaboração de um novo modelo de colaboração, que busca um futuro sustentável para os diversos agentes da cadeia.

Atualmente, a Ferrero obtém cacau 100% rastreável, por meio de padrões gerenciados independentemente e acompanhados por meio de parceria com instituições como a Rainforest AllianceFairtrade, entre outras tantas organizações. Como a empresa está adquirindo cacau quase inteiramente de grupos de agricultores acompanhados por estas instituições, a Ferrero vem também alcançando um importante desempenho tanto na rastreabilidade, quanto na visibilidade da cadeia de suprimentos. Atualmente, a cadeia de fornecimento de cacau da Ferrero é 96% rastreável, chegando até o nível dos produtores.

Ao publicar a Carta do Cacau, dá mais um passo em seu compromisso com a causa ambiental, assumindo a complexidade das questões atreladas à produção e reforçando que estas devem ser geridas por meio de parcerias com agricultores, indústria, comunidades. Com o documento, a Ferrero também reconhece a complexidade das questões da cadeia produtiva e reitera que estas devem ser geridas por meio de parcerias com agricultores, indústria, comunidades, ONGs e governos. Os compromissos definidos foram divididos em quatro pilares:

  • Meios de subsistência sustentáveis: fornecer apoio direto a agricultores para melhorar a produtividade, permitindo que estes possam diversificar suas rendas;
  • Direitos Humanos e Práticas Sociais: proteger os direitos das crianças nas comunidades produtoras de cacau;
  • Proteção Ambiental: apoiar agricultores na conversão de suas produções para que estas possam ser feitas a partir de sistemas agroflorestais;
  • Transparência: implementar a rastreabilidade da cadeia de suprimentos, promovendo avaliações de risco e divulgando progressos nesta área.

O Plano de Ação do Cacau descreve ainda como a empresa trabalhará para atingir essas metas. As iniciativas já implementadas incluem:

  • Planos de Desenvolvimento Agrícola e Atividades para Geração de Renda, pagando prêmios em dinheiro aos agricultores, além do preço comercial, para permitir que produtores possam prosperar;
  • Parcerias para implementar Sistemas de Proteção Infantil e Planos de Desenvolvimento Comunitário para combater o trabalho infantil;
  • Trabalho em parceria com a Cocoa & Forests Initiative (CFI), que atua para acabar com o desmatamento no setor de cacau, estimulando a agricultura sustentável;
  • Fortalecimento de parcerias com fornecedores e construção de uma plataforma que permita dar visibilidade a toda a cadeia de suprimentos da Ferrero.

Como parte do compromisso estabelecido, a cada ano, será publicado um relatório sobre os progressos realizados em relação ao plano de ação. Espera-se que o primeiro relatório sobre progresso desta iniciativa seja publicado já no segundo trimestre de 2022.

De acordo com Marco Gonçalves, Chief Procurement & Hazelnut Company Officer da Ferrero, a Carta do Cacau e o Plano de Ação reforçam a ambição da Ferrero de ser uma força motriz por trás do setor, fazendo com que a produção crie valor para as pessoas e para o meio ambiente. “Por meio de nossa abordagem distinta de fornecimento, conhecemos os agricultores e as comunidades de onde adquirimos nossos insumos, e isso nos permite apoiá-los de maneira direcionada. Agora, estamos fortalecendo nossas atividades para trazer mudanças duradouras para o setor”, afirmou.

A Rainforest Alliance é um dos parceiros globais da Ferrero para fornecimento de cacau sustentável. Por meio do Programa de Certificação, além de reforçar a rastreabilidade do cacau, a organização apoia agricultores a seguirem práticas agrícolas mais sustentáveis que protegem as florestas, melhoram seus meios de subsistência, promovem os direitos humanos dos trabalhadores e os ajudam na mitigação e adaptação à crise climática. “As fazendas certificadas pela Rainforest Alliance são auditadas de acordo com rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos que visam proteger a biodiversidade e promover uma cultura de respeito pelos trabalhadores e comunidades locais’, comentou Giovanna Garcia, gerente de mercados da Rainforest Alliance Brasil.

Sobre a Ferrero

O Grupo Ferrero nasceu da paixão de uma família italiana por conceber ideias inovadoras e transformá-las em deliciosos produtos. Suas atividades tiveram início na cidade de Alba, na região do Piemonte, norte da Itália, em 1946. Atualmente o Grupo ocupa a posição de terceira maior empresa de confeitos e chocolate no ranking mundial, estando presente em cerca de 170 países.

No Brasil, a Ferrero está presente desde 1994. Três anos mais tarde, inaugurou sua fábrica em Poços de Caldas (MG), que passou por um processo de ampliação para dobrar sua capacidade de produção, concluído em 2016. Entre suas marcas presentes no Brasil destacam-se Kinder, Nutella, TicTac, Ferrero Rocher e Raffaello.

Related posts
AgriculturaComunicaçãoInovação S/A

Agromarketing: a televisão como mídia estratégica de publicidade no agronegócio

2 Mins read
A TV Milagro Brasil é um exemplo de canal com programação e alcance nacional que oferece espaço para divulgação no setor. O…
Agricultura

TruckPag cresce 59% no primeiro semestre de 2024 e mira avanço ainda mais arrojado para os próximos meses

2 Mins read
Após aumentar em mais de 62% o número de clientes em um ano, logtech dribla desafios com agronegócio e enchentes no RS….
AgriculturaESG S/ASustentabilidade

NetZero revoluciona agricultura com condicionador de solo Biochar

1 Mins read
A NetZero, uma empresa de capital francês com desenvolvimento e tecnologia agronômicos totalmente brasileiros, está transformando a agricultura com seu produto inovador:…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.