POR: Rovella & Schultz Boutique Press
Dentro do funcionamento do corpo feminino existem algumas peculiaridades que fazem necessário uma análise particular sobre a sua saúde, por exemplo em relação às suas articulações. A osteoporose, a osteoartrite, a bursite e a tendinite de quadril são questões articulares que têm maior incidência em mulheres e Dr. David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, nos ajuda a entender o porquê.
Segundo o especialista, além da qualidade de vida e de alimentação, o ciclo hormonal da mulher influencia diretamente na saúde das suas articulações, principalmente com a entrada da menopausa, momento em que acontece uma queda significativa de múltiplos hormônios. A osteoartrite, ou artrose, é um exemplo disso, esta doença afeta a cartilagem que reveste as articulações, pois com as alterações que ocorrem com a menopausa os ossos perdem a proteção hormonal que estimula sua regeneração.
É por isso que a osteoporose também é mais frequente em mulheres, já que com este desbalanço hormonal as estruturas ósseas vão ficando mais finas e frágeis. Neste cenário também temos a bursite de quadril que é uma inflamação da bursa, tecido localizado na lateral do quadril e que pode afetar até 15% das mulheres, principalmente com o aumento da idade e suas alterações hormonais.
Já a tendinite de quadril é mais comum entre mulheres porque a anatomia da pelve feminina é diferente da dos homens. Dessa forma, as mulheres têm uma predisposição a desenvolver inflamação nos tendões do quadril, uma vez que estes estão mais tensos que o normal.
O Dr. David Gusmão recomenda que em caso de dores persistentes na região do quadril ou nas articulações se busque um profissional para avaliar o quadro clínico e o tratamento mais adequado. Mais dicas e informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.