Sabe aquela feridinha que frequentemente vemos na borda dos lábios? Ela é causada pelo vírus Herpes simples – herpes vírus do tipo 1, que consiste no aparecimento de bolhas na região dos lábios contendo um líquido altamente contagioso. Essas bolhas mais tarde eclodem e viram crostas. O contágio é decorrente do contato através de beijos, utensílios de cozinha, batom, toalhas, entre outros. Ele pode ocorrer desde o início dos sintomas que variam entre coceira, ardência ou formigamento até o final da lesão quando as crostas caem. Portanto, o contágio pode ocorrer mesmo quando não existem sinais ou sintomas.
Atualmente, acredita-se que 99% da população mundial esteja contaminada por este vírus, porém, ele nem sempre se manifesta, podendo ficar adormecido no organismo pela vida toda sem incomodar. A sua ocorrência está relacionada à imunidade. Quando o sistema imunológico está enfraquecido o vírus se manifesta. Daí a importância de manter uma dieta equilibrada e saudável. O estresse, sol e microlesões também estão entre os fatores desencadeadores. Um simples preenchimento labial pode levar à manifestação do vírus.
Apesar de bastante inofensivo por causar apenas um pequeno incômodo, como a coceira e o surgimento de bolhas e feridas, existe uma variação viral, o Herpes simples – herpes vírus do tipo 2 que pode aparecer nos órgãos genitais e também no ânus o que potencializa o risco de contágio das DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), inclusive do HIV (AIDS).
Para prevenir o contágio é fundamental evitar o contato com pessoas que estejam passando pela manifestação da doença e também o contato com objetos que possam estar contaminados.
É importante salientar que como todos os vírus, o Herpes simples não tem cura, porém existem tratamentos para aumentar a imunidade e também os antivirais que diminuem os sintomas e também a frequência dos episódios. Hidrantantes e protetores labiais diminuem o ressecamento dos lábios e evitam a ocorrência de microlesões labiais.